sexta-feira, 2 de julho de 2010

[COPA DO MUNDO] Acabou a Era Dunga

Pelo menos assim espero. Hoje, no melhor jogo do Brasil na Copa, a Holanda nos mandou de volta pra casa. Agora, é esperar por 2014.

Quando saiu a convocação para esta copa, este blog decretou que era uma seleção mediana (clique aqui para relembrar). Ou seja, de uma seleção mediana, só se espera resultados medianos. Todos nós sabíamos que as chances desta seleção ir longe não era das maiores. Ou melhor, tínhamos a esperança de que as coisas seriam diferentes. Mas é claro, não foram.


Poderíamos começar falando da convocação, que foi errada, que tais jogadores não deveriam estar lá, mas é chover no molhado. O fato é que o Brasil jogou seu melhor jogo, como em 1986 e 1990, mas perdeu e foi desclassificado. Já no primeiro tempo, Robinho recebeu passe magistral de Felipe Melo e abriu o placar com 10min de jogo. Todos pensaram que o volante contestado por todos daria a resposta em campo. O Brasil mandava no jogo, a Holanda mal chegava na área brasileira, diversas chances disperdiçadas pelos jogadores brasileiros. Se continuasse assim, era mais uma semifinal para o Brasil. Mas inexplicavelmente os jogadores voltaram diferentes, e perderam completamente a cabeça no decorrer do jogo. Faltou toque de bola, ou como disse o PVC, comentarista da ESPN, faltou ao Brasil ser... Brasil.

Para resumir a história, no segundo tempo Sneidjer cruzou e Júlio César se desentendeu com (adivinhem) Felipe Melo na hora do cruzmento e a bola entrou. Minutos depois, Kuyt desviou um escanteio para trás e Sneijder, sempre ele, definiu o placar (clique aqui para ver os gols). Felipe Melo apelou e foi expuslo, coisa qeu todo mundo desconfiava desde o início. Candidatíssimo a vilão da derrota. Dunga trocou seis por meia dúzia e tirou Luis Fabiano e colocou Nilmar. Enfim, não deu. Brasil fora, Holanda continua tentando seu primeiro título mundial. Ganhou o futebol que tinha mais talento.

Temos que lembrar que existem coisas muito mal explicadas nesta seleção. A contusãode Elano, por exemplo. Será que não poderia ter sido melhor tratada, e com isso contássemos com ele nos próximos jogos? O médico da Seleção bancou que não era grave, mas ele ficou de fora o resto da Copa. Não que seja um craque, mas fez falta. Quais eram as condições físicas de Kaká, já que no final ele disse que fez muito esforço pra jogar a Copa? De onde Dunga tirou a ideia de convocar Felipe Melo? Por que não convocou Ganso, Ronaldinho, Neymar? Kleberson, Grafite, Júlio Baptista foram fazer turismo na África? Por que insistir em improvisar um lateral (Daniel Alves) no meio de campo? Os meias disponíveis não eram bons (se não eram por que convocá-los)? Como ele não percebeu que os reservas não eram tão bons quanto os titulares? Como ele esperava mudar um jogo se não escolheu "material humano" para tal? Será que é tão arrogante que não escutou NINGUÉM na hora de escolher os convocados? Voltamos da África do Sul do mesmo jeito que na Copa passada. Valeu????

Dunga deixa a seleção. Fez um bom trabalho (ou não), mas acabou. Aposto que ou Felipão ou Luxemburgo como técnicos. Terá 4 anos para relembrar e fazer que nem Telê Santana, um dos ídolos deste blogueiro: convocar os melhores disponíveis. Não convocar os amigos pra fazer turismo, que foi o que pareceu. Agora, é torcer por bons jogos, e que venha 2014.

PS: Se fosse para resumir em uma só palavra o jogo entre Uruguai e Gana: HISTÓRICO. Gana saiu na frente e o Uruguai empatou . O jogo foi pra prorrogação, Gana em cima, mas o Uruguai se segurava. No último minuto, Perez usou a mão para evitar um gol dos africanos, foi expulso e o juiz marcou penalti. Gyan, no ÚLTIMO MINUTO DA PRORROGAÇÃO, chutou pra fora. Nos penaltis, Gana desperdiçou 2 penaltis e no fim deu Uruguai, 4x2, sendo que o último penalti, batido por El Loco Abreu lembrando Zidane na final da Copa de 2006. Os uruguaios se classificaram, fato que não acontecia havia 40 anos (veja os principais lances deste jogo aqui). Uruguai e Holanda se enfrentarão na semifinal. Torço para que seja um outro bom jogo.

2 comentários:

  1. O segundo tempo do jogo foi mesmo uma merda. Parece que já tava entregue. Porra, 1 gol não garante vitória, parecia que tava todo mundo garantido... Tentativas falhas, e no final, quem não faz leva...

    ResponderExcluir
  2. Marcinho,

    Adivinha onde passei as Copas de 78, 82 e 86? Thaís, Bárbara, Lígia... Eu já era a própria maníaca do tetra! Depois de conseguir o tetra, jurei que não ia sofrer por mais nenhum título mundial de futebol. Na minha opinião, nesta Copa, como em todas, o Brasil jogou com o nome e com a barriga, empurrando... Mas me engana que eu gosto!
    Hoje começou o Tour de France. Que vença o melhor e não o meu preferido!
    Beijos,
    Tia Bizé

    ResponderExcluir

Diga pra mim...