terça-feira, 11 de maio de 2010

[FUTEBOL] Os 23 da Copa

Dunga acabou de divulgar os 23 convocados para a Copa de 2010. Como diria Juca Kfouri, era a convocaçao que se temia. O time não teve praticamente nenhuma surpresa. Talvez a convocação de Grafite, ex-São Paulo e atual Wolfsburg da Alemanha. Uma seleção das mais medianas, que lembra bastante aquela seleção do Tetra, curiosamente a que o Dunga era capitão...

No gol, nenhuma surpresa. Júlio César, Gomes e Doni, que foram convocados constantemente. Talvez a surpresa tenha sido a ausência de Victor, goleiro do Grêmio. Júlio César e Gomes fizeram boas temporadas, porém Doni é reserva na Roma, inclusive reserva de outro brasileiro, Júlio Sérgio. Enfim, são 3 goleiros, então um deles ficaria de fora, e pensando como Dunga, não é surpresa ele deixar de fora alguém que vinha em boas condições....

A zaga talvez seja o setor com menos surpresas. Lúcio e Juan são titulares desde a Copa de 2006, Luisão é titular do Benfica e Thiago Silva é uma boa aposta. Lateral-direita com Maicon e Daniel Alves é sem dúvida uma das mais fortes do mundo (e Daniel Alves pode jogar no meio). Na lateral-esquerda, Gilberto e Michel Bastos sempre foram os preferidos, apesar de que estão longe de figurar entre os melhores da posição. Foram mais por falta de opção do que por qualidade técnica.

O problema da seleção começa do meio pra frente. Felipe Melo, Kleberson, Júlio Baptista e Josué são reservas em suas equipes. Gilberto Silva é uma incógnita, mas é o jogador que mais foi convocado. Elano e Ramires nunca foram unaminidade. Kaká machucado. Ou seja, esse meio de campo vai ser praticamente IGUAL ao de 1994, com três volantes, jogando feio, dando passe pro lado e fazendo raiva no torcedor. Podemos comparar Kaká com Raí daquela época. Raí sumiu na Copa e entrou Mazinho, um jogador polivalente, mas que jogava como terceiro volante. Se Kaká machucar ou nada jogar na Copa, quem entra no seu lugar. Júlio Baptista? Estamos lascados...

No ataque, Luis Fabiano, Robinho e Nilmar, também sempre convocados, não causaram surpresa. Agora, a convocação de Grafite foi a surpresa do ano. Jogou somente um jogo com Dunga e nem foi um jogo inteiro. Todos esperavam Adriano e até Diego Tardelli, mas Dunga nunca foi de ceder as pressões. O que pra mim prova mais uma vez que Dunga só chamou o Tardelli pra ajudar o Palmeiras no campeonato brasileiro do ano passado (que acabou não dando certo, já que nem Libertadores o Palmeiras pegou). 

No fim, Dunga chamou os "brothers" que acompanharam o técnico nos últimos anos. Parece que se criou uma "família Dunga" e todos eles vão morrer abraçados. Ganso e Neymar ficaram de fora. Ronaldinho Gaúcho e Adriano também. Essa seleção, ao contrário da seleção de 2006, é pra lá de burocrática. Basta lembrar que em 2006 tínhamos o melhor do mundo de 2005 (Ronaldinho) e 2007 (Kaká, e mesmo assim Parreira não conseguia fazer o time jogar). Dunga é um técnico como era jogador. O importante é ganhar, mesmo que isso significa jogar feio. A seleçao vai pra África do Sul praticamente sem reservas que poderiam resolver uma partida. Por essas e outras, acho que pela primeira vez vou torcer pra outra seleção numa Copa do Mundo. Talvez para a Holanda, Espanha e até cometer uma heresia de torcer para a Argentina. Afinal, é melhor ver um meio de campo com Veron e Mascherano e um ataque com Tevez e Messi do que um meio de campo com Felipe Melo e Júlio Baptista e um ataque com Robinho e Grafite.

Essa Copa vai ser sofrível...

3 comentários:

  1. Lembra muito o estilo do time de 94 mesmo, vou torcer pro Brasil ganhar mesmo jogando feio. Queria ver a seleção do Joel hehehe Acho q iam ter mais jogadores atuando no Brasil, é uma coisa q sinto falta, mas acho q rola uma pressão da CBF ou coisa do tipo... bom, vamo ver!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não consigo aceitar Doni como goleiro de seleção, ainda mais seleção de Copa.
    ¬¬

    ResponderExcluir
  3. Eu botei fé na seleção antes, agora, durante e depois. O Brasil ganha essa porra com o time com o A, o B, o C, o time de ceguinho paraolimpico e até o combinado de aleijado do Gama.
    Aqui no Sul neguinho ficou de cara porque o Vitor não foi. Mas porra.. o Julio Cesar não vai sair daquele gol nem se tomar um tiro na cabeça. Não há NENHUMA possibilidade de entrar o 3° goleiro.
    Nem com atentado terrorista.

    Quanto aos outros, esses caras jogam PRA CARALHO. Faz assim: abre uma exceção aí na regra e diz que a seleção que quiser, pode chamar qualquer um desses caras.
    Bicho, neguinho vai se matar pra conseguir ter um desses caras no time.

    E digo mais! Essa porra aí de "burocratica"...
    burocratica de cú é rola! Nego fica falando essa merda aí e já virou lugar comum. A seleção é o que é e é igual a tudo que é time do mundo. Quando fudeu a Argentina lá na casa deles por 3x1 não teve UM que levantou pra dizer que o time "jogou mal".
    E aí pra falar que o Brasil tinha que jogar bonito... isso é papo furado!

    Quero ver botar essa onda aí de passe de calcanhar, de letra, balãozinho e ai toma 1x0 da Coreia do Norte com aqueles Chinas correndo feito locos no campo. Daí faz 2x1 na Costa do Marfim e chega com Portugal e leva um 3x1 com dois do Cristiano.
    Aì meus amigos, SE FUDEU futebol bonito e o caralho. Quero ver Ganso dando dando passezinho de calcanhar depois duma dessas. Aí não ia ter um pra achar bonito...

    Futebol é jogado assim há anos. É e sempre será. All of Attack. E tenho dito!

    Bom goleiro. Boa zaga. Bons laterais. Bom meio e um ataque competente. Tá aí. Não tem mais o que dizer.

    O Brasil fez o maior chororô da HISTORIA da Galaxia em 2002, quando o Felipão era um tecnico "idiota, irresponsável e burro", que não levou o Romario.

    O time foi lá, ganhou. E ninguem sequer questiona o cara depois disso. O Dunga idem. E eu to com ele. E vou pra porrada!

    ResponderExcluir

Diga pra mim...