quinta-feira, 17 de junho de 2010

[COPA DO MUNDO] Parece Que Engrenou

Parece que a Copa realmente começou. Os jogos de hoje foram bem melhores que os de ontem, e renovou a esperança por bons espetáculos na África do Sul.

Acordei cedo pra ver o jogo da Argentina. Definitivamente, é um TIMAÇO que talvez peque pelo fato de ter escolhido Maradona como técnico. Maradona é muito mais uma figura amada, quase folclórica, da Argentina do que um técnico com conhecimentos táticos. A grande vantagem é que ele soube escolher seus comandados, e quando o time anda mal, sabe que tem poder de escolha para mudar o jogo com a entrada de um reserva. No início do jogo, a Coreia do Sul parecia que daria trabalho, mas tomou um gol contra logo aos 16min de jogo. Mesmo sem Verón, ídolo atleticano que foi vetado para o jogo, a Argentina apostava nas jogadas de Tevez e Maxi Rodriguez, que cruzou para o agora artilheiro da Copa Higuaín marcar seu primeiro gol e mudar o placar pra 2x0. Já no fim do primeiro tempo, Demichelis vacilou e a Coreia diminuiu, com Chung-Yong, aumentando a esperança dos orientais. O jogo foi até meio equilibrado no início do segundo tempo, mas aí aparece a estrela de Maradona, que colocou o genro Sergio Aguero e logo no primeiro lance invadiu a área, tocou pra Messi (que jogou muito) e a bola acabou sobrando pra Higuaín fazer 3x1. 4min depois, Higuaín marcou novamente, fechando o placar e se tornando o artilheiro da Copa (clique aqui para ver os gols). Maradona distribuiu beijos aos jogadores no fim da partida. A Argentina atropelou e mostrou mais uma vez que é um das candidatas ao título. Resta saber se vai continuar ou se vai amarelar, como ocorre desde 1986.

O jogo da Argentina foi o melhor tecnicamente, mas o jogo mais emocionante foi Grécia e Nigéria. A Grécia nunca havia marcado UM GOL em Copas do Mundo. Foi a última colocada da outra copa que participou, que foi a de 1994 nos EUA. Tem no seu técnico Otto Rehhagel o maior exemplo de defensivismo no futebol mundial. Porém, hoje a seleção grega entrou pra história, além de marcar o primeiro gol em copas, conquistar sua primeira vitória, de virada. O jogo começou morno, já que ambas as seleções são medrosas e não se expunham tanto. Mas numa cobrança de falta, a Nigéria fez 1x0 e obrigou os gregos a sairem pro jogo, já que aquele resultado os eliminava definitivamente. A coisa começou a melhorar quando o nigeriano Kaita perdeu a cabeça e entrou de forma infantil em Torosidis e foi expulso. Com um a menos, Rehhagel resolveu deixar a retranca de lado e partiu pra cima. Logo os gregos empataram o jogo, com um chute de fora da área de Salpingidis, que desviou na zaga e enganou o goleiro. 1x1, jogo aberto no segundo tempo. O goleiro Enyeama, que fez defesas importantes nos dois jogos da Nigéria até aqui, foi o vilão do dia ao rebater um chute de Tziolis (jogador com nome de bala) e deixou Torosidis livre para marcar (clique aqui para ver os gols). Final de jogo, Grécia 2x1, Nigéria eliminada. Embolado o grupo B, que tem 3 seleções que disputam 2 vagas pras oitavas, apesar da Argentina praticamente classificada em primeiro lugar.

No jogo das 15:30, França e México fizeram outro jogo disputado, o que faz este blogueiro acreditar que finalmente os bons jogos chegaram a África do Sul. O primeiro tempo mais aguerrido, com mais raça do que técnica (o que, particularmente, eu prefiro ver), o 0x0 acabou sendo justo, apesar do leve prodomínio mexicano. Já no segundo tempo, o técnico Raymond Domenech parecia perdido, e os mexicanos aproveitaram e foram pra cima. E, ironia do destino, marcaram um gol irregular, já que Hernández estava em impedimento. Vale lembrar que a França ganhou a vaga da Irlanda com um gol escadalosamente irregular de Thierry Henry, usando a mão no lance e só o juiz que não viu (detalhe: parece o Pizza Hut de Dublin ofereceu 350 pizzas grátis pra cada gol contra a França. Vamos pra Dublin!!). Minutos depois, Abidal cometeu penalti duvidoso em Barrera, que Blanco converteu e fechou o placar, 2x0 (clique aqui para ver os gols). A França cai na primeira fase sem marcar um gol sequer (apesar de ainda ter mais um jogo contra os donos da casa), como em 2002. Faltou Zidane, Platini e outros craques no time francês, além de um técnico que se preocupasse mais com futebol do que com outra coisa. Agora, Uruguai e México jogam na próxima rodada pelo primeiro lugar do grupo, para não cruzar com a Argentina nas oitavas de final, mas vale lembrar que o empate classifica ambos.

Amanhã tem Alemanha e Sériva as 8:30, Estados Unidos e Eslovênia as 11hs e Inglaterra e Argélia as  15:30. Acordarei cedo pra ver se as impressões que tive no primeiro jogo da Alemanha continuarão as mesmas. Ou não...

Um comentário:

  1. Hoje realmente foi muito melhor. Acompanhei Argentina e Coreia do Sul. Realmente foi um grande jogo. A Coreia é um time bem organizado, mas a Argentina tem muito mais jogo. Assustou um pouco os Coreanos que honestamente só fez o gol de honra pelo vacilo do Demichelis. Infelizmente não vi Grécia e Nigéria, estava a caminho do trabalho e a rádio Band preferiu não transmitir esse jogo. Levei um susto ao ver o resultado. Eu estava cotando a Grécia como o pior time da Copa e ela chega e vence de virada o rápido futebol nigeriano. Já México e França torci muito, mas muito para o México, a França além do futebol medíocre que tem apresentado, sequer devia estar nessa Copa. Tomara que vá embora memso nessa primeira fase, seria a melhor coisa que aconteceria nessa primeira fase.

    ResponderExcluir

Diga pra mim...