sexta-feira, 18 de junho de 2010

[COPA DO MUNDO] Zebra, Emoção e Decepção

Hoje os jogos foram surpreendentes, tanto positiva quanto negativamente. Uma pena, já que o futebol na Copa tinha melhorado muito, mas terminou o dia devendo.

A zebra passeou novamente nos gramados africanos. A Alemanha, sensação da primeira rodada e que encheu os olhos deste humilde blogueiro pelo bom futebol apresentado, caiu diante da Sérvia, num jogo em que os alemães perderam principalmente pelos erros individuais do time. Com o mesmo time do primeiro jogo e jogando contra uma seleção retranqueira (porém com muito mais talento que a australiana), a Alemanha pressionou mas a retranca sérvia parecia intransponível, mesmo com as melhores chances desde o início do jogo. Porém, tanto alemães quanto sérvios não esperavam a péssima arbitragem do árbitro espanhol Alberto Undiano, que distribui MUITOS cartões para ambos os times. Inclusive expulsou o artilheiro Klose logo no primeiro tempo, por dois cartões amarelos recebidos em duas faltas cometidas. Faltas que não eram nem pra cartão amarelo, talvez o mais justo seria dar apenas um pela segunda falta. Mas enfim, Ronaldo comemorou pois agora Klose fica mais distante do recorde de gols em Copas. O mais interessante é que logo após esta expulsão a Sérvia chegou ao seu gol, com Jovanovic, que recebeu passe de cabeça de Zigic, dentro da pequena área (clique aqui para ver o gol). A Alemanha tentou empatar durante o resto do jogo, inclusive com um penalti que Podolski desperdiçou (clique aqui pra ver a defesa deste penalti). A Alemanha deixou este blogueiro e outras pessoas decepcionadas. O Grupo D está embolado e todos ainda podem ser classificar.

O melhor jogo do dia foi entre EUA e Eslovênia. Primeiro que houveram muitos gols. Com um empate em 2x2, a Eslovênia chegou a liderança do Grupo C, com 4 pontos, que deixou todos os analistas futebolísticos surpresos. Afinal, os favoritos deste grupo eram Inglaterra e EUA, que cada Copa que passa evolui ainda mais seu futebol. Destaque para Donovan, camisa 10, maestro do time. E no jogo, os estadunidenses foram dominados pelos europeus no primeiro tempo, que sairam na frente com um golaço de Birsa, aos 14min. O jogo seguia equilibrado, com predomínio dos EUA, quando os eslovenos aumentaram num contra-ataque com Ljubijanki, 2x0. No início do segundo tempo, logo aos 2min, com Donovan aproveitou a falha da zaga e diminuiu. A partir daí, só deu EUA, que, na base da raça, conseguiu o empate com Bradley, o filho do treinador. Mesmo com o empate, os estadunidenses queria a vitória, e conseguiriam se não fosse o árbitro Koman Coulibaly, que marcou algo que ninguém sabe o que foi. No fim, 2x2 acabou sendo justo (clique aqui pra ver os melhores momentos).

E a decepção da Copa, aliás de muitas Copas, é seleção inglesa. Os ingleses formam seleções com muito nome e pouquíssimo futebol desde 2002, pelo menos. O campeonato inglês é um dos mais lucrativos do mundo, cheio de craques, mas a seleção não consegue manter a qualidade de seu campeonato nacional. Com James no lugar do frangueiro Green, a Inglaterra fez um dos piores jogos da segunda rodada e não conseguiu sair do 0x0. Decepcionante a atuação de craques milionários como Rooney, Lampard, Gerrard, Terry, entre outros. Todos ficaram perguntando porque desses jogadores não conseguirem fazer na seleção o que fazem em seus clubes. Bom pra Argélia, que manteve viva a chance de se classificar para a próxima fase. Inglaterra está em terceiro lugar e tem que bater a líder Eslovênia na última rodada (clique aqui para ver os "melhores" momentos). No Grupo D, que ganhar passa paras oitavas. Tomara que nessa condição o futebol melhore.

Amanhã tem Holanda de novo. Tomara que volte o bom futebol...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga pra mim...