quinta-feira, 17 de junho de 2010

[COPA DO MUNDO] FINALMENTE!!!

FINALMENTE. Eu começo este post agradecendo aos céus pelos jogos de hoje. Porque do jeito que estava, iríamos passar praticamente toda a Copa do Mundo reclamando da baixíssima qualidade técnica do "maior espetáculo da Terra".

Como disse, não me preocupei em acordar para ver Chile e Honduras desde o começo, por isso, acordei e vi somente o segundo tempo. Os chilenos ganharam de 1x0, gol de Beausejour, mas vale destacar que que jogaram pra frente, ao ataque, como são conhecidos os times de Marcelo Bielsa (clique aqui pra ver o gol). Pressionaram e mandaram no jogo, mas ficaram somente no 1x0, talvez porque o ataque chileno não tenha mais jogadores do quilate de Zamorano ou Marcelo Salas. Outra enorme destaque foi a defesa do goleiro Valadares, de Honduras, numa cabeçada a queima-roupa de Ponce, na pequena área. Vale a pena rever o lance (clique aqui). Já pedi pro Kalil, presidente do maior de Minas, contratar esse sujeito, pois ele parece ser melhor que os goleiros que estão na cidade do Galo (o que não é difícil). O Chile quebou um jejum de 48 anos sem vitórias em Copas, e as comemorações em Santiago causaram problemas e mais problemas. Do jeito que as coisas estão, belisca uma das vagas do grupo.

O segundo jogo do dia foi o mais esperado, pelo menos por mim. A Espanha, atual campeã europeia, prometia ser o exemplo de futebol bem jogado, pra frente, tudo aquilo que eu reclamava que não havia na Copa ainda. Desde o começo, eu vi que estava certo. O time da Espanha jogava pro ataque, buscando o gol, mas esbarrava na retranca INTRANSPONÍVEL da Suíça. Foram inúmeras tentativas de furar o bloqueio, mas a defesa suíça conseguia se segurar lá atrás, proporcionando lances bisonhos, como o lance que o zagueiro Senderos se machucou dando carrinho no próprio companheiro. Mas, como o futebol é disparado o mais ingrato dos esportes, Gelson Fernandes, um "suíço da gema" nascido em Cabo Verde (veja a foto e diga se não tenho razão), aproveitou outro lance bisonho do jogo para marcar 1x0 Suíça, fazendo os defensores do bom futebol lamentarem a primeira zebra da Copa (clique aqui para ver o gol). Eu torci muito pra Espanha, ao menos para servir de exemplo pros outros times, mas a retranca prevaleceu. O pior é receber um email falando que a Espanha era o Atlético do mundo. Complicado né, imagina se fosse o Vasco? Tava pior...

Mas a derrota mais lamentável do dia com certeza foi a dos Bafana Bafana. Todos os brasileiros nutriam simpatia pelos sulafricanos, mas hoje Uruguai resolver ser aquele Uruguai de outras épocas mais longíquas. Depois alguns lances de perigo dos africanos, Fórlan fez 1x0 pro Uruguai, gol que muitos acharam bonito, mas para mim foi falha do goleiro. No segundo tempo, os africanos tentavam mudar a situação, mas os uruguaios eram mais perigosos nos contra-ataques. Fórlan marcou o seu segundo gol (artilheiro da Copa até aqui) de penalti, após falta e expulsão do goleiro Khune. Álvaro Pereira marcou nos acréscimos, fechando o placar em 3x0 e calando 50 mil vuvuzelas presentes no estádio de Pretoria, tristes pela eliminação quase certa de sua seleção (clique aqui para ver). Os uruguaios não ganhavam um jogo de copa desde a Copa de 90, na Itália. Ao mesmo tempo que fico triste pelos africanos, fico feliz por um possível renascimento do futebol uruguaio, bicampeão olímpico e mundial. Temos que aumentar o nível do futebol sulamericano, para que ganhar a Copa América seja realmente um motivo de comemoração.

Amanhã (ou melhor, daqui a pouco), tem Argentina e Coreia do Sul, quem diria, disputando a liderança do grupo. Mais tarde, Nigéria e Grécia e México e França. Apesar do baixo número de gols, hoje os jogos melhoraram e MUITO o nível da Copa. Quero ver mais gols, essa última rodada meu deu esperanças...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga pra mim...