terça-feira, 29 de junho de 2010

[COPA DO MUNDO] A Laranja Mecânica Vem Ai

Jogo da Holanda nesse mundial tem sido uma decepção. Aquele time diferenciado que encatava o mundo está cada dia mais parecido com a Itália. Eficiência 10, técnica nem tanto, 3 pontos conseguidos e vamos para as quartas. Já no jogo do Brasil, parece que o time se acertou, e mandou o Chile de volta pra casa mais uma vez.

A Holanda continua jogando pro gasto e chegou as quartas de final. Apesar dos 100% de aproveitamento, não apresenta o futebol ofensivo que outrora apresentou. Agora, a ordem é jogar simples, o feijão com arroz mesmo, que o importante é a vitória. Hoje, Robben voltou ao time, e mostrou porque é um dos melhores jogadores da atualidade. Recebeu passe de Sneijder, outro craque holandês, fintou para o meio, chutou e o goleiro Mucha aceitou. Holanda 1x0. E o jogo ficou meio chato. No segundo tempo, Robben voltou com fome de bola, e a Holanda desperdiçou algumas chances, já que a Eslováquia tentava e nada conseguia produzir. Aos 39min, Kuyt se livrou do goleiro e deu uma passe açucarada para Sneijder fazer 2x0. A Eslováquia descontou com um penalti nos acréscimos, que Vittek cobrou e converteu, mas nada adiantou, pois o jogo terminou logo depois (clique aqui para ver os gols). Tomara que volte a ser a Holanda de outros tempos no próximo jogo.

Já o jogo do Brasil foi dos mais tranquilos. Freguês costumaz, o Chile veio pra cima, e talvez por isso foi presa fácil. Desde o início percebíamos que o Brasil ganharia este jogo. Sem Elano e Felipe Melo machucados (pra mim, Felipe Melo é reforço... pro adversário), o time estava bem mais solto, talvez pelas voltas de Kaká e Robinho. Mesmo com um time ofensivo, Marcelo Bielsa não conseguia fazer seu time chegar ao gol brasileiro. Tirando uma ou outra defesa, Júlio César foi praticamente um observador do jogo. E viu Maicon bater escanteio e Juan cabecear pro gol chileno. Minutos depois, Luis Fabiano recebeu passe brilhante de Kaká, driblou o goleiro e fez 2x0. É incrível como Luis Fabiano quase não entra em impedimento, sempre bem colocado entre os zagueiros para marcar gols. O primeiro tempo acabou com excelente vantagem para a seleção brasileira. No segundo tempo, logo aos 14min, Ramires roubou a bola no meio de campo, avançou até a área e tocou para Robinho fechar o placar, 3x0 (clique aqui para ver os gols). Depois, foi só esperar o jogo terminar. Lembrando que Dunga colocou Nilmar, Kleberson e Gilberto, mas interessante observar que essas substituições NÃO mantiveram o nível do time. Ou seja, o time reserva é MUITO inferior ao titular. Tenho minhas dúvidas se os reservas poderiam mudar a situação de um jogo mais complicado. Mas estamos na Copa, até sexta-feira, pelo menos.

Brasil e Holanda revivem as semifinais de 1974 e 1998, e as quartas de final de 1994. Tem tudo para ser um jogaço. Aposto no Brasil, mas não será fácil não. E amanhã tem ainda Espanha e Portugal, Japão e Paraguai. Aposto em Espanha (com ressalvas) e no Paraguai. Sinto que as semifinais da Copa serão praticamente uma Copa América...

2 comentários:

  1. No início da Copa estava trorcendo pela Holanda, para que chegasse na final. MAs o futebol que ela vem apresentando não é nem de longe, parecido com aqiele futebol que eles apresentaram nos últimos anos e que tinha me chamdo a atenção. Não vi o jogo dos Oranje, mas pelo que tenho lido, não perdi muito mesmo. Um jogo no qual eles correram atrás só do que interessava, o resultado, e qd conseguiu, parou por ali. Uma pena.
    O jogo do Brasil foi isso mesmo, mais fácil do que estava pintando. Defesa aberta do Chile facilitou. O Brasil tem jogadores habilidosos e quando eles não ficam parados no campo e criam as jogadas, o gol sai fácil mesmo, principalmente, num time que vai para cima como é o Chile.
    A Holanda tb é o tipo de time que vai para cima, mas não deixa a defesa tão aberta quanto o Chile. Vamos ver no que vai dar isso.
    Nenhuma das duas seleções teve grandes desafios nessa Copa, esse vai ser o teste definitivo para as duas. Vamos ver como eles irão reagir.

    ResponderExcluir
  2. E pensar que o Felipe Melo pode fazer falta contra a Holanda...
    Marco Marques

    ResponderExcluir

Diga pra mim...