sábado, 26 de junho de 2010

[COPA DO MUNDO] Avante Celeste Uruguaia!!!!

Começaram os jogos das oitavas de final da Copa da África do Sul, e pra mim a melhor surpresa é a classificação do Uruguai às quartas de final, como nos velhos tempos.

O Uruguai é uma das mais tradicionais seleções do mundo, mas que há muito tempo não mostrava qualidade no mundo futebolistico. Com dois títulos mundiais e dois títulos olímpicos, os uruguaios era uma potência até o Mundial do México, em 1970, e de lá pra cá perderam muito espaço. Em Copas do Mundo eram quase sempre coadjuvantes, e viu Argentina e Brasil se tornarem as potências do continente e ficou relegada a segundo plano. Nesta copa, o Uruguai mostrou a raça que lhe é característica e se classificou vencendo a Coreia do Sul por 2x1, num campo horrível e estádio vazio (clique aqui para ver os gols). No início do jogo, os coreanos até mostraram força para buscar a vitória, mas ai seu goleiro vacilou e Suarez fez 1x0. Depois disso, com um futebol baseado mais na raça do que qualquer outra coisa, o jogo ficou meio chato, até meio sonolento. Quando voltou para o segundo tempo, foi a vez do goleiro uruguaio Muslera falhar e Chung-Young empatou. Chovendo horrores, o uruguaio pressionava e Suarez novamente fez um golaço, chutando com efeito no canto do goleiro sulcoreano e se tornando um dos artilheiros da Copa. Aos 42min, a Coreia do Sul quase empatou levando o jogo pra prorrogação. Para a alegria deste que vos fala, o Uruguai está nas quartas e com grandes chances de jogar a semifinal também. Os coreanos, apesar de simpáticos, terão que aguardar 2014 para fazer sua melhor campanha.

EUA e Gana fizeram um jogaço, o melhor do dia. Logo aos 5min de jogo, Gana abriu o placar com Boateng, em falha na saída de bola estadunidense. Assim, como é de praxe nesta copa, os africanos ficaram mais cautelosos, jogando nos contra ataques, e os EUA foram pra cima, pressionaram, mas o empate só veio aos 17min do segundo tempo, com penalti muito bem batido pelo veterano de 3 Copas Landon Donovan. E os EUA tentando furar a retranca africana, que armava contra-ataques perigosos. Mas fica claro que os EUA jogam no ataque e por isso tem a simpatia deste blogueiro. E NÃO ficou nisso, já que o jogo foi para a prorrogação. E logo no início Gyan ganhou na corrida de Boccanegra e marcou o segundo dos africanos (clique aqui para ver os gols). Gana 2x1, classificada para as quartas de final. Começo a achar que o futebol jogado pro ataque é coisa do passado. Estão cada vez mais raros os times que jogam assim e vencem.

Um jogo das quartas de final está definido, entre Uruguai e Gana dia 2 de julho. Amanhã tem mais oitavas de final, com Argentina e México, Alemanha e Inglaterra. Eu aposto em Argentina e Alemanha, e vocês?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga pra mim...