sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

[FÓRMULA 1] O campeonato começa antes da primeira corrida

A temporada 2009 de Fórmula 1 surpreendeu não surpreendendo ano passado. Eu diria que ela começou a surpreender antes mesmo de começar, já na pré-temporada na Espanha quando os carros brancos sem nenhum patrocínio da Brawn, antiga Honda se destacaram nos dois testes naquele mês de março.


Quando a temporada de 2008 acabou, a saída da Honda da F1 era dada como certa, apesar de ter o competente Ross Brawn no comando da equipe, que durante todo o frustrante ano dava declarações de que estavam investindo e trabalhando no carro para o ano seguinte. Ninguém acreditou muito, inclusive eu, que já tinha ouvido essa história no ano anterior.


Enfim, 2008 acabou, a Honda realmente tirou o time de campo devido a crise mundial e Ross Brawn assumiu o comando do time. Resultado: Brawn calou a boca daqueles que não acreditavam quando ele dizia que estava investindo no carro para a próxima temporada, dominou todos os treinos com Barrichello e Button no comando dos carrinhos brancos.


Barrichello no seu BGP 001 sem nenhum patrocínio em Jerez de La Frontera , pré-temporada, início de março de 2009.


A temporada de 2009 foi um banho de competência de Brawn e sua equipe , principalmente na primeira metade da temporada, o que praticamente definiu o campeonato. A Brawn conquistou os títulos de pilotos e de construtores. O que digo é que depois da surpreendente pré-temporada de 2009, é que prestem atenção na pré-temporada de 2010. Acredito que a Brawn, agora Mercedes, ainda vem forte, ainda mais com a experiência de Schumacher no time. Mas acredito que Ferrari e McLaren aprenderam a lição e desenvolveram bem seus carros para esse ano, fora a Red Bull, que foi a melhor equipe da segunda metade do campeonato do ano passado.


A temporada desse ano promete: volta de Schumi, mudança no sistema de pontuação, a proibição do reabastecimento durante a corrida e mais três equipes novas. Ao que tudo indica, os primeiros testes serão agora em fevereiro. Será que teremos mais uma boa surpresa esse ano?

7 comentários:

  1. Sem reabastecer durante a corrida? O que vai ter de carro dando pane seca...

    ResponderExcluir
  2. NA verdade, os tanques serão maiores. Aliás, isso não é novo na F1, essa era regra até o fim de 93. Os carros treinam levinhos no sábado e chegam para corrida com combustível até a tampa para ir até o fim.
    Gostei da novidade pois vai acabar com aqueles treinos chatos, onde os pilotos ficavam durante a terceira parte do treino só passeando para queimar combustível.

    ResponderExcluir
  3. a F1 tá ficando cada vez mais roots! hehehe

    ResponderExcluir
  4. Eu to apostando minhas fichas que com essas mudanças todas a ferrari e a mclaren vão disputar sozinhas o título. A explicação mais lógica para o desenvolvimento da RBR e da Brawn em 2009 foi o fato de ambas terem tido tempo para desenvolver um carro, num ano de mudança de regulamento, enquanto ferrari e mclaren disputavam o título de 2008. Acho que o mesmo vai se aplicar agora. Uma coisa é desenvolver o carro do ano seguinte como contiuação do passado, outra coisa é fazer um projeto novo. Schumacher é mesmo a grande icógnita. E as disputas internas de ferrari e mclaren podem lhes somar muitos pontos no campeonato de construtores mas tirar no de pilotos.
    Legal Nita. Escreva mais.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Fábio.
    Essa semana terá outro texto.
    :)

    ResponderExcluir
  6. estou com o fabio farias. mas acrescento que estas equipes novas podem atrapalhar e muito as provas. creio que tenha muitas equipes que tão interessadas em market e não em desenvolvimento, mas fazer o que temos que ver para saber que vai dar

    ResponderExcluir
  7. É, realmente se formos analisar a maioria das nanicas não tem muito a perder. Essas equipes com investimentos de magnatas do Oriente Médio, parece que só rpocuram mesmo market, a pirncípio, não estariam lá pelo esporte e sim pelo dinheiro. É legal ver o grid cheio, desde que sejam equipes sérias e que levem o esporte a sério também. Vamos torcer para que essas equipes novas não acabem atrapalhando as corridas então.

    ResponderExcluir

Diga pra mim...