quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

[POLÍTICA] Qual é o medo dos militares?

Em março de 1964, o Brasil acordou com um golpe de estado em curso. Os militares resolveram que João Goulart não merecia continuar presidente do Brasil. Eleito vice-presidente (sim, a legislação eleitoral permitia a eleição de vice-presidente na época) da república junto com Jânio Quadros em 1961, Jango assumiu após a renúncia de Jânio, que até hoje não foi muito bem explicada. No fim das contas, Jango deposto, 20 anos de ditadura no país e um atraso sem tamanho para deixar o Brasil "livre dos comunistas".

Porém (e sempre existe um porém), eles deixaram o país longe do comunismo com métodos pouco ortodoxos. Tortura, exílio, assassinatos (e suícidios suspeitíssimos, com 5 tiros na cabeça do suicida) marcaram esse período negro do país. Todos sabiam disso e todos ficavam calados porque se falassem alguma coisa, o risco de morrer era grande.

Os militares sempre negaram tais práticas. O que é justo, se ele realmente não fizeram tais atos. Mas, se não fizeram, por que o medo da apuração? Por que, ao invés de dizer que deveríamos fazer justiça aos militares que não tiveram nada com torturas e prisões arbitrárias, eles ficam com medo e chamam de revanchismo essas apurações? Todos tem rabo preso e culpa no cartório. Para mim, até Nelson Jobim tem certa parcela de culpa. Se não tivesse, por que pediria demissão?

O Brasil é, talvez, o único país da América do Sul que ainda não julgou seus torturadores. Argetina tenta julgar, Chile tenta também, Uruguai idem. Enquanto os últimos remanescentes desse regime gozam de prestígio, as famílias de torturados e desaparecidos continuam sem respostas.

2 comentários:

  1. Os militares se preparam para uma guerra que não existe (nem existirá). Talvez, o coorporativismo fale mais alto, talvez, o militar que hoje veste a camisa sem manchas não queira ver respingar o sangue de inocentes derramado por outros. Melhor do que nunca ter errado, seria admitir que errou e tentar reparar. Mas isso seria humano e estamos falando de militarismo.

    ResponderExcluir
  2. milicos são reacionários, anti lula, anti pt e outras cositas mais... mas na hora de mostrar o podre deles é essa palhaçada!

    ResponderExcluir

Diga pra mim...