terça-feira, 22 de setembro de 2009

Porão 2009

Domingo de manhã, como vocês devem saber pelo post anterior, estava trabalhando. Sai da biblioteca, fui pra casa, tirei um cochilo antes de enfrentar alguns kilômetros até Águas Claras que me fizeram repensar se vale a pena investir qualquer dinheiro ali. Trânsito no domingo as 4 horas da tarde é dose pra leão...

Pois bem, depois de não comer nada na festinha por não comer mais nenhum animal, percebo que deveria ter passado em algum lugar para não ficar com fome. Realmente, agora que eu sou fresco com comida, como diria meus "amigos" de Leonardo e Logosófica, senti na pele o que é você ter fome e não poder comer nem um salgadinho.

Pois bem, saio da festinha, mais trânsito, chego em casa, pego um táxi e vou para a Esplanada. Chego um pouco depois do início do show do Paralamas. Showzaço!! Herbert, Bi e Barone ainda são o melhor trio que surgiu no rck nacional (nota do editor: há controvérsias!!!! GLM detona também). Desfilaram hits atrás de hits englobando todas as fases da banda. Herbert, apesar do acidente, continua tocando pra cachorro, usado agora uma Ibanez semi-acústica, ao contrário das tradicionais Gibson Chet Atkins.

Depois foi o momento surpresa menos surpresa da história da música. Todo mundo ali sabia que a "surpresa" seria a apresentação dos remanescentes da Legião Urbana. Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá tocaram com vários cantores, como Toni Platão, André Gonzalez, Herbert Viana, entre outros que eu não conhecia. Até Marcelo Bonfá cantou e não fez feio. Eu nunca tinha prestado atenção no estilo de tocar do Dado. Parece que ele andou treinando bastante nesses anos. Outro detalhe que também vale observar é que parece que o tempo foi generoso com os legionários. Eles parecem que não mudaram um fio de cabelo dos tempos em que tocavam com Renato Russo. No fim, valeu por assistir o show de 2/3 da melhor banda que saiu desta cidade linda. E quando acabou o show, 70% do público foi embora.

Aí veio o M. Roots, ou Maskavo Roots. Até agora não entendi porque dessa mudança. Quando o apresentador chamou a banda, a primeira coisa que o vocalista disse foi: "Nós somos o Maskavo Roots, com todas as letras". Por que então o apresentador falou M. Roots? Vai entender. Essa era uma banda das mais legais que surgiu no meio dos anos 90 aqui em Brasília, passou por várias formações e virou apenas "Maskavo", e teve vários hits Brasil afora.

Depois do Maskavo, quem tocou foi, disparado, a melhor banda dos anos 90 de Brasília, o Little Quail and The Mad Birds. E já começou chutando o pau da barraca, com o clássico "1, 2, 3, 4". Essa banda é uma das grandes bandas perdidas do rock nacional, que se tivesse sido "incentivada" pelas gravadoras teria sobrevivido mais tempo. Outro showzaço, que me fez não mais lamentar minha falta no primeiro show da volta, em 2004. Um hit atrás do outro: Dezesseis, Mau-Mau, Mamma Mia, Azarar na W3, Familia que Briga Unida Permanece Unida (com seu singelo verso "o meu pai me bate, minha maãe me espanca"). Não sei se os membros teriam interesse em voltar (o batera toca com o Ultraje, o vocal tem outra banda, etc), mas seria legal ver mais shows deles, desta vez com músicas inéditas.

Mas Porão não é Porão sem atraso. Com quase uma hora (ou mais) de intervalo, Raimundos subiu no palco. Vi a primeira música e vazei. Já eram 2 da manhã de 2ª feira. É impressionante como esses festivais não conseguem manter a programação. E eu só queria entender o porque. 2 da manhã de uma segunda e ainda faltavam outras duas bandas pra tocar. O MCA, dizem, acabou seu show as 5 da manhã com uns 2 ou 3 gatos pingados. E olha que o MCA estava prgramado para tocar a 1:30 da manhã.Pra variar, faltou organização para o festival. Se começasse no horário certo e terminasse no horário, daria muito mais público.

Mas há de ressaltar o destaque que o rock brasiliense recebeu na edição desse ano. Podia ser padrão, bandas brasilienses tocando durante um dia todo do festival. Fortaleceria MUITO mais a cena da cidade. Brasília tem muita banda boa e pouco lugar para elas tocarem. Fica a dica...

No mais, vamos que vamos, a semana mal começou e eu já estou cansado... :)

Um comentário:

  1. realmente, atrasos em shows parece uma constante aqui de bsb! a verdade é q os produtores não estão nem ai...

    ResponderExcluir

Diga pra mim...