quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Prêmio (?) Multishow

Ontem de noite entrei no meu twitter e vi uma galera comentando sobre o prêmio Multishow. Pra quem mora em Marte e nao sabe o que é Multishow, é um canal de televisão "especializado" em cultura, música, etc, mas que passa uns filmes "pornosoft" (ou não) durante a madrugada. Integrado a rede Globosat, é um canal que, teoricamente, tem a pretensão de ser uma MTV melhorada, o que não é difícil, já que de música a MTV não passa mais quase nada.

Confesso que não assisti ao tal prêmio, por isso, estou escrevendo na base de depoimentos de "terceiros". Pois bem, quando se trata de música, o Multishow é mais eclético, já que exibe clipes de artistas de estilos diferentes, ao contrário da MTV que não exibiria, por exemplo, um clipe da Ivete Sangalo. Seria então uma alternativa, já que tem tempo que a música não é mais a primeira preocupação da grade da MTV. Acontece que, no ramo da música, quem ainda dá as cartas são as gravadoras e suas velhas práticas, e no prêmio Multishow não seria diferente.

Para se ter uma vaga ideia, os maiores vencedores foram Skank e Marisa Monte. Esses são dois dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos, então não há o que contestar. Mas como aceitar que NXZero receba o prêmio de "melhor CD" e o Fresno de "melhor grupo"? Coincidência ou não, produzidas pelo "midas" Rick Bonadio, o mesmo que produziu Mamonas e Charle Brown. Ou seja, esse "prêmio" parecia uma festa de comadres.

Depois que eu passei a dar mais atenção ao chamado "mercado independente", eu descobri o quão o mercado "oficial" é perverso. Não porque as bandas independentes sejam melhores, ou as do "mainstream" o sejam. Mas muito me espanta saber que muitas bandas EXCELENTES do mundo independente não são conhecidas pelo simples fato de que algum manda-chuva da indústria não gosta. Ou seja, ficamos sempre vendo os mesmos, literalmente, OS MESMOS artistas.

Ontem no Prêmio Multishow, parecia um "museu de grandes novidades", como diria Cazuza. Sabem quem estava concorrendo, dentro outros? Marisa Monte, Skank, Zeca Pagodinho, Ivete Sangalo, Titãs, NX Zero, Fresno, Rita Lee, Pitty, Caetano... Até a banda "revelação", Banda Cine(famosos "quem?") era mais uma leva do Rick Bonadio. Aí que me pergunto: com tanta, mas tanta banda/artista bom(boa) por aí, teremos que engolir o que uma só pessoa nos mostra? Quando eu defendo a liberdade da internet como uma possível salvação da arte em geral, ninguém acredita.

Comecei a escrever esse post depois que li o mesmo assunto no blog "Estado de Circo" (clique aqui para ler também). Por isso amigos, usemos a internet para quebrar essa indústria que quase nunca nos deu opção de escolha...

4 comentários:

  1. NA VERDADE A INTERNET HOJE É A OPÇÃO PRA QUEM QUER FUGIR DESSA POLARIDADE MUSICAL ATUAL, QUE LIMITA O CIDADÃO A OUVIR ESTAS COISAS QUE FORAM CITADAS AÍ COMO NX "0" E FRESNO.
    MAS TAMBÉM É PRECISO QUE OS ARTISTAS DO MEIO INDEPENDENTE USEM DE FORMA CORRETA ESTE VEÍCULO, E CLARO, OFEREÇAM QUALIDADE NA MEDIDA DO POSSÍVEL, MAS PRINCIPALMENTE, DIVULGUEM, INSISTAM EMSMO E FAÇAM COM QUE SEUS TRABALHOS CHEGUEM PRAS PESSOAS. DETALHE INTERESSANTE É QUE O SKANK, MESMO TENDO TODA ESTRUTURA DO MERCADO CONVENCIONAL, COM UMA MULTINACIONAL DANDO SUPORTE, LEVOU ALÉM DE MELHOR CLIPE, UM PRÊMIO NOVO E INTERESSANTE, QUE FOI DE MELHOR INICIATIVA, PELA MELHOR AÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO EM NOVAS MÍDIAS. CLARO Q ISSO ACONTECEU COM UMA BIG HAND DA GARVADORA, MAS JÁ É UM SINAL DOS TEMPOS.
    NO MAIS,ALÉM DO PREMIO DE MELHOR SHOW DO CAPITAL, ACHEI MERECIDÍSSIMA A HOMENAGEM A RAINHA DO ROCK RITA LEE.
    VAMOS O QUE NSO SAÇVARÁ NO ANO QUE VEM, SINCERAMENTE...EU TENHO ATÉ MEDO!

    ResponderExcluir
  2. Claro que os artistas independentes tem que saber usar a internet de forma correta, senão vira bagunça. A internet hoje é a maior divulgadora de arte, e não mais radio, por exemplo, que aliás é dificil pra cacete achar uma que valhe a pena. Mas é sempre mais do mesmo, até a homenagem a Rita Lee, foi feita com base do que ela produziu a 20 anos atrás, já que ela não lança nada de bom faz tempo. E melhor iniciativa, cá pra nós, o Teatro Mágico faz o mesmo tem uns 4 anos e não foi "lembrado". Mais do mesmo de novo...

    ResponderExcluir
  3. puta balela esse prÊmio! nx zero, cine, fresno... isso não é rock! aliás faz tempo q o Brasil não tem uma banda de rock decente! a única coisa boa desse prêmio são as gostosas!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, acho que as gostosas estavam no lugar errado, lugar delas é na festa da Playboy, Sexy, etc... :)

    ResponderExcluir

Diga pra mim...