terça-feira, 7 de abril de 2009

Jornalismo ou julgamento?

Pesquisa que eu fiz comprova: a revista Veja tem propaganda demais. Nao que isso seja algo deplorável, afinal, é uma prática comum em qualquer publicação no mundo. Mas me espanta o fato da quantidade de propaganda que a revista exibe.

Como sempre falo, estou inventando de entrar em diversos blogs de assuntos que me interessam. Inclusive, se alguém tiver algum pra indicar eu fico grato. E nessa segunda-feira, o Luis Nassif, em seu blog fez uma pergunta pertinente: como fica Veja depois de publicar a capa que ilustra esse post e saber que Robinho foi inocentado do processo?

Esse caso lembra alguns outros fatos que aconteceram da mesma maneira. A "mídia", vamos assim dizer, adora fazer o chamado sensacionalismo e esquece que pode acabar com uma carreira ou a vida das pessoas. Uma vez, uma escola de São Paulo foi acusada de assédio sexual com as crianças. Eram todas menores de 10 anos, a escola era de maternal, eu acho. A cobertura da mídia foi tanta que, depois de ter saído no Jornal Nacional, a escola foi depredada no dia seguinte pelos populares furiosos. Meses depois, a escola foi inocentada. Mas nunca mais abriu.

Isso não é problema só do Brasil. Vi um filme certa vez com o James Wood que falava exatamente disso. Uma família foi acusada de assédio na escola que cuidava, foram inocentados, porém até isso acontecer a mãe e o filho ficaram anos presos. E mesmo depois de inocentados, continuaram a serem taxadas de culpados pelas pessoas. Assistam esse filme, é bem interessante.

Agora, depois de Veja fazer o que fez com Robinho, é entender qual era a intenção. Agora ele perdeu toda a credibilidade perante a sociedade brasileira. Não que ele seja santo, muito longe disso. Mas é fato que, depois que essa capa foi circulada, ele ficou com sua imagem extremamente abalada. E ai? Como se resolve? Tem coisas que nem processo nem dinheiro resolvem.

E qual o interesse disso? Vender mais revista somente? Não acredito. Deve ter alguma outra coisa por trás disso tudo que a gente não sabe. Se você souber, me conta.

Paz, até amanhã...

Um comentário:

  1. a globo é mestre em fazer isso! faz uma pessoa e se quiser destrói na mesma hora sem a menor explicação... mas ai, se tu le veja véi, se mata! heeheh

    ResponderExcluir

Diga pra mim...