segunda-feira, 30 de agosto de 2010

[FÓRMULA 1]Spa é Spa

Spa-Francorchamps é um grande circuito. Cheio de pontos de ultrapassagem, numa região onde a chuva é algo muito comum já que fica no meio de uma região com florestas. Faz parte da história da F1, desde o início da categoria, tem uma das curvas mais rápidas entre os circuitos atuais, a Eau Rouge, enfim, eu poderia ficar aqui enumerando todos os pontos positivos dessa pista, que além de ser o favorito de vários pilotos também é o favorito de vários fãs da categoria. O GP da Bélgica é um dos poucos hoje em dia no qual dá para dizer que a corrida com certeza vai boa. Esse ano não foi diferente.

Começou no sábado, todos contavam com a pole de uma das McLaren's, que claramente, evoluiu muito durantes as férias de verão. Mas Spa é uma loteria e Mark Webber deu sorte de completar sua volta mais rápida numa pista mais seca do que os outros pilotos e acabou conseguindo largar na primeira fila.

Mas na corrida não teve tanta sorte, não no início pelo menos, largou muito mal e caiu para sétimo, quem pulou na frente foi Hamilton. Antes da primeira volta acabar, começou a chover, e quando as posições estavam começando a se definir, a pista escorregadia começou a fazer suas vítimas. O pior sobrou para Barrichello, que estava comemorando a marca de 300 GP's (marca respeitável, e bem mais reconhecida lá fora do que pr aqui, diga-se de passagem). Na Bus-Stop, ele passou reto e bateu no Alonso que vinha voltando, de também ter passado reto por ali. Barrichelo abandonou e Alonso foi para os boxes, arriscou e colocou pneus intermediários. O Safety Car teve que entrar, até a situação da pista se estabilizar. Mas a sorte não estava do lado do espanhol dessa vez, pois na quarta volta, quando o SC saiu da pista a chuva parou, o asfalto secou e ele teve que voltar aos boxes e colocar pneus slick.


Não durou nem duas voltas o GP de número 300 de Barrichello

Depois da confusão do início a ordem era: Hamilton, Button, Vettel, Kubica, Webber, Massa, Sutil, Hulkenberg, Liuzzi e Rosberg. Nisso, todas as equipes faziam suas previsões de chuva, no fim das contas nada era certo em relação a isso. Enquanto as equipes tentavam adivinhar o quanto ia chover, Hamilton abria na frente e Alonso, que depois de dois pits estava lá entre os últimos começou a abrir caminho, com uma ultrapassagem atrás da outra. Vettel também vinha num ritmo melhor que Button, mas foi afobado (de novo), e quando foi ultrapassar perdeu o controle do carro, bateu e estourou o radiador do Button, tirando ele da corrida, perdeu a asa, teve que ir para os boxes, depois levou um drive-through pelo acidente, o que pessoalmente achei desnecessários, ainda acabou furando um pneu tentando ultrapassar Liuzzi e no fim nem pontuou. Vettel tá vendo o título se afastar cada vez mais e o mérito disso é todo dele. Paciência, até ganhar experiência para evitar certos erros bobos que ele vem cometendo durante esse ano leva um tempinho. O choque entre Vettel e Button acabou criando dois principais favoritos ao título: Hamilton e Webber, que por sinal se recuperou muito bem da largada ruim, ultrapassou Massa na pista, ganhou duas posições, de Button e Vettel e passou Kubica na estratégia e eficiência no pit stop.

Enfim, já passadas mais de 30 voltas, começou as conversas entre pilotos e engenheiros para saber quando e quanto ia chover, ninguém sabia ao certo. Hamilton foi o que pareceu mais preocupado e aumentou ainda mais a vantagem para o segundo, que já era grande. Mas a chuva veio e os primeiros colocados permaneceram na pista. Resultado? Hamilton foi dar um passeio na brita e só manteve a primeira posição porque pisou fundo antes e abriu uma vantagem enorme.

A chuva apertou. Alonso acabou rodando sozinho, quebrou a suspensão e abandonou o carro atravessado no meio da pista. Safety Car de novo que ao sair da pista não causou nenhuma alteração. As posições se mantiveram. Ao fim da corrida:
Hamilton, Webber, Kubica, Massa, Sutil, Rosberg, Schumacher, Kobayashi, Petrov e Alguersuari.

Assim, Hamilton assumiu a liderança do campeonato, com 182 pontos. Webber tem 179. Vettel 151, Button tem 147 e Alonso em quinto, com 141.

A maioria dos que acompanham o campeonato concordam num ponto, e penso como a maioria, a seis corridas do fim do campeonato a disputa pelo título, como eu disse anteriormente será entre
Hamilton e Webber.

A próxima corrida será dia 12 de setembro, O GP da Itália em Monza, outro grande circuito. Com certeza vai ser uma corridão.





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