domingo, 1 de agosto de 2010

[FÓRMULA 1] Hungaroring não tão monótona

O GP da Hungria costuma ser bem chatinho, um circuito travado, com muitas curvas de baixa e sem pontos de ultrapassagem. Com o domínio absoluto da Red Bul durante os treinos, com direito a dobradinha na primeira fila de largada, realmente pareceu que a corrida não passaria disso, um passeio da equipe austríaca. Na largada os principais destaques foram Alonso, que se beneficiou de largar do lado limpo da pista e tomou a segunda posição de Webber. Depois de algumas disputas por posições nas primeiras curvas, ao final da primeira volta as posições eram: Vettel, Alonso, Webber, Massa, Petrov, Hamilton, Rosberg, Kubica, Barrichello e Hulkenberg.


Largada sem grandes problemas

Hamilton fez uma bela ultrapassagem em Petrov, por fora da curva e assumiu a quinta posição numas das pouquíssimas disputas por posição que teve durante a corrida. Enquanto isso, Vettel sobrava muito lá na frente, Webber colocava pressão em Alonso e Massa ia tranquilo na quarta posição.

A essa altura, o que poderia por algum tempero nessa corrida seria se chovesse, o que parecia meio improvável, uma disputa entre Webber e Alonso ou algum incidente. O tal incidente aconteceu. Uma peça do Force India de Liuzzi se soltou e ao que parece, não daria tempo de um fiscal de pista ir lá tirar da pista em segurança até que Vettel passasse por ali, então Safety Car na pista e a correria para os boxes, Vettel foi atropelando a zebra para dar tempo de entrar nos pits. Aí a coisa virou uma confusão só e aconteceu dois incidentes toscos que não se vê sempre em corridas profissionais. O primeiro
incidente envolveu Rosberg. Sua roda não foi parafusada corretamente e ela acabou voando para fora do carro antes dele conseguir alcançar a pista felizmente, porém, a roda ainda atingiu um mecânico da Williams que acabou indo para o hospital. Logo em seguida, o segundo incidente: o mecânico da Renault liberou o Kubica antes do que devia, pois Sutil vinha para encostar para fazer seu pit. Os dois acabaram batendo. Depois foi punido com 10 segundos nos pits.

Algo que chamou a atenção foi que Webber continuou na pista, no que no início pareceu uma estratégia furada. A idéia era ele ficar na pista, abrir vantagem suficiente para quando fizesse seu pit, conseguisse volta a frente de Alonso. O problema é que Webber estava de pneus macios, em tese, dificilmente eles durariam tempo suficiente para que Webber abrisse vantagem suficiente. A Williams fez a mesma estratégia com Barrichello, que estava de pneus duros, mas a Williams não tem um carro como a Red Bull, acabou não dando tão certo. Hamilton passou Massa depois do seu pit, mas logo abandonou a corrida com problemas no carro, e com isso viu a liderança do campeonato escapando também.

Quando o SC saiu da pista, carros alinhados e na relargada Vettel ficou muito para trás, e para os comissários, Vettel deixou um espaço virtualmente maior do que dez carro entre ele e Webber, o que seria proibido. Acabaram punindo Vettel com um drive-through. Não concordei com a punição, não acho que foi intencional para beneficiar Webber, acho que foi apenas desatenção. E outra, como que o piloto, de dentro do carro, vai saber que a distância q ele deixou o piloto da frente abriu é de dez carros? O piloto no cockpit não devia se preocupar com isso. Reclamou muito enquanto cumpria a punição, gesticulando bastante.

A punição fez com que Vettel perdesse a segunda posição para Alonso. Teve alguma disputa, Vettel quase passou, acabou parando na grama, mas mesmo com um carro tão superior, Vettel não tentou mais nenhuma manobra, acho que ele ficou com medo de se envolver em algum toque mais sério e acabar outra corrida sem pontuar. Eu acho que ele devia ter arriscado um pouco mais pela enorme superioridade que a Red Bul mostrou nesse fim de semama andando na média 1 segundo mais rápido que as Ferraris, mesmo sendo Alonso na frente dele.

E a estratégia da Red Bull acabou saindo muito melhor do que a encomenda. Graças a estabilidade do grande carro da Red Bull e por Webber ser um piloto muito competente., que fez o que devia fazer, pisou fundo. Ele abria em média quase um segundo por volta, administrando muito bem o desgaste dos pneus e quando entrou nos pits na 43ª volta ele tinha 24 segundos de vantagem para Alonso, ele tinha feito o seu papel e depois a equipe fez o seu também, fazendo um pit perfeito. Webber voltou com sobra na frente de Alonso. Com pneus duros, continuou andando mais rápido que todo mundo e foi assim até o fim.

Lá atrás, as coisas estavam bem paradas, Massa só assistindo a corrida lá em quarto, Petrov, outro destaque positivo, mostrando que realmente conhece muito bem o circuito, em quinto, Hulkenberg em sexto seguido por De la Rosa, Button (num fim de semana apagadíssimo), Kobayashi, Schumacher e Barrichello, 11º depois do seu pit.

Aí que começou a melhor disputa da corrida. O carro da Williams era melhor que o da Mercedes. Barrichelo de pneus macios e novos começou a colocar pressão no alemão. Ele chegou a reclamar no rádio que Schumacher estava fechando ele. Eu não tinha visto nada de mais, até o momento que Barrichello botou por dentro, alinhou e Schumacher espremeu ele no muro. Como todos falaram, se o muro fosse um pouco mais longo, o resultado poderia ter sido feio. Barrichello falou pelo rádio que Schumacher devia levar bandeira preta pela manobra. Não levou, mas depois da prova foi punido com a perda de 10 posições na próxima corrida.


Barrichello chegou a tocar no muro na disputa com Schumacher


E terminou assim mesmo. Webber fez uma grande corrida, assumiu a ponta do campeonato no 100º GP da Red Bull e se levar o título esse ano será muito merecido. O campoenato ficou assim: Webber, 161; HAmilton, 157; Vettel, 151; Button, 147; Alonso, 141.

As férias de verão da F1 começam agora. Corrida agora só daqui a 4 semanas em Spa-Francorchamps. O campeonato já passou da metade, nada está definido ainda. McLaren, que era a segunda força do grid, parece que deu seu lugar a Ferrari, que evoluiu bastante. Mas a Red Bul abriu uma vantagem muito boa, tem um carro que se mostrou quase perfeito, e com certeza, esse ano só perde o título se a equipe, ou algum de seus pilotos, fizer alguma bobagem.




5 comentários:

  1. JOHNEGILLES...............................
    Claro que o numero de pontos do ALONSO 147, não é uma homenagem ao antigo FIAT.
    Será q o Schumy tá louco? ( já se enrroscou com Liuzzi,Kubica,Massa e quase c/ Barrichello. Ele talvez ja tenha provado p/ quem viveu que piloto não anda sem um carro.( Button deu uma entrevista afirmando que: o carro da mercedes, foi projetado no ano passado p/ o estilo de pilotagem de Button, por isto o Schumy não tá rendendo. Talvez isto explica os diferentes resultados de pilotos da mesma equipe.)
    Na RedBull, se o webber quiser vencer o vettel, me parece que terá de fazer umas aulas com Nelson Piquet, ( o Youtube,é um grande aliado da memória!) e o Vettel me parece que esquenta fácil, e mostra o "bico" com facilidade.
    O Petrov faz umas provas loucas mas é legal ver estes caras, ele me lembra o Jos Vestapen.
    "Meus amigos da rede globo", deixaram bem claro que o Massa "chutou o balde" com a ferrari e que ele tem familia, e também é bem sucedido financeiramente, e que é foda pra caramba, e blá,blá,blá. então p q ele deixou o Alonso passar, na Alemanha pô?( quanta hipocrisia)
    Mas lembrando a expressão de um professor meu, em Spa "vamos ver quem tem garrafas p/ vender".

    ResponderExcluir
  2. Schumacher voltou a fazer as loucuras que fazia nos anos 90. Se a história se repetir, seguindo a lógica, em breve ele será campeão, heheh.

    ResponderExcluir
  3. Tudo é uma questão de lógica :D

    Ele pediu desculpas no site oficial dele.

    ResponderExcluir
  4. A diferença dele agora para o passado é que ele assumiu o erro.

    ResponderExcluir

Diga pra mim...