domingo, 25 de julho de 2010

[FÓRMULA 1] De volta a 2002

Depois da Copa as coisas voltam ao ritmo normal. Pensei em começar a escrever fazendo um apanhado sobre o clima ruim que teve entre Webber e a RBR depois do episódio da asa dianteira em Silverstone. Mas o episódio de hoje vai repercutir por muito mais tempo, pelo menos por aqui no Brasil.

Primeiro a corrida, que de início prometia chuva, que não veio e fez a corrida cair na monotonia que costuma ser Hockenheim. Vettel largou em primeiro com Alonso em segundo, do lado sujo da pista e Massa em terceiro. Só o que ele tinha que fazer era acelerar e pronto, Alonso provavelmente não arriscaria muito. Porém, Vettel teve a mesma grande idéia que teve em Silverstone, 15 dias atrás e que fez ele cair lá para o fim do grid no início da corrida, resolveu apertar Alonso no muro. Em Silverstone foi Webber, na disputa houve um toque que furou o pneu de Vettel obrigando ele a fazer o primeiro pit antes do fim da primeira volta. Hoje, a mesma manobra, porém, quem se beneficiou foi Massa, que viu a pista livre. Foi só acelerar e assumir a primeira posição. Alonso manteve a segunda posição e Vettel, caiu para terceiro, podia ter sido pior. Barrichello depois de dois fins de semana ótimos, apesar de ter ido bem sexta e sábado, largou mal, caiu para 14º e terminou em 13º, mas a Williams felizmente tem melhorado.


Massa com caminho livre para assumir a ponta depois da manobra de Vettel


As primeiras posições eram as mesmas. A corrida estava bem monótona até começar as idas aos boxes para os pits. O primeiro foi Vettel na 13ª volta, pôs pneus duros, seguido por Webber que parou em seguida. Com Massa em primeiro, a lógica é que ele fosse o primeiro a ser chamado, mas quem entrou primeiro foi Alonso, dando pinta do jogo de equipe mais discreto que até hoje ocorre na F1. Alonso parou, voltou, Massa, parou e voltou, na frente de Alonso.

Aí a disputa apertou mais, já que Massa voltou muito próximo de Alonso. Um fazia volta mais rápida, o outro respondia. Quando Alonso encostou de vez, tentou uma manobra de ultrapassagem e Massa se defendeu. Daí vem no rádio do espanhol um "Isso é ridículo!". Na boa, Alonso é um grande piloto, fantástico, mas vá dar chilique lá na PQP. Ô cara que reclama, e muitas vezes por nada, ele não precisa disso. A equipe fez o que tinha que fazer para ele passar, mandou ele antes para os boxes, agora passa pô! Não tá mais rápido?

Depois disso, Massa começou a voar na pista, com volta mais rápida atrás de volta rápida, abriu mais de 3 segundos para Alonso. Vettel não ameaçava e nem era ameaçado por Hamilton, que era o quarto. Alguma voltas depois, o espanhol começou a reagir, diminuiu a diferença para 1 segundo. Na média, ele estava mais rápido do que Massa.

Pois é, mais rápido. Foi esse o código que a Ferrari usou numa frase dita pausadamente: "Fernando Alonso é mais rápido que você. Você entendeu a mensagem?". Ele e o resto do mundo entendeu. Algumas curvas depois, Massa praticamente parou no meio da pista para Alonso ultrapassa-lo.

Depois disso, não consegui mais prestar atenção no resto da corrida. Ouvi o que o Reginaldo Leme e o Luciano Burti tinham para falar, aí fui para o computador ver o que os blogueiros estavam comentando no Twitter e a sensação de dejavú era a mesma para todo mundo. A Ferrari fez a mesma lambança que fez em 2002 na Hungria, com Barrichello e Schumacher. O "sorry" do engenheiro pelo rádio para Massa deixou bem claro isso.

A corrida acabou com Alonso em primeiro seguido de Massa, Vettel, Hamilton, Button, Webber (que relembrou os dias de fins de semana discretos), Kubica, Rosberg, Schumacher e Petrov. O campeonato não mudou muito. Hamilton continua líder com 157 pontos, Button 143, Weeber, 136, mesmo número de pontos de Vettel. Alonso fecha os cinco primeiros com 123 pontos.

Ao fim da corrida, a comunicação via rádio com Alonso chegou a ser patética. O engenheiro o cumprimentou pela boa corrida (que foi mesmo, fora a estupidez ocorrida na 49ª volta), deu parabéns, enfim. Mas a disfarçada de Alonso dizendo meio que perguntando se Felipe teve problema com a segunda marcha foi bem desnecessária. A coisa já estava feia e não ia ficar menos feia com aquela desculpa.


O abraço "caloroso" antes do pódio

Depois da corrida e da coletiva, com respostas furtivas, confesso que o que mais me decepcionou nisso tudo foi o próprio Felipe Massa. Foi errada a atitude da equipe, mas ele não era obrigado a seguir o que lhe foi sugerido. Quem tá lá no cockpit é ele, ele é quem decide o que vai ou não fazer. Se vai ficar mal com a equipe, problema. De vez em quando a gente tem que encarar umas caras feias por aí como bem disse o Flávio Gomes. Foi mais ou menos isso que Webber fez em Silverstone, quando deram a asa dianteira dele para Vettel. Ele saiu mostrando a todos sua insatisfação e no fim da corrida, a qual ele venceu, desabafou: "nada mal para um segundo piloto".

Ficou feio, para Ferrari, para Alonso, que realmente não precisava disso, pois estava mais rápido que Massa e acho que até o fim da corrida teria condição de ultrapassa-lo, e para Massa que ganhou o rótulo de novo Barrichello, no pior sentido. Depois declarou que não é segundo piloto, que a decisão de deixar passar foi ele quem tomou, que jogou do lado da equipe, eu honestamente, não sei o que é pior.

No fim da tarde anunciaram que a Ferrari levaria uma multa de US$ 100 mil e o caso será levado ao Conselho Mundial. Por enquanto está barato, já que em 2002 a multa foi de US$ 1 milhão, mas a coisa pode ficar mais feia. Mas ainda tenho minhas dúvidas. A Ferrari tem um poder político impressionante. Para mim o certo seria desclassificar os dois pilotos dessa corrida.
Vamos ver como isso vai terminar, porque essa história ainda dá pano para manga.

3 comentários:

  1. JOHNEGILLES...................................... É bom estar de volta heim? bom vamos começar pela menssagem do Alonso, meus caros amigos da rede globo não sabem ao que o espanhou respondia, em relação ao " isto é ridiculo", e ficaram deduzindo, o que muitas pessoas começaram a dizer que era fato. em segundo o Barrichello na época sabia que se ele não interessase pela vaga, uns dois milhões de pilotos ha queriam, por isto ficou e bate recordis de participações por gps. Com o Massa é a mesma coisa, ele sabe o quanto o Kimmi faturou sendo liberado, e a Ferrari não reclamou ou seja uma mixaria. o banco Santander talvéz pode ter voz na equipe, afinal foi eles quem deram uma força no contrato do Alonso lembram? O que as pessoas não compreendem é que quando o Vettel bateu com o Webber, todo mundo ficou dizendo que tinham de dar preferencia para um pois a equipe se prejudicou e blá,blá... agora a choradeira no Brasil de novo! ou seja quando é com os outros não tem portância, o Berger dava uma forcinha para o Senna e nimguém se lembra. Agora tem gente falando em queimar as roupas que comprou da ferrari ou mesmo suas miniaturas, sabendo que todo esporte tem a "mala preta", isso sim é ridiculo. Abraços.

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  2. É verdade cara, isso não é novidade, o que mudou de uns anos pra cá foi justamente a transmissão do rádio para o mundo todo.
    O Berger era escudeiro na Mclaren, o Patrese fez esse papel na Williams, o próprio Villeneuve ajudou o Scheckter em 79. Mas depois do Barrichello as coisas mudaram, e de fato a f-1 hoje coloca os negócios muito a frente da disputa.
    mas também há outros fatores, e vou repetir aqui o que disse a um amigo meu. O Massa acabou colhendo o que plantou. No caso do Webber eu acho que ficou claro o recado da Red Bull: "Webber, vc sempre foi um piloto mediano, nós te tiramos da sarjeta pra uma equipe de ponta e o que a gente espera é que vc seja o porto seguro da equipe. o Vettel é o cara rápido, o cara q vai ser campeao, e vc vai ser a voz da experiencia, o cara q vai trazer informações, que vai voar nos treinos e qnd preciso usar essa posição de classificação pra dar suporte". Aí aconteceu que o Webber começou a andar muito, ou seja, deu a resposta na pista, ganhando corrida, fazendo pole, o q de certa forma nao se esperava dele.

    O Massa foi exatamente o contrario. Tá 50 pontos atras do Alonso e mandaram ele abrir. Convenhamos tb q se ele nao diminuisse, continuasse de pé embaixo, e depois disso passasse a andar tao forte como o Alonso, levaria uma bronca e talvez ficasse por isso mesmo. Mas acho que o próprio Massa sabe q nao consegue andar tanto quanto o Alonso. Tava gritante a diferença, o Alonso tava andando mais rápido, encostou e nao passou. Aí tirou o pé, ficou quase 4 segundos atras, voltou a pisar e chegou de novo com uma facilidade absurda, tirando meio segundo por volta qnd queria.

    Eu até acho que nesse caso a FIA deveria punir, pra seguir a regra. Mas pra mim essa regra deveria ser abolida. Cada equipe tem que fazer o que quiser, a aceita o piloto que quiser. Não existe só a F-1 no mundo, e não existe só a Ferrari na F-1.

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  3. POis é, regra é regra. Se ela existe, lá, por mais sem propósito que seja, tem que ser cumprida por ora. A multa de US$100 mil para mim é muito branda. Acho que todos deviam ser punidos igualmente. MAs, como eu disse, o poder político da Ferrari é muito grande. Acho que vai ficar só por isso mesmo.

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