terça-feira, 6 de julho de 2010

[COPA DO MUNDO] Holanda na Final!

Desde que a Copa passou a ter 32 seleções, os jogos na fase de grupos pioraram bastante, já que a gente tem que assistir jogos de seleções sem muita tradição no futebol, mas que para a política da FIFA são importantes. Então, os jogos do mata-mata compensam a falta de emoção do início do torneio. Então, Uruguai e Holanda fizeram um jogaço, que compensou a espera pelas semifinais. 

Um jogo muito disputado, que chegou a ser até meio violento no início. Destaque para Mark Van Bommel, que bateu o jogo inteiro e só foi levar cartão amarelo no fim do jogo por ter entrado em campo sem autorização. Logo aos 18min, van Bronckhorst acertou um petardo mp ângulo, de fora da área, e fez um golaço, daqueles que podem ser considerados como um dos mais bonitos da Copa. A Holanda, mesmo com o gol, estava nervosa, e por isso os uruguaios foram pra cima. E ai, a Jabulani, tão execrada pelos jogadores, foi mais uma vez protagonista. Fórlan chutou de longe, a bola fez uma curva no meio do caminho e enganou o goleiro Stekelenburg. 1x1, o jogo continuava aberto.

No segundo tempo, o panorama pouco mudou, e o Uruguai pressionava mais, porém o que faltava nos uruguaios sobrava nos holandeses. O talento de Sneijder e Robben falava mais alto, mas a raça uruguaia equilibrava o jogo. Mas a sorte falou do lado laranja, que num lance decisivo, Sneijder fez 2x1, num gol que van Pierse em impedimento atrapalhou o goleiro Muslera. Apesar de irregular, não dá para culpar o bandeirinha por isso. Enquanto a FIFA insistir em não usar a tecnologia no futebol, vamos continuar culpando ou desculpando os árbitros por causa desses erros. O gol desestabilizou o Uruguai, que logo tomou o terceiro, com Robben, de cabeça. Os uruguaios não desistiram, e pressionavam enquanto que a Holanda tocava a bola, esperando o tempo passar. Nos descontos, Maxi Pereira ainda marcou um belo gol, que empurrou a Celeste para o ataque, mas já não havia mais tempo (clique aqui para ver os gols). A Holanda, depois de 32 anos, está de volta em uma final de Copa do Mundo.

Amanhã tem a outra semifinal, e reafirmo meu voto na Alemanha. Mas se for outro jogaço como foi o de hoje, já está de bom tamanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga pra mim...