domingo, 9 de maio de 2010

[FÓRMULA 1] E a F1 chega a Europa

Desde os treinos de quinta feira a Red Bull mostrou toda a sua superioridade em termos de desempenho do carro, fez a dobradinha ontem na primeira fila e Mark Webber venceu a corrida quase que de ponta a ponta. Mas o carro ainda não é 100% confiável, já quase quase tirou Vettel da corrida com problemas nos freios já quase no fim da corrida, mas a sorte estava ao lado de Vettel e ele acabou a corrida em terceiro. Vamos a prova então.

Nas primeiras corridas, o diferencial foi a chuva, foi por conta dela que tivemos corridas tão boas no início da temporada, seja na própria corrida, seja durante os treinos classificatórios como foi na Malásia. Bem, dessa vez ela não veio, e num circuito como esse de Barcelona, não dava para esperar muita emoção, e de fato não foi uma grande corrida.

A largada foi limpa, sem toques, todo mundo praticamente no mesmo lugar que largou salvo algumas exceções, como Massa que saltou duas posições na frente, de nono para sétimo. Lá atrás Barrichello foi o destaque, pulando quatro posições na frente da que largou, ao final da primeira curva ele já aparecia em décimo terceiro, fez uma boa corrida e acabou na zona de pontuação, em nono, saiu no lucro depois da chuva de pedrinhas no treino de sábado que o atrapalhou na volta rápida somado ainda, segundo ele, a tentativa de comunicação do engenheiro com ele durante essa mesma volta, com um rádio ruim, Rubens alegou que perdeu o foco e a concentração tentando entender o que o engenheiro dizia.


Largada em Barcelona

Voltando a corrida, foi a primeira corrida apagada do Kubica esse ano, largou mal mas ainda acabou a corrida em oitavo, acabou só uma posição atrás da que largou. Outra coisa que preciso falar aqui é sobre as equipes pequenas. Começou com a largada, Bruno Senna me deu a impressão de ter largado bem, mas aí no fim da primeira volta teve que entrar nos boxes para em seguida abandonar. Nem para serem ultrapassados esse carros tem ritmo, o Chandhok acabou quebrando um pedaço da asa dianterira do Felipe. Enfim, é muito bom ver um grid cheio e as pequenas terem oportunidade de correr na principal categoria do automobilismo mundial, mas é gritante a diferença e até cruel fazer equipes com orçamentos tão limitados concorrer com equipes com orçamentos exorbitantes, algo tem que ser feito logo. Já pensou semana quem vem, em Mônaco, com aquelas ruas estreitas, sem espaço para tirar o carro de lado para evitar colisões? Já dizem que irão dividir o treino em duas partes, vamos ver no que isso vai dar.

Webber foi seguindo em frente com um ótimo ritmo e abriu mais de três segundos para Vettel que tinha Hamilton muito próximo em terceiro quando as paradas para os pits começaram. A maioria fez a troca de pneus com pinta de fazer uma parada apenas durante a corrida, mesmo sendo essa pista daquelas que costuma ter um grande gasto nos pneus. Ao fim dos pits os 10 primeiros eram Webber, Hamilton, que ganhou a posição de Vettel depois do erro que a RBR cometeu, Alonso, Schumacher, Button, Massa, Sutil, Kubica e Barrichelo.

Um briga boa aconteceu entre Schumacher e Button pela quinta posição. Claramente a McLaren era muito mais rápida em reta, mas não adiantou muito, mesmo pegando o vácuo do alemão, o inglês não conseguia acertar o ponto da freada no fim da reta, fora que Schumacher se defendeu muito bem também. Button acabou desistindo da disputa, não compensava, o gasto de pneus é ainda maior quando está atrás de outro carro, ele corria o risco de colisão e acabar perdendo pontos preciosos, já que ele é o atual líder do campeonato. Então ficou nisso o restante da corrida.

Webber tranquilão lá na frente ficou ainda mais tranquilo depois da ultrapassagem de Hamilton em Vettel, de início notava-se claramente que a McLaren estava segurando o ritmo da RBR, já que Webber abriu 10 segundos de vantagem para o segundo, mas ao longo da prova deu para notar que o carro de Vettel estava com problemas mesmo. Enquanto Webber já abria cerca de 16 segundos para Hamilton, Vettel tinha um carro claramente instável nas mãos, deu uma escapada e teve que ir para um segundo pit stop, jogando a terceira posição no colo do Alonso para delírio da torcida espanhola. Depois confirmou-se que ele estava com problemas nos freios. Esse carro da RBR é fantástico, mas ainda inspira cuidado com relação a confiabilidade do carro em ritmo de corrida. O Reginaldo Leme, disse durante a transmissão que Vettel exige muito do carro durante os treinos e acaba meio que desgastando o carro para corrida, mas acho que o problema principal não é esse, visto que Webber é um piloto que guia de forma mais tranquila, e também já teve problemas com seu carro esse ano durante uma corrida.

A dez voltas do fim, ninguém ameaçava ninguém, todo mundo estava apenas tentando levar o carro até o fim da corrida. Foi quando o inesperado aconteceu. Fato, era de se duvidar que os pneus iriam aguentar firme até o fim da corrida com o alto desgaste que essa pista proporciona, mas confesso que não esperava ver um pneu furado. Aconteceu com Hamilton, na penúltima volta. Mesmo com um estilo agressivo de pilotar, Hamilton teve muito azar e Alonso, de novo, muita sorte. Acabou a prova em segundo, Vettel, que quase abandonou a prova, acabou herdando um lugar no pódio também. E a corrida terminou assim: Webber, uma década na frente de Alonso, Vettel, Schumacher, Button, Massa, Sutil, Kubica, Barrichelo e Alguersuari.

Alonso, segundo, foi quem se deu melhor na corrida. (Foto: AP Photo/Manu Fernandez)
Alonso fez a festa da torcida espanhola com a segunda posição que veio praticamente de graça.

Com esse resultado, o campeonato deu uma embolada. Button continua líder com 70, mas apenas três pontos a frente de Alonso, seguido de Vettel com 60, Webber com 53 e Rosberg com 50. Nos construtores, Ferrari deu uma encostada na Mclaren, baixando para três também a diferença entre as equipes.

A próxima etapa já é semana que vem, a clássica corrida em Mônaco. A semana provavelmente terá algumas discussões sobre a segurança, como disse anteriormente. É realmente um perigo carros com um ritmo tão abaixo da média num circuito tão estreito quanto é Mônaco. Então até quinta, que é quando começam os treinos por lá teremos uma resposta se alguma mudança será feita.

Então, até semana que vem.

2 comentários:

  1. Bem, acabou de sair uma entrevista com o Bruno, admitindo que o abandono foi por erro dele. O que não muda o fato de que as equipes pequenas precisam de ajustes de qualquer forma.

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  2. JOHNEGILLES................ CLARO QUE AS PEQUENAS VÃO ATRAPALHAR, MAS PARECE Q O CONTRATO QUE ELES ASSINARAM ERA DE TETO DE ORÇAMENTO. O MOSLEY PELO MENOS PENSAVA EM COMPETIÇÃO. O TODT VAI AFUNDAR A FORMULA 1 E BENEFICIAR A FERRARI

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