quarta-feira, 24 de março de 2010

[MÚSICA] O Sol Sempre Brilha na Tv

Nos agora longínquos anos 90, bem no início mesmo, aconteceu um festival no Rio de Janeiro chamado "Rock in Rio 2" que apresentou várias bandas e cantores que estavam no auge naqueles tempos. George Michael, Prince, Guns N' Roses, Megadeth, entre outros. E, no meio desses, um trio norueguês, que é considerado o pioneiro no chamado "SynthPop", colocava seu nome no Livro dos Recordes. Mais de 190mil pessoas pagaram ingresso para assistir ao show do A-Ha no Maracanã, o maior público já registrado num evento musical. Nessa mesma época, o A-ha lotou vários outros estádios no país, inclusive o Mané Garrincha, aqui no DF. Depois de muito sucesso, terminaram, voltaram e agora se despediram dos fãs numa turnê mundial, que, inexplicavelmente, aportou mais uma vez na cidade.

Antes de mais nada, farei uma confissão. Um exercício interessante que eu tenho feito ultimamente é tentar entender como funciona a cabeça do pessoal que organiza shows no Distrito Federal. Inicialmente, o show estava marcado para o Centro de Convenções, que foi reformado recentemente e possui um auditório daqueles. Mas mudaram para o Ginásio Nilson Nelson, conhecido pela péssima acústica para shows. Mas enfim, lá cabe mais gente, tentaram ganhar uns trocados a mais, porém esqueceram de vender os ingressos que sobraram. A parte superior do ginásio ficou completamente vazia. Vai entender esse povo...

Ao contrário de uma semana antes, quando o último Bad Boy do Rock n' Roll apareceu na cidade com uma hora e meia de atraso (clique aqui para ler como foi), o profissionalismo reinou e o trio entrou as 22:10 (o show estava marcado para as 22hs). Da primeira à sexta canção, pouca gente cantava. Eram as músicas novas, compostas na volta da banda em 2000, com o disco "Minor Earth Major Sky". A partir daí, quando as músicas da fase clássica da banda foram tocadas, o público se agitou. Lá pelas tantas, o vocalista Morten Harket avisou aos presentes que estava com uma infecção na garganta e por isso que não conseguia cantar as músicas mais altas, quando não dava umas desafinadas de vez em quando. Mas mesmo assim, ele continuava cantando PRA CARAMBA! Não sei o que ele fez, mas eu quero saber como manter a voz daquele jeito mesmo com a tal infecção.

E aí vieram os clássicos, os hits da banda. E tome Move to Memphis, The Blood That Moves the Body, Stay on These Roads, Scoundrel Days (cantada em plenos pulmões pelos presentes, já que Morten não conseguia), I've Been Losing You, e vários outros. O bis contou com a balada Hunting High And Low, que dá título ao primeiro disco da banda, e The Sun Always Shine on Tv, que dá título a esse post. O segundo bis veio com a mais que clássica "Take on Me", que quase pôs o ginásio abaixo. Só por terem tocado essa música, valeu o preço salgado do ingresso. 

Showzaço!!!

2 comentários:

  1. Deu vontade de estar lá! No próximo eu vou...
    Abraço!
    http://aurosgestao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa, enlouqueci. Foi detonante, duas horas de show, com o profissionalismo que faltou ao Axl (duas horas de atraso é uma falta de respeito com quem pagou ingresso né?)
    Magne foi super simpático e o Morten mesmo de garganta ruim detonou tb.

    Valeu muito o ingresso.
    :)

    ResponderExcluir

Diga pra mim...