sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

[POLÍTICA] Pensem no Haiti...

As imagens correram o mundo. Praticamente uma cidade INTEIRA foi destruída por um terremoto de 7,9 graus na escala Richter. Prédios importantes, como a sede da ONU e o Palácio Presidencial estão em ruínas. Todos os países do mundo juntam forças para reconstruir outro país, o Haiti, o mais pobre do mundo se você tirar o continente africano da lista. O número de mortos pode chegar a 50mil, mas ninguém duvida que possa ser o dobro disso. E se isso acontecer, passa a ser a pior tragédia da história. Mas, o que acontece no mundo daqueles chamados "bem esclarecidos" (leitores da Veja, Folha, Estadão, O Globo, etc) de nosso país?

Simples. Esquecem que lá morreram milhares de pessoas, culpam o governo federal (precisamente a figura do Presidente) e reclamam que o mesmo não deu atenção as tragédias de Angra dos Reis, coincidência ou não, paraíso dos chiques e famosos do Brasil. Por isso, que se lasquem os pobres do Haiti. Esquecem que o Brasil lidera a força de paz na ONU. Esquecem também muitas das pousadas estavam situadas em locais irregulares pois, para agradar ricos e famosos, como o apresentador Luciano Huck (que tem até uma lei "batizada" com seu nome), prefeitura e estado do Rio sancionaram leis que permitiram as pousadas se instalarem naqueles locais. Ou seja, para os ricos nossa solidariedade, para os pobres "só lamento"?

Mas nem se lembraram, por exemplo, da maravilhosa proposta do candidato a presidente José Serra que, num momento que lembra aquela história do "se não tem pão, que comam brioches" (além de tirar verbas para cuidar de enchentes e/ou alagamentos), propôs que o município de São Luiz do Paraitinga, que teve TODO seu centro histórico destruído, mantivesse o carnaval da cidade. Construir casa, garantir acesso a água, reconstruir o centro histórico da cidade que garantia turismo e renda à cidade, nada disso passou pela cabeça do "estadista".

No fim, é sempre mais do mesmo. Um bando de gente querendo se aproveitar da tragédia alheia. Tvs do mundo mandam reporteres para filmar/narrar/escrever as coisas mais trágicas possíveis. Mas ajudar, ninguém está muito preocupado. Por isso, faço a divulgação das contas de entidades que estão juntando fundos para o Haiti. Quando souber onde podemos doar roupas e remédios, eu informo aqui.

Nome: Embaixada da República do Haiti
Banco: Banco do Brasil
Agência: 1606-3
CC: 91000-7
CNPJ: 04170237/0001-71

Nome: Comitê Internacional da Cruz Vermelha
Banco: HSBC
Agência: 1276
CC: 14526-84
CNPJ: 04359688/0001-51

Nome: Movimento Viva Rio
Banco: Banco do Brasil
Agência: 1769-8
CC: 5113-6
CNPJ: 00343941/0001-2


Ajudem o Haiti!!!!

Um comentário:

  1. Muito bom, Márcio! Gostei do enfoque... A cultura instalada é sempre de criticar, se mexer pra fazer alguma coisa é sempre o mais complicado!

    ResponderExcluir

Diga pra mim...