terça-feira, 19 de janeiro de 2010

[FUTEBOL] E começaram os Estaduais

Bem amigos do futebol!!! Podem colocar a músiquinha do Canal 100 para tocar!! A peleja começou, agora só termina em dezembro. Como vivemos no país do futebol, estávamos ansiosos pelo início dos campeonatos estaduais. Ou não...

Afinal, para que servem os estaduais? Antigamente, sem Tv e sem internet, o futebol era extremamente regionalizado. Tinhámos times do RJ, SP, MG, RS, BA, PE, CE, entre outros. Ou seja, torcíamos para os times de nossas cidades. Por isso, você vai a Belo Horizonte, por exemplo, e constata que lá a maioria das pessoas torce pro Galo. Se você for para Salvador, a maioria das pessoas torce pro Bahia. Se for para Porto Alegre, para Grêmio ou Internacional (aqui é empate técnico, ao contrário das outras cidades). Ou seja, torcíamos para as equipes que estavam ao nosso lado, como o time do bairro, o time da cidade, o time dos pobres, o time dos italianos. Viviámos o futebol mais de perto.

Depois que o rádio (leia Rádio Nacional) chegou com mais força no interior do país, o futebol passou a ser acompanhado a distância. Isso aconteceu porque a torcida agora passou a ser por um dos 4 grandes do Rio, onde a rádio estava instalada. Com a Tv se popularizando na década de 80, isso ficou ainda mais evidente. Década que o Flamengo ganhou tudo e mais um pouco, com a Tv Globo em seu auge, foi mole para fazer dele o time mais popular do Brasil. Se não fossem Zico e Roberto Marinho, o Flamengo não seria metade do que é hoje.

Coincidência ou não, depois dessa época os estaduais passaram a ser deficitários e pouco atrativos (tirando, claro, os campeonatos do Eixo Rio-SP). A mídia e a torcida passaram a não ser dos times do bairro, da cidade ou de uma parte da população local, mas para os times desses dois estados. E passamos a comemorar o título de um clube que nada tem a ver com a gente ou com nosso estado. E com isso, o futebol não se desenvolveu em outros lugares como se desenvolveu em outros estados (leia RJ, SP, MG e RS, os maiores centros).

Ontem, aconteceram as primeiras rodadas dos estaduais em 3 desses estados, somente Minas Gerais ficou de fora. Pelo que se viu, é bem provável que nada mudará nesses estaduais, que hoje servem de pré-temporada para o Brasileirão 2010. Bem que a CBF podia organizar seu calendário onde os times pudessem disputar os estaduais e o nacional na mesma data. Com mais times em atividades, mais times e jogadores, a qualidade tende a aumentar. Mas pedir algo para a CBF fora da primeira divisão e da Seleção não é algo saudável a se fazer, dá muita dor de cabeça...

3 comentários:

  1. concordo com as coisas q vc disse mlk! e amanhã tem meu VASCÃO!!! lutando pra ganhar alguma coisa decente esse ano heehehe
    abrah

    ResponderExcluir
  2. Esse ano, sem técnico medroso, o Galo despontará na liderança logo nas primeiras rodadas... :)

    ResponderExcluir
  3. Algumas emissoras locais investem na transmissão dos estaduais. Parece que a Record da Bahia vai transmitir o desse ano. Ano passado, o paraibano tb foi transmitido por uma emissora local. A TV Brasília transmitiu alguns jogos do Candango do ano passado. Agora, excluindo a Bahia, que tem a torcida do Vitória e do Bahia que são bem empolgadas, poucos assitem a esses jogos, por exemplo os do Candango (alguém conhece algum torcedor fanático do Ceilândia?).
    Enfim, as emissoras acabam desistindo de passar esses jogos, e optam por passar, pelo menos aqui em Brasília, os jogos dos eixo Rio-São Paulo.
    Acho que mesmo se por milagre, mudassem o calendário dos estaduais, pelo menos aqui em Brasília, onde os clubes agonizam, continuaria no mesmo esquema, com os mesmos jogos Rio-São Paulo.

    ResponderExcluir

Diga pra mim...