terça-feira, 12 de janeiro de 2010

[MÚSICA] 25 anos de Rock in Rio

Às vésperas de um show do Metallica em São Paulo, outro do Guns N' Roses e outro do A-Ha (ambos em Brasília), muita gente ainda se pergunta como eram aqueles tempos em que escutar rock no Brasil era coisa do Tinhoso. Antigamente (ou não), quem usasse camisas de banda com aqueles monstrengos horrorosos tipo o Eddie do Iron Maiden estava fadado ao mármore do inferno juntamente com todos os seus amigos que insistiam em, além de se vestir de (e somente de) preto, ainda resistiam aos padrões de beleza vingentes tentando deixar seus cabelos um pouco maiores que o limite do aceitável.

Até que, num hoje distante ano de 1985, o Brasil fervia. Ainda eram tempos de ditadura. O povo brasileiro tentou votar pra presidente já em 1985, mas as "Diretas Já" não foram aprovadas, frustando milhões de pessoas. A Copa de 1982 tinha passado e o futebol-arte do time de Telê tinha ficado pra trás. A música de protesto, com Chico, Caetano, Vandré, Gil, já não falava para os jovens. Eles (os jovens) procuravam novidades, e elas apareceram na pele da Blitz, Lulu Santos, Barão Vermelho, entre tantos outros. E um dia todos eles tocaram no mesmo festival, mudando pra sempre a mentalidade da cultura nacional e colocando de vez o Brasil no mapa dos shows internacionais.

Na mesma época, Tancredo Neves era eleito presidente no colégio eleitoral derrotando Paulo Maluf, velho oligarca paulista que ainda hoje consegue se eleger num estado que se diz o mais desenvolvido do país. A esperança de um Brasil melhor crescia, embalado pelo som de grupos que faziam os jovens voltarem a sonhar, coisa que a ditadura tinha cortado. Em dado momento, Lulu Santos cantou que via um novo começo de era com gente fina. Em outro, Cazuza e o Barão Vermelho afirmavam que estávamos por um triz de ver o dia nascer feliz de novo. A esperança ressurgia nas canções de uma nova geração.

No fim, um milhão de pessoas assitiram aos shows do Rock in Rio em 1985, um festival que deixou saudades. Mesmo depois de tanto sucesso, a próxima edição do festival só aconteceu 6 anos depois, e a terceira só aconteceria 10 anos depois, sem contar, é claro, com a versão "portuguesa" da franquia. Vale a pena assistir trechos dos shows do Queen, Barão Vermelho, Iron Maiden, Paralamas do Sucesso e da Blitz (clique nos nomes para ver algumas imagens), considerados os melhores do festival. Depois disso, praticamente todas as bandas voltaram para outras apresentações. A Geração anos 80 ganhou a mídia e entrou para a história. O termo "pop" finalmente foi implantado no país. E tudo porque, num dia de janeiro de 1985, o rock reinou absoluto no Brasil.

2 comentários:

  1. lendo essas coisas, eu queria ter nascido ainda antes pra poder ver bandas tipo led, bealtes, cream e outras... onde a preocupação era que estrada pegar e que droga tomar hehehehe

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não ser nascido nesta epoca ainda. Colhi bons frutos deste evento

    ResponderExcluir

Diga pra mim...