sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

[FÓRMULA 1] Changes

Bem, como disse no post anterior, a temporada 2010 vem cheia de expectativas. Primeiro é claro pela volta de Schumacher a principal categoria de automobilismo. Ele já declarou que voltou para ganhar pelo menos mais um título e não dá para duvidar da palavra de um hepta-campeão. Enfim, fora Schumacher há outras novidades para essa temporada.



Schumacher já como piloto oficial da Mercedes



Uma das mudanças mais significantes será o sistema de pontuação. Agora, dez pilotos pontuarão por etapa. O vencedor da corrida ganhará 25 pontos, o segundo colocado 20, o terceiro 15, o quarto 10, o quinto 8, sexto 6, sétimo 5, oitavo 3, nono 2 e décimo 1 ponto. A ultima alteração feita no sistema de pontuação foi no auge da era Schumacher, quando a diferença entre o primeiro e o segundo colocado foi diminuída de 4 para 2 pontos.


A outra mudança ocorrerá nos treinos. Ele continua dividido em 3 partes, porém, oito pilotos serão eliminados no Q1 e Q2 ao invés dos atuais 5, devido ao aumento no número de pilotos no grid, já que novas equipes entrarão no grid (depois falo mais sobre isso). Algo positivo como já falei por aqui, é que a última parte do treino não será mais aquela chatice sem fim dos pilotos queimando combustível para ficar mais leve e fazer a volta rápida para pole, que no fim não era a volta mais rápida do fim de semana, alcançada no Q2, quando os pilotos corriam com o taque vazio. Agora, todo mundo vai levinho para o Q3, já que a corrida vai começar com todo mundo de tanque cheio porque a outra mudança é que não a haverá mais reabastecimento durante as corridas, só troca de pneus, prática que deixou de acontecer em 93.


Agora as equipes novas, que são uma grande incógnita. Quatro equipe se increveram ano passado para correr esse ano: Lotus, Campos, Virgin e USF1. Dessas só a Lotus e a Virgin tem sua dupla de pilotos confirmada, mas para mim a USF1 é a que tem menos credibilidade, informações muito superficais, pois estamos quase na metade de janeiro e nada de confirmação de pilotos. Sei não, mas acho que ela não larga dia 14 de março, vamos ver.


Outras mudanças técnicas como o aumento do peso total do carro para 620 Kg, o fim das calotas aerodiâmicas e do KERS. Para quem gosta de torcer pelos brasileiros, teremos mais dois no grid: Bruno Senna que correrá pela Campos e Luca di Grassi pela Virgin. Eu pessoalmente me empolguei mais com a contratação de Kamui Kobayashi pela Sauber, que detonou no fim da temporada passada substituindo Timo Glock no GP do Brasil e de Abu Dhabi.


Bem, dia 14 de março começa a temporada no Bahrein, até lá ainda tem os testes em fevereiro. Vamos ver o que rola até lá.

14 comentários:

  1. Sim, mas diga o que vc acha q vai acontecer, quem vai ser campeao, quem vai ser rebaixado, etc, uai.

    ResponderExcluir
  2. Com essa confusão que tá a primeira temporada é difícil fazer uma previsão. MAs acho que Mercedes e Ferrari vem mais forte esse ano. Não sei pq, mas estou com o pé atrás com a McLaren, acho que com o Ron Dennis fora vai acontecer algo similar ao que aconteceu com Ferrari quando saiu o JEan Todt, mesmo com a melhora que aMcLAren teve na segunda metade do ano passado.
    Se eu fosse arriscar, ficaria em dúvida entre Ferrari e Mercedes.

    ResponderExcluir
  3. Você bota alguma esperança nos motores cosworth? Eu acho que eles são a grande icógnita. Se forem a draga dos últimos anos, nada de novo. Mas sei lá, quem sabe com regulamento novo eles não voltem a fazer alguns bons como já fizeram nos anos 80. Isso sim poderia deixar um pouco mais emocionante. Mas acho que acreditar nisso é ingenuidade da minha parte.

    ResponderExcluir
  4. Uai, pode até ser que aconteça. Você botava fé na Brawn? Quem sabe né? Desde que não seja um motor Renault
    :D

    ResponderExcluir
  5. Não fale isso que me lembro do desperdício que é o Kubica lá, hahaha.

    ResponderExcluir
  6. Nuss! Verdade. Coitado do Kubica. Talvez fosse melhor se ele tivesse permanecido na BMW

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Sensacional o retorno do Schumacão. Quero ver ele botar quente na bundinha daquele bando de piloto de autorama, logo nas primeiras corridas..
    Vai ter neguinho chorando apavorado se ele mandar uma pole logo de cara

    ResponderExcluir
  9. foda vai ser ver o galvão falando "shumi" como se fosse broder do cara hehhehe

    ResponderExcluir
  10. Rapaz, finalmente algum piloto capaz de por emoção na F1. Pq se for depender de Rubinho e Felipe Massa, ia ser uma monotonia só... :)

    ResponderExcluir
  11. Johnegilles...
    Bom no passado, estas equipes pequenas contavam com pilotos campeões em barbeiragem, as equipes explodiam tantos motores que davam para encher o lago Baikal de óleo.(o importante é que estão pagando).
    E os novos países que recebem a formula-1: Shina,Bahren,Turkia,Maylasia,Abu Dhabi,Singapure e este ano Coréia do Sul.(tão pagando).
    Alguém a propósito sabe onde encontrar uma foto do carro 2010? aguardo que não pareça com o desenho"orrida maluca"

    ResponderExcluir
  12. Johnegilles Me perdoem pelo erro acima o nome do desenho animado é "Corrida maluca".

    ResponderExcluir
  13. Johnegilles... Os tempos na formula 1 mudaram pois as tecnologias avançam a cada dia, o sistema de pontuações que antigamente beneficiavam seis pilotos agora serão dez, o modulo de treino classificatório vem se alterando de anos para cá.Mesmo sabendo de tudo isso as pessoas tem agrande mania de comparar o passado com o presente. Com base nisto o Schumacher será o grande termometro de comparação das épocas distintas?

    ResponderExcluir

Diga pra mim...