quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Até Chico Mendes...

...sabia disso nos anos 80.

Mas enfim, o blog voltou a ter um pouco de movimento...

Para quem ainda não sabe, me tornei vegetariano no dia 20 de abril desse mês. Na verdade, eu ainda como peixes para ter algum tipo de proteína, mas isso se resume muito raramente ao sushi do mês. Prometo que não serei daqueles que tentam a doutrinação, até porque minhas experiências com outros vegetarianos não são das melhores. Decidi por "n" motivos e se alguém quiser saber, me pergunte se me encontrar.

Pois bem, transcrevo matéria que li no Uol Saúde. Podem ler, garanto que é bem divertido...

Até a próxima.


Especialista recomenda vegetarianismo contra a mudança climática

O mundo deveria se tornar vegetariano para combater com sucesso a mudança climática, já que o efeito estufa do gás metano liberado por vacas e porcos é 23 vezes mais potente que o do dióxido de carbono, segundo uma das maiores autoridades britânicas no assunto.
Em declarações ao jornal "The Times", lorde Stern, autor de um relatório sobre a economia da mudança climática encomendado pelo Governo do Reino Unido, disse que a pecuária destinada ao consumo de carne representa "um desperdício de água e contribui poderosamente para o efeito estufa".
Segundo números da ONU, a produção de carne é responsável por pelo menos 18% das emissões globais de CO2 no planeta. Para esta liberação, contribuem tanto a destruição de florestas para a pecuária extensiva como a produção de ração para animais.
A ONU também já disse que, caso a tendência atual se mantenha, o consumo mundial de carne poderá dobrar até 2050.
Com base nessas informações, Stern propõe que a cúpula sobre mudança climática de Copenhague (Dinamarca), marcada para dezembro, sobretaxe o preço da carne e de outros alimentos que, durante seu processo de produção, são responsáveis pela liberação de uma quantidade significativa de gases estufa.
O especialista britânico, que é vegetariano, prevê ainda que o hábito das pessoas em relação ao consumo de certos gêneros alimentícios mudará até que comer carne se tornará algo inaceitável.
"Acho que é importante as pessoas refletirem sobre suas ações, e isto também tem a ver com o que se come", diz lorde Stern, ex-economista do Banco Mundial e atual professor da London School of Economics.
Ainda segundo o especialista, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deveria participar pessoalmente da cúpula de Copenhague, já que a liderança americana é extremamente necessária para alcance de um acordo significativo.
"Minha mensagem ao presidente Obama seria a seguinte: 'Vá a Copenhague, participe com um espírito de colaboração e leve essa mensagem ao povo americano'", declarou o cientista ao "The Times".

Um comentário:

  1. faz sentido, acho q o lance é diminuir a quantidade de carnes... parar parar acho difícil, pelo menos pra mim hehehe
    Posso escrever um posto pro SC, sobre dica de música

    ResponderExcluir

Diga pra mim...