sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Naquele tempo

Depois da cacetada que o Galo tomou ontem, hoje entro no site do Globo Esporte e vejo que uma matéria interessante. De um tempo onde o Galo impunha respeito e fazia os adversários sentirem medo.

O ano era 1969, a seleção, sob o comando de João Saldanha, acabara de se classificar pra Copa do México, após vencer o Paraguai por 1x0, gol de Pelé, no Maracanã. Yustrich era técnico do Galo e desafeto de Saldanha. Encarou o amistoso como final de campeonato e meteu 2x1 na seleção que um ano depois seria tricampeã na Copa do Mundo considerada por quase todos os cronistas esportivos e apaixonados por futebol como a melhor de todas as Copas (duvido que seja superada, pelo nível do futebol jogado hoje).

Jogando com a camisa da Federação Mineira de Futebol, Dario comandou o Galo e marcou o gol da vitória. Dizem que depois desse jogo o General Médici "sugeriu" que Saldanha convocasse o folclórico jogador. Eis que Saldanha, comunista de carteirinha, mandou a famosa frase "ele escala o ministério dele e eu escalo meu time", sendo demitido dias depois após um empate em 1x1 com o Bangu. Zagallo entrou em seu lugar, usou praticamente o mesmo time e deixou seu nome na história.

Para relembrar esse momento histórico, veja a matéria no site do Globo Esporte (clique aqui para ler). Tem a narração dos gols e algumas poucas imagens do confronto. Vale destacar a narração do locutor, que gritava "GOOOOOOOOL DO GALO VERMELHO!!!" (por causa da camisa da Federação Mineira de Futebol). Destaque também a torcida do Galo que, na época, gritava coisas inocentes como "olé, olá, o Galo tá botando pra quebrar!!" Tempos do futebol romântico, que não volta mais. Belo resgate da turma da Globo.

Atualização às 14:37: Entro no Globo Esporte de novo e vejo um Galo x Marias de 1988. O goleiro do Galo era o Rômulo, que só era pior que Taffarel na época. Pra variar, Galo saiu vencedor (clique aqui pra ver os gols). Lembro desse goleiro, tinha um poster desse time que foi bicampeão mineiro em 88/89. Bons tempos...

Atualização às 18:13: Entro no site da Tv Galo e vejo que disponibilizaram os gols da partida. Inclusive o gol de Pelé, em claríssimo impedimento. Veja você também (clique aqui)

Powered by Qumana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga pra mim...