quarta-feira, 10 de junho de 2009

O time do Quebra-Dedo e o time do Pé-Rapado

Hoje tem jogo do Brasil. Como no anterior, não irei ver. Como diz Juca Kfouri, essa é a seleção da CBF, uma seleção cujos atletas estão morando na Europa (em sua maioria) e nem um pouco preocupados com o torcedor brasileiro. Como já é sabido, a Seleção perde audiência a cada partida. Hoje é a oportunidade para que o torcedor volte a ter interesse por ela. Se jogar mal (como é de praxe em jogos em casa, inclusive), volta a agonia de pensar que o Brasil vai tomar outro passeio na Copa do ano que vem, igual ao que tomou na Alemanha.

Domingo, o Galo voltou a mostrar porque é um dos maiores times do país e merece todo o respeito. Apesar de que há 20 anos vem perdendo a hegemonia no estado para o outro time, aos poucos o Galo mostra que seu lugar não é torcer pra não cair, e sim disputar os primeiros lugares em todos os campeonatos que disputa. E isso se deve, basicamente, a chegada de Celso Roth. Sejamos honestos, eu não suporto o estilo de Roth, vindo do futebol gaúcho, que prima mais pela retranca do que pelo futebol ofensivo, marcado muito mais pelo resultado do que pela técnica. Vide os técnicos gaúchos como Felipão, Tite, Valdir Espinosa, além do próprio Celso Roth. Interessante ressaltar que, apesar desses mesmos técnicos, surgiram jogadores como Falcão, Nilmar, Renato Gaúcho e Ronaldinho Gaúcho, só pra ficar entre os maiores.

Pois bem, com Celso Roth, o Galo joga bem mais eficiente do que quando Leão era o técnico. Dizem que Roth é um estudioso do adversário, que fica vendo DVD’s com jogos para descobrir quais os pontos fracos dessas equipes. Foi o que aconteceu no jogo contra os Falsos. O Galo sabia que o time paranaense não está passando por um bom momento. (aliás, candidato seríssimo ao rebaixamento). Ou seja, esperou o adversário atacar, e jogava nos contra ataques. Conseguindo o gol, os Falsos se desesperariam. Foi exatamente o que aconteceu, ainda mais depois da expulsão do meia Marcinho. Júnior jogando de armador pôde mostrar toda a sua classe. Apesar de veterano, ainda joga muita bola. Diego Tardelli voltou a fazer gols com a bola correndo, e Eder Luis, mesmo com os dois gols que fez, tem que levar um puxão de orelhas para aprender a jogar pelo time. Continua sendo fominha. É habilidoso, artilheiro, mas sozinho ele não é nada. Tomara que ele leia este blog, quem sabe ele fica mais humilde e solta a bola.

Vocês viram o que fez atacante Kleber, que joga nas Marias? Pois bem. Eu acredito que ele é aquele tipo de jogador como é Fábio Costa, por exemplo. Jogador desleal, que passa o jogo inteiro dando pontapé e cotovelada. Fábio Costa tirou o lateral Gustavo Nery por dois meses depois de entrada criminosa num lance no jogo Santo André e Santos, parecido com aquele pênalti que ele cometeu em Tinga, no campeonato de 2005, no Pacaembu, mas que Marcio Rezende de Freitas, o juiz mais “caseiro” do Brasil, não marcou. Kleber foi expulso do jogo contra o Internacional depois de empurrar Marcelo Cordeiro e pisar no pé do goleiro Lauro. Vale ressaltar que Lauro perdeu a cabeça e chutou o jogador das Marias. Depois, com cara de coitado, ameaçou sair do país porque se sente perseguido. É de uma cara de pau inacreditável. Poucos se lembram mas ano passado, quando defendia o Palmeiras, Kleber adorava participar de julgamentos do STJD. Ou seja, ele não é nem nunca foi santo. Pra mim, pode sair, não faz falta nenhuma. Imagina você ter um jogador do seu time que é expulso todo jogo. Não vale o investimento.

Esse campeonato brasileiro vai ser o melhor dos últimos anos. Muitos dos bons jogadores que aqui surgiram ainda estão no país, devido a crise que assolou o mundo no ano passado. Por isso, o nível subiu. Quem sabe um dia tenhamos um campeonato brasileiro com Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Pato, Júlio Cesar, e que assim possamos ter também uma seleção com maioria de jogadores do Brasil.

Bom feriado pra todo mundo...

PS: E um abraço especial ao pessoal de Luanda, Angola, novos visitantes do Simples Capital.

2 comentários:

  1. não tem como ser o melhor campeonato se o gigante da colina não está participando! galo é cavalo paraguaio! luta por uma vaga na mercosul, apenas!

    ResponderExcluir

Diga pra mim...