domingo, 31 de maio de 2009

O velhinho sempre vem...

Em fevereiro desse ano, o bom velhinho Oscar Niemeyer apresentou um projeto que causou muita polêmica aqui no DF. Batizado de “Praça da Soberania”, esse projeto defendia a construção de uma praça no meio da Esplanada dos Ministérios, entre a Rodoviária e o Congresso. O projeto consistia na construção de um prédio onde ficaria o Memorial dos Presidentes do Brasil, além de um obelisco (??!?!?!?!) de 100m de altura. A maquete do projeto está na foto ao lado.

Segundo Niemeyer, “Toda capital tem que ter uma praça aonde o povo chega e se espanta. (…) Será um grande monumento em triângulo para mostrar o progresso de nosso país. É para causar perplexidade em quem vê”. A ideia então é só fazer o visitante se espantar? Niemeyer merece toda consideração do povo de Brasília. Afinal, projetou diversos prédios da capital do país, os palácios, monumento, e o escambau. Mas seus últimos projetos foram horrorosos, e só foram construídos porque foram projetados por ele. Se fossem projetados por qualquer outro arquiteto, seriam sumariamente negados “por absurdo”, ao contrário dos dele, que estão “em debate”.

Pesquisando no Google, achei o site que Niemeyer fez a declaração acima. Esse mesmo site mostra os motivos que fizeram o bom velhinho apresentar tal projeto. São eles: a necessidade de estacionamento para veículos na região; um pedido do atual Presidente da República por um Memorial dos Presidentes; um pedido do governador do DF por um Monumento ao Cinquentenário de Brasília e a necessidade de um espaço de convívio na Esplanada.

Analisemos os fatos. A Esplanada precisa de vagas? Sem dúvida. Mas não seria mais lógico gastar dinheiro arrumando o transporte público do que construindo mais vagas? Por que não pegar esse dinheiro e usar para comprar mais ônibus e/ou mais trens para o metrô? Afinal, quanto mais vagas disponíveis, mais carros, e mais carros, mais engarrafamentos e mais poluição. Antigamente, para mostrar “progresso”, as cidades foram abarrotadas de concreto. A Esplanada ainda possui um grande gramado que vai (coincidência ou não) da Rodoviária a Praça dos 3 Poderes. E querem ainda tirar o pouco do verde que ainda resta?

Niemeyer parou nos anos 50. Por que acho isso? Basta ver o “Complexo da República”. A area que abriga o Museu da República e a Biblioteca “Nacional*” confirma exatamente aquilo que disse. Ali, não tem NENHUMA árvore e NENHUMA sombra. A Biblioteca “Nacional*” foi feita de uma maneira que o Sol incide sobre os livros quase que o dia todo. Foram gastos mais um montão de dinheiro para “consertar” a obra de Niemeyer, que projetou uma biblioteca sem consultar NENHUM bibliotecário. E quem vai ali percebe o tanto que o local é quente, por causa do concreto usado na construção do Complexo.

Será também que não existe nenhum outro espaço para abrigar o tal Memorial dos Presidentes e o tal Memorial de Brasília? Existem outros espaços, como no Eixo Monumental, por exemplo. Ou então, aproveita que a especulação imobiliária em Brasília está absurda e constrói um prédio para eles e cobra o olho da cara. Aí se ganha dinheiro duas vezes. E Brasília não merece um obelisco de 100m para lembrar de seus 50 anos.

E o tal espaço de convívio já existe e se chama Praça dos 3 Poderes. Só quem não mora em Brasília para achar que a cidade precisa desse espaço de convívio naquela região. Se querem gastar dinheiro em um praça, gaste lá, colocando banheiros e/ou outras coisas que seriam necessárias para atrair ainda mais pessoas para aquele lugar. Ou existe alguém aqui do DF que nunca foi para lá tomar vinho e/ou tocar violão, por exemplo?

Essa semana Niemeyer mostrou uma nova versão do projeto. Mudou o prédio de lugar e o obelisco foi reduzido a 50m. Mas a pergunta que fica é: mudou alguma coisa? Continua sendo um projeto horroroso.

Niemeyer acha que é dono de Brasília e que tudo ele propor será aceito sem questionamentos. Por isso, sugiro a ele vir morar na cidade para ele ver as reais necessidades daqui. Mas acho que ele não virá, já que deve ser muito difícil deixar sua vida de comunista ateu na cobertura de frente pro mar que ele mora em Copacabana.

Para terminar, sugiro a leitura de um texto no blog do professor Marcelo Hermes sobre assunto.

Paz, até a próxima...

*Só uma brincadeira Biblioteca “Nacional”. Coisa de bibliotecário...

Um comentário:

  1. eh mlk, concordo com vc sobre as vagas a mais na esplanada... o véio tá maluco! com certeza é melhor o verde da árvore do que o cinza do concreto! mas tem gente q acha isso uma besteira neh!

    ResponderExcluir

Diga pra mim...