quinta-feira, 28 de maio de 2009

Barça!!! Barça!!! Barça!!!

Ser trabalhador honesto tem suas desvantagens. Uma delas é que você tem que trabalhar enquanto jogos como Barcelona x Manchester são transmitidos em algum canal de televisão. Aí temos que apelar para o velho radinho, e escutar os jogos com narradores beirando ao infarto para passar a emoção das partidas. Aproveito e faço um apelo para os possíveis narradores que visitam esse blog para que passem a narrar os jogos com o MÍNIMO de emoção.

Continuando, liguei meu radinho na rádio Eldorado e percebi que essa final da Copa dos Campeões seriam diferenciada. Esses dois times hoje são, disparado, os melhores do mundo. Há muito não havia um embate entre jogadores do quilate de Cristiano Ronaldo e Messi. E mais, é impressionante a qualidade técnica do jogo. Não da para comparar, os melhores estão na Europa, e por mais que tentemos, estaremos sempre um passo atrás deles.

Voltando ao jogo, o Manchester começou tentando impor a sua já conhecido eficiência desde o início. Mas como o futebol é disparado o mais ingrato dos esportes, no primeiro lance de perigo, Eto'o fez 1x0. Ai o Manchester sentiu, e o Barça passou a tocar a bola e impor seu jogo como fez durante todo campeonato. Alex Ferguson, com mais de 20 anos de Manchester, se viu envolvido pelo novato Guardiola, que viu Xavi fazer um cruzamento perfeito para o baixinho Messi marcar de cabeça e fechar o placar em 2x0. Cristiano Ronaldo não conseguia sair da marcação de Puyol e por vários momentos "apelou" com o zagueiro espanhol. De novo, o arrogante atacante português teve que aguentar os rivais comemorarem a vitória.

Pra mim, esse jogo mostrou basicamente uma coisa: ainda há esperança. O futebol-arte, o futebol bonito, bem jogado, pode sim ser utilizado e vitorioso ao mesmo tempo. Principalmente após a Copa de 82, com a vitória da burocracia italiana e com a derrota da arte brasileira, passamos a achar que futebol-arte não ganhava jogo. O Barça mostrou, em pleno Século XVI que isso é possível. Tomara que vire moda. Parabéns a Catalunha e a cidade de Barcelona, novamente o centro do futebol mundial.

Paz, até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga pra mim...