quinta-feira, 21 de maio de 2009

Grande Mindlin!!!

Como eu sou um completo vagabundo qualificado durante a manhã (se tudo der certo, espero não ser mais um dia), me dou ao luxo de fazer certas coisas que pessoas normais (entendam como trabalhadores/estudantes) não fazem, como abrir a porta e ler o jornal ou ligar a tv e ficar vendo a programação matutina dos canais. De vez em quando passam alguns clipes legais, algumas notícias legais, mas no geral pouquíssima coisa interessante.

Menos hoje!!! Como disse, quem não é vagabundo como eu não pôde ver a reportagem do Bom Dia Brasil sobre a Coleção Brasiliana. O que? Você não sabe o que é isso? Então clique aqui e seja feliz.

O mais impressionante é a evolução das coisas. Nós bibliotecários somos bombardeados contantemente pelas mesmas coisas/conceitos, e um deles é o tal conceito das "novas tecnologias". Particularmente, o volume de informação disseminado hoje é infinitamente maior que há 30 anos atrás. Mas esse conceito é extremamente vago. Passei 6 anos na faculdade (entre greves, "MI's", etc) e em TODAS as disciplinas aparecia essa expressão. Tirando uma ou outra situação, eu nunca consegui perceber a real utilidade disso na área. Até ver essa reportagem. Finalmente pude entender ao menos um pouco o que uma pancada de professor picareta tentou me explicar e não entendi (ou não consegui entender).

Vejam o vídeo. Eu achei simplesmente genial o robozinho. É bem capaz dele não ser assim tão "novidade" quanto eu estou achando que é. Mas quem teve essa ideia foi simplesmente brilhante. Talvez quem inventou não tinha a intenção de ajudar a biblioteconomia em si, mas no futuro tenho absoluta certeza que esse robô aí vai ser tão essencial quanto o computador é hoje na minha profissão (e em todas as outras né?).

Façamos então uma justa homenagem ao grande José Mindlin, o velhinho da foto com sua IMENSA coleção de livros. Esse rapaz aí guardou preciosidades incaculáveis. Poucos tinham acesso a esse acervo, agora, com esse projeto, todo mundo terá. Quando estiver disponível algum exemplar, com certeza vou dar uma olhada. Esse sujeito merece um busto na Biblioteca Nacional.

Paz, até a próxima...

2 comentários:

  1. E vc foi praticamente "obrigado" a aprender um poco sobre a vida do tal velhinho, hein?
    Acho que ele merece um busto tanto ou mais que Rubem Borba!
    Ainda bem que ele teve disponilidade e dinheiro pra formar uma coleção desse porte, que eu até duvido que alguma instituição tenha acervo tão rico!
    Um beijo e vai trabalhar Marcio! kkkkkkkkkkkkkkk

    Marcela

    ResponderExcluir
  2. Que isso cara, sou um trabalhador é vi essa parada. Assisto quase todos os dias, afinal só entro as 15h.

    Sérgio

    ResponderExcluir

Diga pra mim...