quarta-feira, 13 de maio de 2009

Defendeu o goleiro!!!!

Vocês já devem ter percebido que eu adoro futebol. Mais certo ainda que o futebol não gosta muito de mim, principalmente aquele time lá de Minas Gerais. De uns anos pra cá, tenho me especializado em analisar como é a comemoração dos outros times. Pois é, mas sempre tenho fé que as coisas mudarão para melhor.

Ontem a Libertadores viu um belo jogo. Palmeiras x Sport. Eu não assisti porque estava numa audição na BSB Musical. Depois da audição ainda teve um pouco de comemorações pelo feito alcançado, vi apenas a disputa de penaltis. E mais uma vez, aquela máxima que diz que "um grande time começa com um grande goleiro" nunca foi tão verdadeira.


Meus maiores ídolos no futebol sempre foram os goleiros. Talvez porque a gente ache que, se temos um goleiro excelente lá atrás, pelo menos perder não perderemos. Meu ídolo maior no futebol se chama Cláudio André Taffarel, goleiro que começou no Internacional e passou pelo Galo durante 3 anos, colecionando defesas impossíveis e frangos homéricos. Nada tira da minha cabeça a Olimpíada de Seul, onde Brasil x Alemanha foram para os penaltis e o grande Taffarel defendeu 3 cobranças.

Curiosamente, não me lembro, por exemplo, do atacante do time do Galo de 1992. Acho que era Aílton. Mas o goleiro era o depois secretário de esportes de Belo Horizonte, João Leite. De 1993, era Luis Henrique, que tomou 4 frangaços do América. De 1994, era Humberto, que tomou um golaço do Marcelinho Carioca na semifinal do Brasileiro, com 94 mil pessoas no Mineirão. Depois, de 1995 a 1998, Taffarel, o maior de todos. Veio 1999, com Velloso até 2002, 2002 com Eduardo, 2003 a 2004 Danrlei, até ele começar a tomar uns frangos e ser substituído pelo Bruno, que foi pro Flamengo, dando chance a Diego. E aí a saga dos goleiros do Galo indo de mal a pior, como podem ver os últimos resultados. Não gosto nem de falar o nomes deles, pra não dar mais azar que já vem tendo.

Voltando, ontem tivemos uma noite quase inesquecível para os fãs de Marcos. Goleiro de seleção, Marcos classificou o Palmeiras dois anos seguidos na Libertadores da América, ambas contra o Corinthians. Foi campeão da Libertadores em 1999, campeão do Mundo com a Seleção em 2002 e andava meio sumido, sempre metido em contusões e melhorando a forma física.

Acredito que a felicidade mostrada pela imprensa esportiva hoje não se limita somente a classificação do Palmeiras. Acredito eu que todos estavam torcendo para que Marcos ressurgisse no futebol. Juca Kfouri até escreveu em seu blog que o reserva de Júlio César na seleção da CBF deveria ser Marcos e não Doni. Particularmente, acho a disputa desleal, até porque Marcos é muito melhor goleiro que Doni. Mas há um certo exagero, afinal, por mais experiente que Marcos seja, precisa defender muito ainda para voltar à Seleção.

Fico um pouco triste pois queria que o Sport avançasse mais na Copa Libertadores. Infelizmente, não deu dessa vez. Tomara que o futebol do Nordeste volte a dar as caras no país. Acho muito mais legal ver um jogo como Bahia x Sport do que um jogo como Barueri x Santo André.

Paz, até a próxima...

2 comentários:

  1. QUE PREGUIÇA DESSE POST!

    ass.: você sabe quem =D

    ResponderExcluir
  2. jogão foi hj mlk! Vasco 4 x 0 vitória-ba foi de mais, fora o baile... mas confesso q não esperava hehehe o time do vitória sapecou o Vascão ano passado, duas vezes... foda... mas hj eh nóis!!! VAAAAAAAAAASSSSSSSSSSSCCCCCCOOOOOOOOOOOOO!

    ResponderExcluir

Diga pra mim...