sexta-feira, 13 de março de 2009

A Seleção do Dunga

Nos próximos dias, a seleção da CBF vai disputar duas partidas pelas Eliminatórias da Copa de 2010, na África do Sul, e o técnico Dunga já fez a sua convocação. Segue a lista abaixo:

Goleiros: Doni (Roma-ITA) e Júlio César (Inter-ITA)
Laterais: Daniel Alves (Barcelona-ESP), Maicon (Inter-ITA), Kléber (Inter) e Marcelo (Real Madrid-ESP)
Zagueiros: Lúcio (Bayern-ALE), Luisão (Benfica-POR), Miranda (São Paulo) e Thiago Silva (Milan-ITA)
Volantes: Anderson (M.United-ING), Felipe Melo (Fiorentina-ITA), Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE) e Josué (Wolfsburg-ALE)
Meias: Elano (M.City-ING), Júlio Baptista (Roma-ITA), Kaká (Milan-ITA) e Ronaldinho (Milan-ITA)
Atacantes: Alexandre Pato (Milan-ITA), Adriano (Inter-ITA), Luís Fabiano (Sevilla-ESP) e Robinho (M.City-ING)

A base de Dunga é a mesma já faz muito tempo, e isso é um ponto positivo. Afinal, não faz muito tempo, boa parte da imprensa e dos torcedores reclamavam que toda convocação era diferente da anterior. Lembro que havia até dois times na Seleção, um dos "Nacionais" e outro dos "Estrangeiros". Zagallo era mestre nesse quesito. Convocou mais de 100 jogadores numa época que o Brasil só disputava amistosos e Copa América (até então, o campeão não disputava eliminatórias, como acontece hoje. Coisas de Joseph Blatter).

Mas se observarmos bem essa lista, podemos desconfiar que o critério que ele usa é que, jogou na Europa, tem mais chances de ser convocado do que quem joga no Brasil. Dos convocados acima, somente 2 atuam no Brasil. E mesmo assim, foram convocados porque os outros dois (coincidência, jogam na Europa!!) estão machucados.

Não é questão de ufanismo, de patriotada, de levantar a bandeira nacional e gritar "BRASILSILSILSIL". Mas é estranho. Por que, por exemplo, Josué e Gilberto Silva são convocados, mesmo estando claramente em pior momento técnico que Hernandes e Ramires? Adriano vez por outra é reserva na Inter, assim como Pato, Elano, Anderson, por exemplo. Será que Leo Moura não é melhor lateral que Daniel Alves?

Eu, por exemplo, acompanho só os times grandes europeus, (leia-se Real, Barcelona, Manchester United, Milan, Inter). Nunca vi, por exemplo, Felipe Melo jogando na Fiorentina nem Júlio Baptista na Roma. Será que eles são tão superiores aos jogadores aqui do Brasil?

Alias, vou convocar minha seleção só com jogadores do Brasil. De cabeça, sem pensar muito. Minha seleção seria: Rogério Ceni (São Paulo), Léo Moura (Flamengo), Chicão (Corinthians), Leandro Almeida(Atlético-MG)
, Juan (Flamengo). Hernandes (São Paulo) Ramires (Cruzeiro), Cleiton Xavier (Palmeiras) e Thiago Neves (Fulminense). Nilmar (Internacional) e Keirrison (Palmeiras).

Concorda com essa seleção? Falta alguém? Ou você concorda com Dunga, ou seja, só vale jogadores que jogam na Europa? Deixe suas opinões nos comentários...

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga pra mim...