domingo, 12 de setembro de 2010

[FÓRMULA 1] Monza!

Monza sempre traz muita emoção na F1. É o circuito mais rápido, por conta disso, a corrida mais curta do ano. Eu não gosto muito daqueles circuitos muito travados, cheio de chicanes. Monza não é assim, cheio de restas e com curvas de alta velocidade, possui três chicanes que foram colocadas na tentativa de diminuir a velocidade média do circuito. Monza é sempre sinônimo de boa corrida, apesar de que esperava mais ultrapassagens hoje e a segunda metade da prova não foi lá essas coisas, mas enfim.

Largada em Monza com aquela freada no fim da reta longa quase sempre resulta em toques ou abandonos. Dessa vez, não foi depois da reta, foi mais a frente. Button pulou na frente, Massa e Alonso estavam disputando roda a roda a segunda posição e Hamilton se empolgou e entrou na briga, porém, não tinha espaço para ele. Quebrou a suspensão dianteira no toque com Massa e abandonou. Frustração para quem disse que a meta era chegar à frente de Webber, que largou mal de novo e acabou caindo para 9º.

Estabelecidas as posições: Button, Alonso, Massa, Rosberg, Kubica, Hulkenberg, Vettel, Schumacher, Webber e Buemi.

As voltas seguintes foram de pura pressão de Alonso em cima de Button. Massa também vinha num ritmo muito forte e não perdia contato com os líderes. Os três ficavam alternando as voltas mais rápidas da corrida. Button chegou a abrir uma vantagem, que logo se dissipou.

Lá atrás, Webber tentava se recuperar. Passou Schumacher e depois Vettel, que reclamou de problemas no motor, que por sinal era novo. O estranho é que depois ele começou a andar forte, dentro do limite do carro naquela pista, fez o pit na última volta e terminou em 4º, a frente de Webber. Talvez tenha rolado um jogo de equipe aí, mas hoje em dia, depois da decisão da FIA em não punir a Ferrari por aquela troca de posição, que foi muito mais escancarada, tá valendo o jogo de equipe, apesar da Red Bull não admitir que usa esse tipo de estratégia.

Aí veio os pits que acabou decidindo a corrida. Button foi o primeiro a parar dos três da frente. Alonso continuou com o ritmo forte em pista e quando chegou sua vez de trocar os pneus, a Ferrari mostrou que está voltando a pegar o jeitinho de equipe competente que não faz bobagens como aquela da mangueira em Cingapura em 2008. A equipe foi extremamente rápida na troca de pneus, liberou Alonso que saiu dos pits quase que roda a roda com Button, que vinha mais rápido lógico, mas Alonso não tirou o pé, permaneceu por dentro, retardou a freada e recuperou a posição que perdera na largada. É como eu digo, o Alonso pode até ser um cara mimado que deve ter sido criado pela avó, mas é muito competente e habilidoso, talvez o mais habilidoso do grid, e realmente não precisava daquela troca de posição mandada. Massa tentou a mesma coisa, a equipe trabalhou muito bem com ele também, mas a distância entre ele e Button era maior, então ele acabou ficando em 3º mesmo.

O restante da corrida foi meio parado, à exceção de uma ultrapassagem de Webber em cima de Hulkenberg (perfeita por sinal, se aproveitou da maior potência do motor Renault e ultrapassou por fora).

E terminou assim o GP da Itália, com festa italiana. Ao fim os dez primeiros: Alonso, Button, Massa, Vettel, Rosberg, Webber, Hulkenberg, Kubica, Schumacher e Barrichello.

A comemoração ferrarista no pódio.

Dessa forma, Webber recuperou a liderança do campeonato com 187 pontos e abriu um pouco a vantagem para Hamilton, que apesar do abandono, permanece em 2º com 182. Alonso acabou ganhando um fôlego novo no campeonato com a vitória, e agora aparece em 3º no campeonato com 166 pontos, seguido de Button, 165 e Vettel, 163.

O que eu disse na corrida passada, de que a disputa pelo campeonato estava nas mãos de Webber e Hamilton. Com a vitória de Alonso e o abandono de Hamilton, a coisa se embolou de novo e tudo voltou a ficar incerto.

A próxima corrida, dia 26, GP de Cingapura. Esse circuito não costuma render boas corridas, mas é uma corrida noturna, já vale pelo visual.

2 comentários:

  1. Realmente uma pena o Hamilton ter saído na primeira volta. Ele costuma fazer ótimas corridas em Monza, como em 2008 quando ultrapassou uns 47 carros.
    É, eu também fiquei pensando que podia ser jogo de equipe da Red Bull, mas não sei não, se a tática do Vettel era parar no fim, então de toda forma o Webber e ele iam se distanciar em algum momento, então não faria sentido fazer o Vettel perder aquele tempo.

    No fim o Webber, que parecia ter tudo pra ser o grande prejudicado do dia ainda saiu no lucro. É aquela coisa, o campeonato volta a ser disputado por 5 pilotos, mas pelo menos 2 deles tem um companheiro de equipe na frente, o que pode complicar muito (Button e Vettel). Daqui pra frente tem 3 pistas travadas (Red Bull) e duas rápidas (Ferrari e Mclaren). A ver.

    Ah, e que implicância é essa com o Alonso, uai?

    ResponderExcluir
  2. Olá quando voltaremos a falar de f-1. aqui neste espaço?

    ResponderExcluir

Diga pra mim...