segunda-feira, 17 de maio de 2010

[FÓRMULA 1] Mônaco monótona

Mônaco costuma ser uma pista que só traz uma boa corrida quando chove. Nem mesmo com um piloto de ponta como Fernando Alonso largando dos boxes em último, já que não treinou no sábado porque bateu seu carro no treino da manhã, pode-se esperar muita coisa, já que basicamente só há um ponto de ultrapassagem na pista toda que é ali no final do túnel. As chances de Alonso eram no mínimo chegar nos pontos. Mas esse cara nasceu virado para lua.

Logo na primeira volta após a largada, Hülkenberg bateu no túnel e forçou a entrada do Safety Car na pista, a primeira de quatro, diga-se de passagem. Alonso largou com pneu macio, quando o SC entrou na pista, a Ferrari imediatamente o chamou para trocar os pneus por duros e ir até o fim. Faz tempo que a Ferrari não dá uma dentro, essa valeu a sexta posição para Alonso.

A Ferrari deu uma dentro e a McLaren uma fora. Button abandonou a prova ainda com o SC na pista porque a equipe esqueceu de tirar as tampas de proteção do duto de ar frontal e acabou superaquecendo o carro.

Mancadas à parte, voltando a corrida, depois que o SC saiu da pista o grid era praticamente o mesmo da largada. Webber manteve a ponta, Vettel, que ganhou uma posição em cima de Kubica, Massa, Hamilton, Barrichello, que largou muito bem ganhando três posições, Schumacher, Rosberg, Liuzzi e Sutil eram os dez primeiros.

Até aí corrida parada, melhorzinho lá atrás com Alonso tentando tirar o prejuízo de ter largado dos boxes, teve uma boa briga com Di Grassi, que se defendeu muito bem com sua Virgin. Aliás, Alonso fez críticas desnecessárias sobre Di Grassi depois da corrida. Uai! Ele estava disputando posição também oras, estava no direito dele. Mas enfim, depois de Di Grassi, Trulli e Kovalainen não dificultaram tanto para o espanhol e quando os pits começaram lá pela 18ª volta, Alonso foi só ganahdo posição atrás de posição. Ao fim dos pits, aparecia em sexto, Mark Webber permanecia na ponta, praticamente imbatível, seguido de Vettel, Kubica, Massa, Hamilton, Alonso, Schumacher, Rosberg que foi o último a parar eram os oitos primeiros.

Depois dos pits todo mundo parece que só queria saber que chegar ao fim da corrida e nada mais, ninguém arriscou muito. Foi quando lá pela 32ª volta Barrichello acabou batendo forte e abandonando a prova, forçando nova entrada do SC. Uma pena, fazia uma boa corrida para o carro que tem nas mãos, saudade dos anos dourados da Williams.

O SC entrou outra vez porque a tampa de um bueiro acabou saindo e tinha que ser recolocada. Aí pensei: "Pô! a corrida ganha alguma 'emoção' quando a tampa de um bueiro solta na pista, ainda bem que essa corrida não foi de madrugada, senão já teria iso dormir". Entenda-se por "emoção" só o fato da vantagem que Webber tinha construido para Vettel ir para o espaço, mas também Veettel não chegou a ameaçar alguma aproximação em nenhum momento da corrida. Como disse anteriormente, todo mundo ali, parece que queria só chegar ao fim.


Só o Safety Car andou na frente das Red Bull hoje (Foto: AP Photo/David Vincent)
SC numa das suas quatro aparições nesse fim de semana

Nada continuou a acontecer, os pilotos estavam praticamente passeando pelo principado, mas aí nas últimas voltas um acidente meio estranho entre Trulli e Chandohok obrigou a quarta e última entrada do SC na pista e quase que tira de Webber a vitória, pois o acidente aconteceu quando ele estava a poucos metros de colocar outra volta nos dois. Um carro ficou por cima do outro, e com pouco tempo para tirar os carros da pista, restou a Webber levar a RBR dele até o fim só para levar a bandeirada.



O trenzinho de praxe em Mônaco

Mas foi na última curva que aconteceu o fato mais polêmico do fim de semana, envolvendo Schumacher e Alonso. O SC entrou para os boxes na última volta porque a corrida não pode acabar com ele a frente do primeiro colocado. Bem, assim que ele entrou para os boxes, a luz verde acendeu, Alonso deu uma escapadinha e aí o Schumacher ultrapassou e ficou com a sexta posição. Porém, o regulamento proibe qualquer ultrapassagem antes da linha de chegada quando o SC deixa a pista, e Schumacher depois da corrida foi punido com 20 segundos. Assim, Alonso recuperou a sexta posição e os oitos pontos que saíram muito melhor que a encomenda para quem largou dos boxes.


E ficou assim: segunda dobradinha do ano da RBR, que parece que consertou aquele probleminha de rendimento durante a corrida e agora tá dando um banho em todo o resto do grid, Webber, Vettel, Kubica, Massa, Hamiltom, Alonso, Rosberg, Sutil, Liuzzi (olha as duas Force India pontuando) e Buemi.

Ninguém dava nada pelo Webber no início do ano, todas as fichas iam logicamente para Vettel, mas Webber tem mostrado uma consistência incrível e quase não tem cometido erros esse ano, o que lhe rendeu a liderança do campeonato após sua vitória em Mônaco, com 78 pontos, a mesma quantidade de Vettel, mas com uma vitória a mais. Em seguida vem Alonso com 75, Button com 70, Massa com 61 e Kubica, que no início do ano cheguei a comentar que tinha pena de ver um pilto do nível dele com uma Renault vem bem também, empatado com Hamilton com 59 pontos.

Finalmente o melhor carro do grid mostra sua superioridade nos números do campeonato, com seus dois pilotos na ponta e também na ponta do campeonato de construtores, esse é o carro do ano e com um terço do campeonato já corrido, acho difícil alguma outra equipe alcançar o nível da RBR ainda esse ano.

A próxima etapa é na Turquia, dia 30 de maio. Até lá então.


4 comentários:

  1. Eu gosto do Alonso, acho que vou passar a torcer pra ele na F1. O Massa nem tá tão legal mais... :)

    ResponderExcluir
  2. É verdade, fazia tempo que a ferrari só fazia merda e dessa vez inverteu as bolas com a mclaren. Sorte do mecânico que o Button aliviou o cara, o que achei legal, dizendo que todo mundo erra.
    Webber sentiu que podia ser o último ano dele na f-1 e resolveu acordar, desse jeito renovam fácil o contrato dele.
    Mas o piloto do ano é o Kubica mesmo.
    Outra coisa, desde o começo do ano a Force India já é uma equipe média, deve ser bem recorrente os dois carros pontuarem. Aliás, acho que já tá melhor que a Williams.

    ResponderExcluir
  3. JOHNEGILLES ......................Monaco foi chato pra car..., pelo menos as rbr,s estão na ponta da tabela. a williams já era em Farias? e o Alonso ja não é um kra bomzinho na midia brasileira, tão até torcendo p/ schumacher agora

    ResponderExcluir
  4. True Fábio, parece mesmo que o rendimento da Force India é melhor que o da Williams. Acho que o crédito do que ela vem conseguido esse ano vai mais pela experiência do Barrichello do que pelo carro em si.
    Kubica realmente tá detonando. Que bom que a Renault não tá com um carro horrível esse ano.

    ResponderExcluir

Diga pra mim...