domingo, 4 de abril de 2010

[FÓRMULA 1]Tarde sem água em Sepang

Pois é, para quem esperava uma corrida parecida com o treino de sábado, com pilotos e equipes loucos sem saber direito que estratégia usar, como eu, acabou assistindo uma corrida sem uma gotinha de chuva sequer. Mesmo sem chuva, a corrida prometia, já que graças a lambança que as equipes Ferrari e a McLaren e seus pilotos (não dá para por a culpa só nas equipes como o Galvão faz, piloto tem sua parcela de responsabilidade também oras, o próprio Massa admitiu isso após o treino) fizeram no treino de sábado, esperando para ver se o tempo melhorava e tirando qualquer chance de se classificar para o Q2, Massa, Alondo, Hamiltone Button largaram atrás de uma Lotus e de uma Virgin, lá atrás. Ou seja, para a corrida, os quatro piltos largariam para uma corrida de recuperação, o que sempre é interessante quando temos quatro pilotos de ponta largando lá do fundo.

A corrida foi bem legal, cheia de boas disputas por posição. A largada foi limpa, Vettel largou muito bem, pulou para ponta, Kubica também, ganhou duas posições, ficando em quarto, Rosberg pernaneceu na terceira posição e Sutil com sua Force India, que já deixou os tempos de menor equipe do grid para trás, como evoluiu esse carro, perdeu uma posição e ficou em quinto. A partir daí, esses cinco carros mal apareceram na transmissão, porque não ouve diputa alguma lá na frente. Ao contrário lá do pelotão de trás.


Vettel e Webber dividiram a primeira curva lado a lado

Lá atrás, Hamilton foi quem largou melhor, saiu em 20º e chegou na zona de pontuação antes da décima volta. Massa também largou muito bem, mas empacou atrás da STR do Alguersuari, que fez também uma ótima corrida, com uma bela ultrapassagem em cima de Petrov, que por sua vez segurou muito bem Hamilton, deu um X no campeão do mundo quando foi ultrapassado, muito bom. Mas depois acabou sendo ultrapassado para valer aí Hamilton zigue-zagueou na frente no russo, impedindo ele de pegar o vácuo para dar outro troco, acabou que Hamilton, mesmo com a manobra ilegal, levou só uma advertência.

E Schumacher? O retorno não está sendo fácil. Ele sempre foi um piloto talentoso, mas esse ano, nem a sorte tem ajudado o alemão, que perdeu uma porca da roda, ele não conseguia mais controlar o carro e acabou abandonando a corrida na 11ª volta.

Mas voltando as Ferrari, Massa só conseguiu ultrapassar o espanhol da STR quando ele foi fazer seu pit stop. Aliás, essa foi a estratégia tanto de Ferrari quanto de McLaren, no caso com Hamilton, largar de pneu duro, segurar o máximo que pudesse e colocar os pneus macios, mais rápidos, só no fim, quando todos os outros piltos estivessesm de pneus duros. Button que fez algo diferente, tentou a mesma jogada do GP da Austrália, adiantando sua parada, mas dessa vez não deu certo. Depois dos pits, Hamilton em sexto, Button, sétimo, Massa, oitavo e Alonso nono. Foi aí que deu para perceber que não foi a melhor estratégia a que Button escolheu, pois Massa de pneus novos e macios, estava muito mais rápido do que ele e não demorou para se aproximar e ultrapassa-lo. Porém, Massa não conseguiu chegar em Hamilton e acabou a corrida mesmo em sétimo, assim como Hamilton, que não conseguiu ultrapassar Sutil, terminou em sexto mesmo.

A disputa agora era entre Button e Alonso, Abrindo um parêntese aqui, que corrida fez o Alonso, que quebrou o câmbio na volta de apresentação e fez toda a corrida tendo que se adaptar a cada curva e quase termina a corrida numa oitava posição, o que só não ocorreu, porque o motor Ferrari foi para o espaço a duas voltas do fim, para alívio de Button.

Menção honrosa aos pilotos brasileiros Lucas di Grassi e Bruno Senna que finalmente terminaram uma corrida em 14º e 16º respectivamente, um feito com essas "porcarias de carros" como disse Barrichello, que ficou na largada, fez uma corrida apagada e terminou apena na 12º posição. Depois a corrida, em tom de brincadeira claro, mas que acabou pegando meio mal com o patrão né?

Outro destaque positivo foi Robert Kubica, que largou em sexto, ganhou duas posições e lá ficou até o fim da corrida sem ser incomodado por Sutil. Acho que no fim feliz mente estava errada a sobre a Renault, que deve ter seus méritos nessa história, deu uma melhorada, já que Petrov também aprontou durante o GP para cima de uma McLaren. Mas com certeza, se não fosse o grande piloto no cockpit, não teria os resultados que obteve esse ano.

Enfim, Vettel venceu uma corrida finalmente esse ano, era para ter vencido as duas primeiras também. Esse carro da Red Bull, quando não quebra é o masi rápido do grid. O melhor piloto, com o melhor carro, se não tiver os imprevistos das duas primeiras etapas, dá Vettel fácil esse ano, e vai ser merecido, para mim e muitos aqui quem lêem esse blog e acompanham a Fórmula 1. Os dez primeiros ao fim da corrida: Vettel, Webber, Rosberg, Kubica, Sutil, Hamilton, Massa, Button, Alguersuari e Hulkenberg.


A festa no pódio

Com o abandono de Alonso Massa assumui a ponta do campeonato, mesmo sem ter ganho uma corrida. O campeonato ficou assim: Massa, 39, Alonso e Vettel com 37, Button e Rosberg com 35, Hamilton, com 31 pontos e Kubica com 30. Ainda acho que a Red Bull é o carro a ser batido, mas o campeonato está só no início e pelo jeito ele promete. A próxima etapa também será de madrugada, lá na China, no circuito de Xangai, dia 18 de abril. Veremos o que rola por lá.

9 comentários:

  1. JOHNEGILLES.............Com certeza as melhores provas da f-1, são as que passam na madrugada aqui no Brasil. o sono do fuso horario é reconpensado pelo número menor, de nacionalistas, que so ditam bobagens, do pós gp.
    Ainda ficamos imaginando como seria se contasemos com a existencia de apenas um composto de pneus,seria mais competitivo? já que os duros são mais lentos e teóricamente duram mais, e os macios o oposto.
    Outra discussão levantada foi o novo sistema depontuação, os kras antigos tão fulo da vida, já que uma temporada com o vencedor levando 25 pts, deixa os aposentados em desvantagens na história. (os números não mentem jamais)

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  2. Eu acho melhor torcer pra que na próxima corrida não chova nem na sexta nem no sábado, não tenha vento, nem areia na pista, nem nada. Pq ta difícil entender esse campeonato. As Red Bull fizeram a dobradinha, mas as Ferrari estavam fazendo as melhores voltas da prova, enquanto que o que mais ultrapassou foi o Hamilton. Não sei de mais nada, quero uma prova calma e chata pra entender esse campeonato. Só sei que o Bruno Senna levou meio minuto do Chandhok e deu a desculpa de que ficou um ano parado. Pô, ele não ficou na GP2 ano passado, como o Karun, pq nao quis.

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  3. Aliás, sexta e sábado não, sábado e domingo. É que essas corridas de madrugada me confundem os dias.

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  4. POis é, O Ecclestone falou que as ultimas corridas foram boas por conta da chuva, que realmente é um elemento que muda muito a história de qualquer corrida.
    Mas acho que prefiro que a proxima corrida não seja chata, é ruim acordar de madrugada para ver corrida chata.
    Deixemos que a etapa de Barcelona no GP da Espanha seja mais chato, já que vai pelo horário que geralmente já estou acordada
    :)

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  5. Claro, é só brincadeira. Até pq não ter certezas num campeonato de f-1 é bem mais legal. Alonso já está no terceiro motor, o regulamento só permite 8 sem punições. Sera que dá? Ouço agora no rádio que o líder do campeonato, Massa, não liderou uma volta sequer nesta temporada. O que não tira o mérito da sua regularidade, mas não deixa de ser curioso.

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  6. E irônico, já que o novo sistema de pontuação foi criado para valorizar a vitória e o ataual líder não tem nenhuma.

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  7. Johnegilles...................................
    o ALONSO TA TENDO UM ANO DE KIMI, MAS O LIDER NÃO É GRANDE COISA ASSIM. E OLHA QUE O GALVONET DISSE, QUE O MASSA TEM MAIS TRES ANOS NA FERRARI, CONTRADIZENDO A IMPRENSA ESPANHOLA QUE GARANTE KUBICA NOS PROXIMOS ANOS.( SERÁ QUE VOU MORRER SEM VER UM ITALIANO CAMPEÃO NA FORMULA UM, QUE NÃO SEJA A FERRARI? )

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  8. Não sei tb dessa imprensa espanhola. Não dou muito crédito ao Galvão, mas honestamente não vejo ainda motivos para eles não renovarem o contrato do Massa. Até pq, para Ferrari pelo jeito, ter contrato não conta muito. Kimi que o diga, que levou uma bela duma bolada por quebra de contrato por parte da Ferrari que queria o Alonso.

    --
    Diego

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  9. JOHNEGILLES..........................
    Realmente Diego você tem razão, creio que com a grana que a Ferrari tem, eles não se importam em pagar quebras de contrato, ou até mesmo pagar salario de kras, que estão parados como o caso do desing Rory Byrne, que recebe somente para ele não assinar contrato com nem uma outra scuderia.
    Mas sobre o Kubica e Massa só teremos uma definição no fim do ano.
    Lembrando que Damon hill foi demitido após ser campeão.

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