domingo, 25 de abril de 2010

[ESPORTE] A primeira corrida

Um amigo certa vez me ligou perguntando se eu não estava afim de participar de uma corrida. Nem deu muitos detalhes, só falou que seria a noite, dia 24 de abril, na Esplanada dos Ministérios, local dos mais belos de Brasília, mas chefiado por gente não tão bela assim. No início nem me empolguei porque perder um sábado a noite não é das coisas mais legais (como se meus sábados fossem muito movimentados). Como eu costumo dar minhas corridinhas regularmente, aceitei o desafio, mesmo não achando necessário fazer uma preparação especial para o evento. Só tentei continuar sendo disciplinado para não fazer muito feio durante a prova.

Vários dias se passaram, até chegar a semana da prova. Tudo corria bem quando resolvi levar minha sobrinha para ver a Parada Disney na Esplanada, durante as comemorações do aniversário de Brasília. Chegando lá, debaixo de um Sol de uns 40graus, a tal parada demorou mais que o normal e o calor me fez pedir uma água gelada, que estava gelada demais, que deve ter dado alguma reação estranha em mim por causa da mudança brusca de temperatura, que me fez ficar com febre por dois dias seguidos. Ou seja, o tempo que eu deveria estar usando para melhorar técnica e fisicamente, usei tomando remédios pra acabar com a tal febre.

Mas, como já me falaram que corrida vicia, quando eu melhorei um pouquinho, coloquei o meu tênis novo (a compra do ano, até agora) e dei uma corridinha. O que aconteceu? Piorei e muito. Voltei pros remédios, perdi aula e o escambau. Acordei tarde, mas um pouco melhor. Ainda com um pouco de dor de cabeça, eu percebi que tinha melhorado e... resolvi dar uma caminhada. Piorei de novo. Mas como é burro, você deve estar pensando, caro leitor. Sim, concordo, só que dessa vez não piorei tanto. Acordei disposto e fui pra festa de um amigo só pra dar um "Parabéns". Chegando lá, fui desafiado para uma partida de basquete. Só que eu tava de chinelos, e não de tênis. Ou seja, joguei descalço. Ou seja, criei duas bolhas em cada pé faltando pouco mais de 5horas para a prova. Sim, leitor, pode dar zero pra mim.

Voltei pra casa, coloquei uns 10 curativos em cada bolha, calcei o tênis e fui pra prova. Chegando lá, peguei o tal do chip, coloquei no tênis, fiz o alongamento e fui pro meu lugar. Interessante que eles dividiram os corredores por tempos, ou seja, separaram os melhores dos piores para não atrapalhar e tal. Só que foi meio mal organizado, e acabaram todos se misturando. Quando a corrida começou, a galera menos preparada saiu em polvorosa mas perdeu logo o fôlego, ficando pra trás e atrapalhando os bombados que corriam em disparada. Pelo menos, quando você passava por uma galera que estava caminhando servia de estímulo pra continuar a correr.

Quem nunca me viu correndo deve achar que eu  estou morrendo nos primeiros minutos. Sabe-se lá porque eu demoro pra pegar o ritmo. Chegou ao ponto de uma mulher virar pra mim e dizer: "Você tá bem? Parece cansado". Detalhe, não tinha 500m de prova. Enfim, continuei no ritmo, e quando eu cheguei na descida do Supremo, eu e todos os que estavam ao meu lado tiveram a mesma reação: todos ficaram maravilhados com O TANTO DE GENTE que corria a mesma prova. Queria ter uma câmera na hora para registrar o momento, que só existe na mente de quem viu.

Na virada dos 3km, perto da barraquinha de água, vi os primeiros colocados da corrida de 10km passando do meu lado. Na hora eu pensei alto: "CA#$@%&O!!! MAS JÁ???" Ai o corredor do meu lado: "Po eles fazem 1km em 2,5min, quer o que?" Juro que não entendi o cálculo (nao sei se era esse mesmo, na verdade), mas continuei correndo até o final com isso na cabeça. Quando vi a placa de 4km e olhei no relógio, eu vi que estava indo bem. Tinha um pouco mais de 32min. Apertei o passo para tentar fazer em 35min a prova inteira. Mas que burro, você pensou de novo, caro leitor. E foi uma idiotice mesmo, porque ninguém em sã consciência pensaria em completar 1km em 3min. Mas ai continuei até o final e quando passei pela chegada, olhei pro relógio e vi: 37'22"89. Meu tempo de primeira corrida. Minha primeira meta a ser cumprida nessa nova jornada. 

Dia 19 parece que tem outra. Quem anima?

Um comentário:

  1. legal mlk! manda ver ai! 2,5 min por km acho q só o bolt hehehe o pace de 4 a 5 min por km já é muito bom... foda é manter isso durante 10 ou 21km! e ai, já viciou?

    ResponderExcluir

Diga pra mim...