quarta-feira, 3 de março de 2010

[FUTEBOL] Agora é Aguentar na Copa

Alguém se lembra da Copa de 1990, na Itália? Ou pelo menos da Seleção Brasileira daquela Copa? Esse time é considerado (DISPARADO) o pior time que a CBF mandou a um Mundial. Com um técnico dos mais limitados, com somente três títulos cariocas no currículo (apesar de ter conseguido acabar com um jejum de 40 anos sem títulos da Copa América), Lazaroni armou um time aos moldes dos PIORES times europeus, jogando com líbero e tudo mais, e caiu nas oitavas-de-final num jogo que a Argentina realizou apenas uma jogada, um passe genial de Maradona para o gol de Cannigia. Injustamente, Dunga levou a culpa pela pífia campanha naquele mundial (aliás, Mundial esse que é considerado o pior da história, fazendo até que as regras do futebol fossem mudadas). A "Era Dunga" nascia naquela tarde em Turim.

Como o mundo dá voltas que ninguém entende, metade daquele time de 1990 estava em 1994. Inclusive o Dunga, capitão daquela seleção. Com um futebol eficiente, porém dos mais feios, Parreira colocou seu nome na história graças a Taffarel, Bebeto, Romário e... Dunga.

Talvez por isso, o nosso técnico-anão prefere o futebol-força ao futebol-arte. Com habilidade e toque de bola, nosso futebol encantou o mundo e ditou regras. Agora, depois que fomos superados pela força em algumas oportunidades (a mais dolorosa contra a Itália em 1982), os técnicos acham que o futebol não precisa de jogadores habilidosos. Dunga prefere jogar com 3 volantes no meio, sem nenhuma criatividade. Lazaroni jogava com 3 zagueiros e 2 volantes, também sem nenhuma criatividade. Ao invés de Ricardo Rocha, Ricardo Gomes e Mauro Galvão, além de Dunga e Alemão no meio, hoje temos Felipe Mello, Gilberto Silva e Ramires,  com Elano de reserva. Pois é, a seleção de 2010 tem tudo para ser igual aquela seleção de 1990. Não no conjunto, já que a atual é muito melhor que a antiga. Mas aquele futebol pragmático de outrora tem tudo para serrepetido.

No jogo contra a Irlanda (veja aqui os melhores momentos), deu pra ver que o grupo está fechado. Ronaldinho e Alexandre Pato estão praticamente fora. O meio-campo operário está dentro, junto com Kaká, Robinho e Adriano, talvez deles sairá a pouca criatividade dessa seleção. Dunga é capaz de voltar campeão do mundo, jogando um futebol que não agrada quase ninguém, só ele. Será que temos que nos acostumar a isso de vez?

É, acho que aquela "Era Dunga" não está totalmente enterrada não...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga pra mim...