domingo, 28 de março de 2010

[FÓRMULA 1]Chuva + Melbourne = corridão

Gente, para quem esperava ver mais emoção esse ano conseguiu com esse GP, num circuito não tocado por Tilke (para quem não conhece, o engenheiro responsável pelos novos circuitos, que são belos e seguros, mas com um traçado que dificulta ultrapassagens, ou seja, chatos, como é o caso do Bahrein).

O treino de sábado deu pinta que as Red Bull's seriam absolutas na corrida, porém, com previsão de chuva para largada, tudo podia acontecer, e aconteceu. Como havia chovido, a pista na hora da largada estava molhada e obrigou todo mundo a largar de intermediário. Mesmo assim houve confusão, e foi logo Alonso quem começou, largou mal, rodou, ficou invertido na pista e ainda tocou em Schumacher, mas o pior foi a batida de Kobayashi, que perdeu o bico do seu BMW Sauber, bateu no muro, voltou e depois bateu em Buemi e Hulkenberge forçando a entrada do safety car. Já Massa fez uma grande largada e pulou para segundo, mas logo após a saída do safety car da pista, Webber o ultrapassou. Nessa, já estava dando pinta de uma dobradinha dos Touros Vermelhos. A se destacar também Hamilton que fez uma grande corrida, largou em 11º e saiu atropelando todo mundo, no bom sentido, foi ultrapassando gente a corrida toda, espalhou para cima do companheiro Button, enfim, foi uma grande corrida a dele, mas depois volto a falar sobre ele.


Button e Alonso se enroscam na largada. E sobrou para Schumacher. (Foto: Paul Gilham/Getty Images)
O toque entre Alonso e Shumacher logo após a largada


O ponto chave da corrida foi quando Jenson Button, na sétima volta foi para o pit e trocou os pneus intermediários pelos slicks. Eu cheguei a pensar "Vixe! A pista tá úmida ainda, já era!". Mas foi o que fez ele ganhar a corrida. Duas voltas depois, quase todo mundo foi para o box fazer o mesmo, e a decisão adiantada fez Button ficar em segundo depois que todos fizeram seu pit, com Vettel na liderança ainda e num surpreende terceiro lugar, Robert Kubica com sua Renault(!). Enquanto Alonso vinha se recuperando bem do toque no início da corrida e já estava ali na zona de pontuação e próximo dos líderes. Schumacher fez o que deu com sua Mercedes, custou para passar Alguersuari, mas conseguiu terminar a corrida em 10º, conseguiu um pontinho.

Porém, a Red Bull decepcionou novamente, com problemas no freios, Vettel passou reto numa curva, abandonou a prova e deu de presente a a primeira colocação para Button. Kubica subiu para segundo e brilhantemente segurou Hamilton que vinha na sua cola. Mas ele teve que parar novamente, assim como Webber e Rosberg. Assim, Massa e Alonso passaram a ser 3º e 4º colocados.

Hamilton de pneus novos, foi se aproximando de Alonso e a oito voltas do fim, o desgaste dos pneus dos quatro primeiros colocados, Button, Kubica, Massa e Alonso era evidente, pois Hamilton tirava até dois segundos por volta sobre Alonso. Aliás, que grande fim de corrida desses quatro pilotos, levaram o carro no braço, porque pneu não tinha mais, com destaque para Alonso que segurou Hamilton, que estava grudado atrás dele, e que por sua vez tinha Webber grudado ali também, só esperando para dar o bote. Mas andar tão perto tem seus riscos, em uma manobra de defesa, Alonso obrigou Hamilton a tirar o pé e Webber bateu nele, tirando os dois da pista. Rosberg se deu bem, pulou para quinto. Hamilton ainda conseguiu a sexta posição e Webber terminou apenas em nono.

E terminou assim com Button, Kubica(!) e Massa no pódio. A Renault para mim foi a maior surpresa, mas ainda acho que foi mais por mérito do Kubica do que pela melhora do carro, esperemos para conferir nas próximas etapas.

Kubica, 2º com a Renault, foi impecável. (Foto: Lorenzo Bellanca/LAT Photographic/Divulgação Renault)
Kubica e Hamilton


E termino o post pedindo desculpas pelo tamanho maior do que o usual, que só é sinal de como foi boa a corrida, muito mesmo, daquelas para quem é fã de corrida se arrepender de ter perdido, valeu muito a pena acordar às 3 h para assistir. Depois dessa etapa, Alonso lidera o campeonato com 37 pontos, seguido por Massa, 33 e Button 31.


A próxima etapa será o GP da Malásia, já na semana que vem, acho que não será tão emocionante quanto o da Austrália, já que é um circuito com o dedinho do Tilke. Mas estarei lá para conferir e contar para você que não acordam de madrugada para assistir corridas.

Então, até Sepang!

12 comentários:

  1. Só para registrar, concordo inteiramente com a expressão que o Flávio Gomes usou para se referir a Alonso no blog dele: "El Fodón de las Astúrias"

    :D

    ResponderExcluir
  2. E o maldito concurso da Petrobrás não me deixou ver a corrida... Ei, CESGRANRIO, vai...

    ResponderExcluir
  3. Pena que Sepang dificilmente vai ter tantas alternativas.
    Impressionante tb foi o Button aguentar 51 voltas com o mesmo jogo de pneu, enquanto o Hamilton não aguentava mais de 20 voltas. Vai ser legal ver ao longo do ano esse duelo de estilos tão diferentes num mesmo carro.
    Apesar do bom resultado da Ferrari achei o ritmo dela péssimo, e só nao ficou mais pra trás por causa dos pilotos que tem.
    E parabéns ao Kubica, que além de tudo ainda tem o mais belo capacete do grid, hehe. Hispania terminando a prova tb é um assombro.

    ResponderExcluir
  4. É verdade, esqueci de comentar esse detalhe. Realmente um espanto um carro tão ruim terminar a prova, bom para o Chandhok.

    ResponderExcluir
  5. Minha opinião é de que Alonso é o melhor piloto do grid, mas a imprensa espanhola tb força a amizade. Veja essa notícia. Falar que ele só não passou o massa pq nao quis, e que fez isso pra proteger o podio da ferrari, é exagero.

    http://www.as.com/motor/articulo/formula-automovilismo-deportes/dasmot/20100330dasdaimot_1/Tes

    ResponderExcluir
  6. Essa imprensa espanhola ninguém merece.

    ResponderExcluir
  7. É, as coisas para o Schumacher não são como antes. A Mercedes não brilha mais como antes e acho q ele ainda não retomou o ritmo.

    E concordo com o Fábio, a Ferrari tem um bom carro, mas não tão rápido, tá onde tá mais por mérito dos seus dois pilotos.

    Diego.

    ResponderExcluir
  8. Não que a nossa seja melhor. É que AS é foda. O El País parece ser melhorzinho e menos baba-ovo. Pero no mucho.

    ResponderExcluir
  9. Fato é que o As enche o saco.
    Confesso, não sou muito fã do Hamilton, mas na época que o Alonso estava na McLaren, encheu o saco o tanto q esse jornal fazia joguinho.
    Esse ano já começou, só espero que a coisa não piore ainda mais.

    ResponderExcluir
  10. Um pouco menos, mas mesmo assim, ainda meio q diminui o mérito dos companheuros de equipe do Alonso.
    Tipo na McLaren, o Hamilton podia ter até certos privilégio, mas não dá para negar o talento dele.
    O mesmo no caso do Felipe. Po! Se ele não fosse competente teria largado tão bem? Ai vem o As e diz que Alonso trata Ferrari como uma mulher a ser conquistada, poupa Felipe para a política de boa vizinhança.
    No fimn ele pode até não ter forçado tanto quanto forçaria para ultrapassar, mas todo mundo sabe q a poucas voltas do fim, nenhum piloto da Ferrari arrisca ganhar posição em cima do companheiro correndo o risco de não ganhar ponto algum, e outra, o carro da Ferrari não estava 100%, Fernando não é bobo, para que forçar o carro, sendo q teria outra corrida no próximo domingo, e arriscando dá uma meleca no fim E NÃO CONSEGUIR NEM A 4ª posição.
    ME falta a pciência, inclusive com a GLobo, em particular o Galvão, que tb faz o mesmo joguinho, que nem na primeira corrida, como comentei no post anterior.

    ResponderExcluir
  11. O Alonso declarou que só não atacou Felipe pq ele era companheiro de equipe.

    ResponderExcluir
  12. johnegilles........................
    eu já disse que não suportos eles da globo, mas o gp em si foi demais. anda meio sumido em seu fabio?

    ResponderExcluir

Diga pra mim...