quinta-feira, 23 de julho de 2009

Vida longa ao Rei!

Alguém aqui já participou dos encontros de estudantes universitários que acontecem país afora? Que eu saiba, existem o Interodonto (de odontologia), o ENED (de Direito), Interbio (de biologia e saúde, salvo engano), e muitos outros. Esses encontros (teoricamente) servem para que os estudantes de diversas áreas discutam a situação de seus cursos e troquem experiências para que o ensino em suas faculdades melhore cada dia mais.

Mas é óbvio que isso não acontece para a maioria deles. Vide o que alguns estudantes fizeram nas escolas de Brasília quando a UNE realizou seu último congresso aqui em Brasília. Claro que não podemos culpar somente a UNE por todas as "atrocidades" cometidas, mas esse comportamento mostra que o estudante brasileiro em geral não está nem ai para as discussões políticas que ocorrem nesses encontros. O que, ao meu ver, fazem muito bem.

Por que? Simples. A sociedade brasileira não pensa no bem comum. Quem entra com boas intenções para corrigir os problemas enfrentados por qualquer segmento da sociedade sai completamente discrente do "sistema". Quem entra na UNE não quer melhorar as condições estudantis, na verdade almeja um cargo de deputado, vereador, essas coisas. Sempre foi assim e sempre será. Por isso, faço votos para que os estudantes curtam seus encontros nacionais e voltem pra casa com histórias incríveis.

Na biblioteconomia, não é diferente. Todo ano acontece o ENEBD (Encontro Nacional de Estudantes de Biblioteconomia e Documentação). Esse ano foi no Rio de Janeiro. E como todo ano, o rei estava lá.

Explico. Desde seu ingresso no curso de Biblioteconomia, salvo engano em João Pessoa-PB, Júlio Rei participou de todos os ENEBDs. Eu já fui em três e nos três ele estava lá. Completamente bêbado durante TODOS OS DIAS do encontro e durante a palestra final. Júlio sempre falava que adorava ir nos ENEBD's e tal, e todo mundo brincava que ele iria fazer mestrado/doutorado sobre o encontro.

Mestrado/doutorado não sei, mas monografia da graduação com certeza. Olha o que me foi enviado hoje. Quem é da biblio e não conhece Júlio Rei, clique neste link para conhecer e se apresentar no próximo ENEBD, coincidência ou não, será em João Pessoa.

Em tempo: ele é chamado de "Rei" exatamente por estar em todos, repito, TODOS os ENEBDs. Até hoje fico abismado em saber que tem gente que nunca foi a nenhum. Depois reclamam da vida universitária.

Um comentário:

Diga pra mim...