sábado, 25 de abril de 2009

While my guitar...

Eu comecei a tocar quando eu tinha uns 12 anos. Minha mãe me pôs na aula de órgão junto com minha irmã e uma pancada de primas. Tinha uma outra mina, acho que se chamava Rebeca, que morava na minha quadra inclusive. Lembro só da existência dela, se ela passar na minha frente nem vou saber quem é.

Depois de uns meses, eu descobri que tocar violão era mais legal que tocar órgão eletrônico, além de ser muito mais fácil. Eu nunca consegui aprender as coisas sozinho, então eu tive aulas com um professor (grande "Seu Pereira"). Infelizmente, ele sabia me ensinar músicas populares como "Cai Cai Balão" e "Ciranda Cirandinha". Quando eu percebi que eu podia tocar músicas do Iron Maiden, ele perdeu totalmente a utilidade. Uma pena, já que era ótima pessoa.

Eu tinha (tenho) uma guitarra Jennifer que foi do meu irmão e se tornou minha primeira guitarra. Está comigo até hoje, esperando para que eu tome alguma decisão sobre ela. Pensei em mandá-la para um luthier e perguntar se ela tem alguma utilidade ainda. A minha idéia inicial era aproveitar SOMENTE o corpo dela e mandar fazer um bom braço de guitarra de 12 cordas. Trocar a parte elétrica inteira, colocar uma ponte decente, enfim, fazer as modificações para que ela fique ao menos aceitável.

Depois da Jennifer, comprei uma Jackson JDR. Foi minha principal guitarra durante uns três anos, pois depois eu passei para uma Epiphone S-400, uma cópia da Gibson SG do Tony Iommi e do Angus Young. Depois de um tempo, passei a gostar mais de guitarras de ponte fixa, então aquelas que tinham Floyd Rose não me interessavam mais.

Depois que eu fui para os EUA, trouxe minha sonhada Gibson Les Paul Studio. Mas até nessa hora meu lado "pão-duro" aparece. Eu tinha dinheiro para trazer uma mais cara, mas preferi guardar dinheiro para alguma emergência. Como não tive emergências, voltei com um dinherinho sobrando. E trouxe uma Les Paul, parecida com alguma que o Slash usava. Toquei com ela na festa do Igor e na festa da Lu, as únicas vezes que ela foi usada ao vivo, pois desde então, as bandas foram acabando ou eu só tocava violão/viola.

Ano passado eu comprei uma Fender Squier Stratocaster, porque eu queria ter uma guitarra parecida com as do David Gilmour. Troquei minha pedaleira POD 2.0 por ela. Até agora, adorei a troca. Inclusive, para minha surpresa, ela tem sido minha guitarra mais usada, tanto para gravações como para ensaios. Eu, um "lespaulzeiro" convicto, estou cada vez mais me convertendo ao lado "strateiro" da força.

Tudo isso pra dizer que eu voltei a ter prazer em tocar guitarra. Já fazia um tempo que eu tocava mais violão, não ligava o amplificador e tocava. Há umas 3,4 semanas voltei a fazer isso e espero mesmo que eu nunca mais perca esse hábito. Quem sabe um dia eu mostro para os interessados essas minhas 5 preciosidades.

Paz, até a próxima...

4 comentários:

  1. cara! gosto muito da minha sg! mas to usando mais minha strato tb! to tocando um violão de nylon que o guarany me deu! ele tem um timbre bem grave e um reverbzão... muito massa! depois te mostro umas gravações! manda as tua!
    abrah

    ResponderExcluir
  2. É por isso que seu quarto é o quarto do panico!!!!!

    ResponderExcluir
  3. É a primeira que ouço alguém falar em 3,4 semanas...

    ResponderExcluir
  4. eu tenho uma GIO IBANEZ GRG 170 e uma BOSS GT-10 E UM CUBO MARSHALL. e um violão vogga

    ResponderExcluir

Diga pra mim...