quinta-feira, 2 de abril de 2009

Viva a liberdade!!!

Nosso país adora imitar os americanos. Quando estive lá, deu pra perceber porque eles são, talvez, o maior império da humanidade. Passei quase 2 meses naquele país e percebi inúmeras qualidades, mas também muitos defeitos, e na maioria das vezes a gente só pega o "lixo ocidental", parafraseando Milton Nascimento.

A idéia desse post não é babar o ovo estadunidense, mas aplaudir uma atitude valorosa que podia ser "imitada" por essas bandas também. Segundo li no Blog do Luis Nassif, o estado do Texas vai restringir o uso do Windows Vista, essa "maravilha" tecnológica feita pela empresa de Bill Gates. Segundo um jornal de San Antonio, 44 agências estaduais daquele estado reclamam que o Vista "tem muitos erros, consome memória, não é compatível com outros equipamentos e deveria ser mas não é uma atualização do XP".

Por que estou falando desse assunto? Simples, o tema da minha monografia falava de software livre. Usado em bibliotecas, claro, pra não fugir do curso. Quando eu preparava a monografia fiquei sabendo que o governo brasileiro tinha um programa que implementava softwares livres nas repartições públicas federais. Eu fazia estágio na Câmara dos Deputados e lá pude utilizar o Open Office, a versão "livre" do Word, da Microsoft.

Durante a pesquisa, descobri vários outros softwares que substituiam a versão paga. Linux, Mozilla, o próprio Open Office, diversos plugins de audio, todos os programas possuem sua versão paga e sua versão livre. O mais interessante é que, se você estiver usando seu programa livre e achar que ele pode ser modificado, você mesmo pode modificar ou pedir ao fabricante para melhorar sua versão. Ao contrário da versão paga, que você tem que esperar pela atualização quando o fabricante quiser lançar e ela pode vir cheia de coisas inúteis.

Além dessa liberdade, você ainda pode economizar na compra de softwares livres. Por exemplo, você sabia que, para cada máquina que você tiver em casa, você precisa de uma cópia/licença diferente do Windows? Pois é, com o software livre, você pode usar a mesma cópia em várias máquinas. Vocês poderão ver no link acima que a economia do Governo Federal na aquisição de licenças foi a bagatela de 370 milhões de reais. Dá pra construir umas pontes e umas casinhas por ai com esse dinheiro.

Se quiser saber mais sobre esse assunto, entre no Portal do Software Livre do Governo Federal. Lá tem várias informações. Vamos usar software livre ao invés do pirata!!!

Até amanhã.

PS: Ah, eu não vi o jogo do Brasil não. Pra dizer a verdade eu vi os últimos 15 minutos. E pra variar, percebi que não tinha perdido muita coisa.

Um comentário:

Diga pra mim...