quarta-feira, 29 de abril de 2009

Capas...

Uma das coisas que mais se perderam com as "novas tecnologias" foram as capas de disco. Primeiro, com o advento do CD, que fez com que todas as capas se transformassem em miniaturas. Depois com o MP3, não é mais necessário um meio físico para ouvir música, e com isso as capas acabaram de vez.

É uma pena porque as capas, depois dos anos 60 principalmente, passaram a serem vistas como uma parte da obra. Antes, a capa era uma foto do artista simplesmente. Era usada para que a imagem do artista fosse gravada na mente daqueles que compravam discos. Além do mais, na época o single era a grande "menina dos olhos" das gravadoras, e quase nenhuma investia no formato "long play". Esse formato era usado para reunir todas as músicas do artista, algo como um "greatest hits" sem nenhuma lógica, e a capa estava lá simplezinha com uma foto estampada.
Principalmente depois dos Beatles, o LP e as capas passaram a ter maior relevância. Durante a fase "Yeah Yeah Yeah" as capas dos Beatles eram quase todas de fotos. Please Please Me, With the Beatles, até Rubber Soul era desse jeito. A partir de Revolver, observem como ficaram diferentes as capas. Destaco a capa de Sargent Pepper's Lonely Hearts Club Band, imitada até por Zé Ramalho, a do Álbum Branco por mostrar que poderia fazer algo simples genial, e a Abbey Road, com seus detalhes pra lá de significativos.

Depois dos Beatles, todo mundo passou a olhar a arte das capas com mais carinho. Vieram os álbuns duplos, os encartes duplos, as letras das músicas dentro da capa e principalmente a ideia de que o disco era uma obra completa tanto fisicamente como artisticamente. Nascia a ideia do disco conceitual, com todas as músicas interligadas entre si para fazer sentido ao ouvinte.

Como disse, depois do CD, as capas ficaram pequenas e perderam um pouco de sua magia. Mas a ideia de montar um disco ainda existia. Hoje, com MP3, isso não existe faz muitos anos. Parece que voltamos a era dos "singles", onde a obra é só uma música, não o disco completo. Exemplo clássico é a declaração de Thom Yorke, do Radiohead, dizendo que pensa em não gravar mais discos, e sim uma música aqui, outra acolá, e por em seu site para que as pessoas baixem.

Não é saudosismo, mas imagina você ir numa loja de discos procurar o novo disco de sua banda/cantor(a) favorito e encontrar uma bela capa. Ou então, imagina o que pensaram os fãs do Pink Floyd ao deparar com a capa do clássico "Dark Side of The Moon", que ilustra esse post por ser minha capa favorita na historia do rock? Com certeza a capa fazia parte do disco. Pena que não faz mais...

Paz, até a próxima....

Um comentário:

  1. eu sempre curti a arte dos encartes de cd! não cheguei a aproveitar a época do LP! A era do mp3 é boa, to ouvindo coisa q jamais seria possível se a gente ainda tivesse na época do cd! Mas toda parte física do música faz falta sim! hehehe

    ResponderExcluir

Diga pra mim...