terça-feira, 17 de março de 2009

Uai Sô!!!!

Acho que não existe um gênero musical mais massacrado que a música sertaneja. Eu, que sou um grande apreciador do gênero, tive que escutar diversas vezes que música sertaneja era música de corno, que as duplas só sabiam chorar, que goiano mata a mulher e faz uma dupla com o amante dela, que existiam formas "mais nobres" de mostrar o sofrimento por causa da traição da mulher amada, etc. São inúmeras as versões que as pessoas usam para denegrir tal ritmo. O que mais me impressiona é o fato de que todo mundo já teve um momento em que se sentiu "igual a um sabiá que quando canta é só tristeza desde o galho onde ele está", mas pouca gente admite.

O que pouca gente sabe é que o termo "música sertaneja" engloba um monte de ritmos, vindos dos mais diversos lugares do país. Um exemplo clássico que gosto de mostrar é a semelhança entre o forró com a música gauchesca. Se prestarem atenção, existem muito mais semelhanças do que diferenças entre Luiz Gonzaga e Teixeirinha.

Falo hoje da música sertaneja porque a Folha, em seu site, elegeu as melhores músicas sertanejas de todos os tempos. A lista é imensa, tem 75 canções e eu conheço muitas delas. Foi eleita "Tristeza do Jeca" na interpretação de Tonico e Tinoco, que não chega nem perto de ser a minha favorita da lista. Da lista das 75, minha favorita, disparado, é "Pé de Ipê", outra música da "Dupla Coração do Brasil".

Pra quem não sabe, o Jeca da música foi inspirado no famoso personagem de Monteiro Lobato do livro "Urupês" e interpretado magistralmente no cinema pelo saudoso Mazzaropi, de onde surgiu a famosa frase "Ele não é assim, ele está assim". Dizem que o Jeca foi criado para denunciar as péssimas condições que vivia o homem do campo no distante ano de 1918 (ano de publicação do livro). Curiosamente, já se passaram mais de 90 anos e a situação, parece, não mudou muito não.

Então, pergunto: você gosta de música sertaneja? Você concorda com a lista? Falta Leandro e Leonardo, Bruno e Marrone, Edson e Hudson, Victor e Leo? Deixe suas impressões nos comentários.

Abraços

4 comentários:

  1. Eca eca eca! Eu não gosto de música sertaneja não! Pelo menos não essas que se escuta hoje em dia, vai saber, se eu escutar alguma coisa menos comercial...
    E eu, gaúcha, acho que forró e musica gaúcha não tem nada a ver! Prefiro forró, embora não dance nada!
    E alem disso, acho que você tem que tocar no Forró Utópico desse ano e que a gente tem que marcar uma reunião pra ver o que vai rolar!
    E mais ainda, você escreve muito bem!!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto mesmo é do zezé di camargo e luciano. Ainda mais depois do filme os 2 filhos de francisco. Mas, na minha modesta opiniao, so gosta de musica sertaneja quem ama ou amou. Musica sertaneja é coisa do CORAÇAO mesmo! hahahaha! Mas, é serio... Victor e Leo sabe falar de amor!
    Valeu! Adeus!

    ResponderExcluir
  3. Ah que isso!! Todo mundo tem seu momento sertanejo!!!
    hehehe

    ResponderExcluir
  4. Como boa mineira, não poderia deixar de comentar sobre a música sertaneja, pois além de ter concordado com o que escreveu, também me incluo no rol de pessoas um tanto preconceituosas em relação ao gênero musical. Mas como na vida tudo dá voltas, hoje estudante de Direito em Reduto, nem se quisesse poderia ficar sem ouvir sertanejo, então acabei aceitando que é legal... e que é possível achar nas modas de viola, sons bacanas... e nos forrós um voar do espírito... "pra'queles q sabem dançar". Como Digo sempre, que sou mineira da roça... vc é meu maior informante do mundo. Quem te conhece sabe que tem a sua cara! Parece até carta aos leitores de uma revista de grande circulação!!! Gostei muiiitttooo!!! Bjão

    ResponderExcluir

Diga pra mim...