segunda-feira, 23 de março de 2009

Scream for me Brasília!!!!

Sexta-feira foi um dia histórico pra Brasília. Depois de anos reclamar que nossa cidade não recebe nenhuma banda internacional de qualidade (com raríssimas exceções), a maior banda de metal da história aterrissou seu avião gigantesco no aeroporto internacional JK com toneladas de equipamentos e um punhado de assistentes. Sim, Iron Maiden veio a Brasília.

Quando eu cheguei ao estádio, parecia que eu tinha ficado uns 15 anos mais novo. Como alguns sabem, eu era da legião do metal e lutava com todas as forças pela extinção da Micarecandanga, pela proibição do uso de cavaquinhos em qualquer gênero musical, atabaques e pandeiros seriam queimados no pátio do Colégio Leonardo da Vinci e todos os cantores que participavam desse "movimento" seriam condenados a prisão pérpetua até que se convertessem ao Deus Metal.

Acho que fiz bem ao "abrir meus ouvidos" para outras manifestações musicais. Depois de um tempo, percebi que os metaleiros GERALMENTE são bem mais conservadores e avesso a mudanças que qualquer outro tipo de segmento musical. Regueiros, axezeiros, pagodeiros, e outros "eiros" são muito mais receptivos que o povo do metal.

Pelo menos quando eu fazia parte deles... :)

Enfim, o Iron lançou o seu primeiro disco em 1980, coincidência ou não, no ano que eu nasci. Ou seja, eles já tem praticamente 30 anos de carreira. Teoricamente, Iron Maiden seria uma banda de "senhores" de 30 anos pra cima, mas o que se via eram garotos (e garotas, o metal agora é unissex!!) com idades que variam entre 13 a 18 anos, em sua maioria. Ou seja, muitos deles nem eram nascidos quando o Iron lançou seu 5º disco!!!

O show não foi diferente do que ocorreu nos shows anteriores no Brasil. Tocaram as mesmas músicas que tocaram em Manaus, RJ, SP e BH (aliás, tinha mais gente no Mineirinho vendo o show do Iron do que no Mineirão, no jogo das Marias, válido pela Libertadores). Tocaram os clássicos mais esperados, como 2 Minutes to Midnight, Aces High, Wrathchild, fechando com the Number of The Beast, The Evil That Men Do e Sanctuary.


Fui a outros 2 shows deles, um no Pacaembu (ainda com o gordinho Blaze Bailey) e outro no Rock in Rio 3. Esse show, calcado na fase clássica da banda, foi disparado o melhor. Apesar de ter um público menor (no RiR foi de 150mil pessoas) e um palco diminuído, esse show teve todos os detalhes pirotécnicos dos outros que eu fui, com direito ao Eddie futurista da capa de Somewhere in Time, de 1986. Se você não sabe qual Eddie é esse, é o que está segurando uma pistola no centro da segunda figura deste post.

Há de salientar que Bruce Dickinson, beirando os 50 anos, ainda dá um banho em muitos "vocalistas", tanto de empolgação (correndo de um lado para o outro no palco) como de alcance de voz. Além de excelente músico, joga esgrima de vez em quando (e ganha de todos os esgrimistas do Brasil) e pilota o avião do grupo (batizado como "Ed Force 1).

Em maio, dia 13 precisamente, haverá show de outro monstro do metal. O Black Sabbath, com a formação do disco Heaven and Hell (Dio, Tony Iommi, Geezer Butler e Vinny Apice) tocará no Nilson Nelson e eu estarei lá novamente.

A pergunta de hoje é: depois do Iron, qual show internacional que deveria tocar em Brasília? Vale tudo, desde Liza Minelli até o suposto show do U2 nos 50 anos de Brasília. Deixe sua sugestão nos comentários...

Ah, um abraço especial pro pessoal de Colatina-ES, que visita este blog regularmente!!!

3 comentários:

  1. Adorei o comentário sobre os metaleiros!
    E eu ficaria muito feliz se o strokes viessem tocar por aqui!

    Suzanna

    ResponderExcluir
  2. Hummm, eu acho que não tem nenhuma banda internacional que eu gostaria muuuuuuito de ver não, talvez a Amy Winehouse, se ela voltar a ser a pessoa "normal" que ela era antes do marido doidão dela... O primeiro disco que ela gravou é sensacional!
    Quero abraço especial também, afinal de contas, eu sempre comento aqui também!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Bom a banda q queria ver, acho impossível, mas vou deixar registrado.... Queria muito mas muito, ver os Stones aqui...de novo!!! Meio difícil.... mas tá registrado!!!

    ResponderExcluir

Diga pra mim...