terça-feira, 31 de março de 2009

Não verei o jogo da Seleção!!!

Isso mesmo!!! Decidi isso ontem, depois de ver o Linha de Passe da ESPN. Confesso que fui influenciado pelo jornalista que mais admiro, Juca Kfouri. Ele sempre fala que a Seleção, há muito tempo deixou de ser Seleção Brasileira, e sim Seleção da CBF e seus amigos. Há muito os jogadores convocados não são os melhores, mas aqueles "amigos" do técnico ou dos dirigentes.

Vejamos pela história. Há alguns anos, Luxemburgo era o melhor técnico do país. Foi pra seleção e foi descoberto um esquema que ele convocava aqueles jogadores que ele tinha alguma porcentagem. Exemplo: Evanílson, "craque" da lateral direita que hoje joga no América-MG, foi convocado por Luxemburgo e, estranhamente, dias depois foi vendido ao Parma da Itália (salvo engano). Luxemburgo caiu, entrou Leão, que saiu logo depois porque ouviu dos dirigentes da CBF que podia convocar uma seleção"Tipo B" para a disputa da Copa das Confederações e, como o Brasil ficou em 4º lugar, perdeu o cargo. Entrou Felipão, que entrou pedindo carta branca, e como o Brasil corria sérios riscos de ficar de fora da copa de 2002, a CBF aceitou. Meses depois, Brasil campeão, e na hora de renovar o contrato com Scolari, a carta branca já não era mais tão branca assim, e então Felipão foi pra Portugal.

Colocaram o grande Carlos Alberto Parreira pra ser o técnico novamente da seleção, junto com Zagallo. Pra resumir muito a história, eles tinham, na seleção, o melhor do mundo em 1997, 1988 e 2002 (Ronaldo Fenômeno), o melhor do mundo em 2005 (Ronaldinho Gaúcho) e aquele que seria o melhor do mundo em 2007 (Kaká), sem falar dos "coadjuvantes" (Adriano, Cafu, Roberto Carlos, etc) e, inexplicavelmente, não conseguiram fazer o time jogar.

Interessante observar que Parreira, mesmo vendo que Ronaldo estava gordo, Ronaldinho não jogava nada, Adriano estava mais a fim de beber uns goles de cerveja, e todo dia tinha festa na concentração, nada fez. Por que? Simples: vai deixar os queridinhos do chefe e da Rede Globo de fora do time? Nunca teve coragem de jogar pra cima do adversário, vai bater de frente com o manda-chuva? Claro que não, esses caras aí davam muito dinheiro para a CBF. E o resultado? França 1x0, e aquela palhaçada que vimos na Copa de 2006.

Todo mundo falava que, depois da Copa da Alemanha, precisavamos de uma renovação. Colocaram o Dunga, mesmo ele nunca tendo dirigido time nenhum em toda sua vida. Enfim, Dunga começou a convocar jogadores que, teoricamente, não mereciam estar na Seleção. Elano, Afonso Alves, Josué, Mineiro, entre MUITOS outros. Depois de muita pressão, resolveu convocar de volta Kaká e Ronaldinho Gaúcho, além de outros remanescentes da Copa. O resultado? Brasil em 4º lugar nas eliminatórias, parecido com o que ocorria em 2002. A diferença era que, na época, tínhamos técnico.

Pra mim, a melhor seleção de todos os tempos era a da Copa de 1982. Perdeu porque o esporte é assim, uns ganham, outros perdem, mas essa seleção é mais lembrada que a Seleção de 1994, por exemplo. Ali, apesar das teimosias do Telê (que insistiu em Waldir Peres e Serginho Chulapa), esse time deu show e foi uma pena não ter ganhado aquela Copa.

Se fizermos uma comparação rápida, veremos que em 1982, o time era formado, basicamente pelos melhores jogadores da HISTÓRIA de seus times. Exemplo: Luizinho, melhor zagueiro da história do Galo. Júnior, melhor lateral esquerdo do Flamengo (e era destro!!!). Zico e Sócrates, melhores jogadores da história de Corinthians e Flamengo. Mas, na seleção do Dunga, só entra jogador que joga na Europa. Mesmo que ele jogue no Letônia...

Na boa, alguém entende por que Hernandes e Ramires estão fora da Seleção, enquanto que Gilberto Silva e Josué são CONSTANTEMENTE convocados? Por que Ronaldinho é titular sendo que está claro que ele não tem vontade nenhuma de jogar? Nilmar fazendo golaço pelo Inter e Robinho não jogando nada, nem na seleção nem no Manchester City?

Então, decidi. Enquanto Dunga for técnico, o bom futebol brasileiro vai continuar sendo esquecido, e teremos que ver sempre os mesmos jogadores sem vontade jogando na seleção. Então, vou fazer outras coisas. Só abrirei exceção se o Brasil for pra Copa. Mas com esse futebolzinho que eles tão jogando, é capaz de nem na Copa ter jogo do Brasil.

Até amanhã...

Um comentário:

  1. Comentários pertinentes mas cuidado para não se tornar um saudosista! ;)

    Beijos,
    Suzanna

    ResponderExcluir

Diga pra mim...