segunda-feira, 30 de março de 2009

Há muito tempo atrás...

Juro que eu não queria transformar esse blog num blog "sério". Queria falar da vida cotidiana, das coisas que acontecem no país, mas a cada vez que eu abro os jornais, entro no orkut, visito meus blogs preferidos, eu lembro que não dá pra deixar passar em branco alguns acontecimentos.


Esses dias pra trás foi lembrado que fazem 45 anos que o Golpe de 1964 aconteceu. Depois desse dia, o país mergulhou numa ditadura que durou 20 anos que cassou direitos individuais, censurou imprensa, perseguiu opositores e torturou e matou algumas dezenas de milhares de pessoas.

Como já disse, olho outros blogs e debato no orkut sobre diversos assuntos, mas, acho eu, que a ditadura militar é o meu assunto favorito. Digo isso porque, ultimamente, temos visto uma infinidade de pessoas questionando a "severidade" da ditadura no país. Inclusive, um grande jornal paulista publicou que a ditadura foi, na verdade, uma "ditabranda", comparada com outras ditaduras da América Latina.

Esse acontecimento especificamente me fez perceber que realmente os críticos tem razão ao dizer que brasileiro não tem memória. Como o teto de vidro dos dias atuais é o governo Lula, todos os setores conservadores do país tentam de todas as maneiras descredibilizar a esquerda brasileira. A consequência disso é que, agora, tudo que vem da esquerda é comunista e comunista come criancinhas.

A vontade de derrubar todo e qualquer conceito de esquerda resultou numa estratégia extremamente perigosa. Como a esquerda virou a vilã dos dias atuais, muitos jovens acham que o golpe de 64 foi benéfica para o Brasil porque "nos livrou da ameaça comunista".

Isso beira ao ridículo. E o mais incrivel é que se esquecem das consequências que viriam depois, como o AI-5 e a bomba no RioCentro. Mas tudo é válido para acabar com a ameaça comunista.

Acho que ainda ninguém percebeu que o país precisa de união para resolver seus problemas, mas parece que o esporte preferido do brasileiro não é o futebol, mas sim atrapalhar os prórpios brasileiros. Aqueles que viveram aquele período tem horror só de lembrar, porém os ditos jovens brasileiros interessados em política só querem saber de derrubar quem está no poder, sem importar que está lá.

Se esquecem que, para colocarmos Lula como presidente, tivemos que aguentar Sarney por 5 anos, Collor por uns 2, Itamar por outros 2, FHC por 8 anos. Ou seja, de governos ruins estamos cheios, mas que só com isso fortalecemos a democracia no país, que mesmo após 24 anos de fim de ditadura, ela ainda está impressa na máquina estatal brasileira.

Será que se esquecem que durante a ditadura seria impossível a atuação da PF prendendo principalmente banqueiros e políticos. Que juízes tinham sempre a "preferência" de dar parecer sempre favorável aos simpatizantes da ditadura. Que a lei era sempre em favor dos "amigos" dos militares.

Será que ninguém mais se lembra disso? Nem por curiosidade?

Aí fica difícil de mudar o país...

Comentem amigos, comentem...

2 comentários:

  1. Em um país em que um dos que apoiaram a ditadura volta ao cenário político e vira presidente do Senado e um presidente que sofreu processo de impeachment volta como senador anos mais tarde o povo não pode ter memória mesmo.

    Suzanna

    ResponderExcluir
  2. Sensacional este post!

    ResponderExcluir

Diga pra mim...