quinta-feira, 26 de março de 2009

E o salário, ó...

Depois que eu achei a ferramenta "Reader" do Google no meu Gmail, passei a acompanhar diversos sites de diferentes áreas. Antes, por exemplo, eu entrava somente no Kibe Loco, agora tem o Jacare Banguela, o Ocioso, entre vários outros. Para não procurar somente blogs de humor, eu fui atrás de outros, de esportes, de política, de música, etc.

Mudando um pouco o foco, aqui em Brasília é claro e notório que quem trabalha no serviço público trabalha MUITO menos do que em qualquer outra área do serviço privado. Geralmente, eu vou enfatizar o GERALMENTE, a galera do serviço público chega e sai do trabalho num horário já definido, QUASE não faz hora extra, tem vários benefícios como plano de saúde e coisas assim. Ou seja, mesmo a chamada "ralé" do serviço público está numa situação bem melhor que seus pares no serviço privado.

Voltando aos blogs que citei anteriormente, li em um deles que o governo Lula lançou um programa de moradia principalmente para as classes mais carentes, denominado de "Minha casa, Minha Vida". Esse pacote visa construir algo em torno de um milhão de casas com um custo de R$34 bilhões, mais ou menos. O Brasil possui um déficit habitacional de 7,6milhões de moradias, segundo um desses blogs que eu citei.

Mas o mais legal não é isso. Previsto pra acontecer entre 2008 e 2012, o aumento do salários do funcionalismo público civil e militar vai custar ao governo a bagatela de R$ 175,5 bilhões!!!!! Ou seja, 5 vezes mais que o plano de moradia!!! Ou seja, com os recursos que serão usados para aumentar o salário de muitos funcionários que simplesmente batem o cartão e desaparecem no órgão público sem deixar vestígio, daria para QUINTUPLICAR a meta de construção de casas no novo programa de habitação.

Não estou dizendo que o funcionalismo público não merece aumento, porque merece, afinal vejo diariamente o pessoal daqui da UnB trabalhar por um salário pífio, enquanto que tribunais e câmaras legislativas trabalham MUITO MENOS e ganham MUITO MAIS. A desigualdade no Brasil é tanta que a mesma classe sofre com salários e benefícios diferenciados. Bibliotecários sabem bem como funciona uma biblioteca do Executivo e outra no judiciário.


A questão é a seguinte: O que seria mais importante? Pagar aumento a pessoas que, por causa da lei 8112/1990, estão estabilizadas em seus empregos e estão nem um pouco preocupadas com o serviço que realizam, ou usar esses mesmo dinheiro para ajudar uma porção de pessoas que não tem nem casa pra morar? E outra, será que o aumento vai beneficiar os setores mais carentes do serviço público, como os professores e médicos, ou vai pra pagar mais privilégios para juízes e deputados?

Comente amigos, comentem.

2 comentários:

  1. Acho importante pagar aumento de salario para alguns funcionários públicos, como professores, agentes de saúde e médicos, esses profissionais deve ser tão ou mais valorizados que os outros servidores. Quanto a juízes e deputados, acho que o salario deles deveria passar por uma revisão, ganhar o que merecem, não salários super valorizados.

    O google reader é o máximo!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. O funcionalismo público desse país é uma palhaçada! É tudo que eu tenho a dizer sobre...
    Não conheço o google reader! Vou procurar =)

    beijos,
    Suzanna

    ResponderExcluir

Diga pra mim...