terça-feira, 24 de março de 2009

Bota na conta do Papa!

Acabo de ler, no portal G1, que o secretário de Segurança do RJ, José Mariano Beltrame, afirma que a culpa dos problemas que traficantes causam na "Cidade Maravilhosa" é dos usuários de drogas. Segundo o secretário, os traficantes compram o armamento pesado que usam nas batalhas contra a Polícia através da venda de drogas, principalmente para usuários da Zona Sul carioca. Não acho que o secretário esteja errado. Essa discussão, inclusive, lembra os questionamentos do grande Wagner Moura na pele do Capitão Nascimento no excelente filme "Tropa de Elite".

Tudo que sei nessa discussão se baseia nas minhas observações e experiências com amigos e colegas. Todos nós conhecemos pessoas que se meteram com drogas. Umas conseguiram sair, outras não conseguiram e outras mais afirmam que vão sair quando quiserem. No meio de tudo isso, existem aqueles que se aproveitam da "fissura" das pessoas para vender sempre algo "melhor e mais forte".

Enfim, a discussão é exatamente essa. Será que a culpa é SOMENTE dos usuários? Quem mais tem culpa nessa discussão?

Acho que o maior problema não é exatamente dos usuários. Existem muitos outros que causam a violência no país, e as drogas são apenas uma parte. Estava lendo um livro sobre o Renato Russo que ele contava como ele foi preso certa vez. Segundo esse livro ("Renato Russo de A a Z", procurem, é bem interessante), um rapaz da "turma rival" provocou e Renato, para "selar a paz", ofereceu loló para ele, mas na hora apareceu um policial e o prendeu por porte de drogas. Mas o mais legal é que pegou o loló da mão de Renato e entregou para o outro rapaz, que ficou cheirando na frente do "delinguente". Renato não podia, mas o amigo pode? Essa situação me lembra a máxima do nem um pouco saudoso ACM, que afirmava que "para os amigos tudo, para os inimigos a lei".

Ou seja, num país onde uns são mais iguais que os outros, podemos definir de quem realmente é a culpa? Do usuários que financiam o tráfico ou dos governantes que se preocupam mais em possuir privilégios a resolver os problemas?

O assunto é complexo, então, deixem suas impressões nos comentários.

Abraços

3 comentários:

  1. Tema polemico! Acho que a culpa não é só dos usuários, mas se não houvesse procura, a demanda seria bem menor, os traficantes ganhariam bem menos dinheiro e certamente arrumariam outro ramo pra "trabalhar". No Rio, o problema é estrutural, a cidade cresceu desordenadamente e agora é muito difícil "arrumar a bagunça" que está la a anos.
    Falta muita vontade politica, no país todo, é muito melhor para os atuais governantes ter o povo burro e incapaz de fazer boas escolhas do que investir em educação, segurança e saúde sabendo que num país justo, eles não tem futuro.
    Enfim... escrevi demais de novo... =p

    ResponderExcluir
  2. bota na conta do papa!! hehehe!!

    sem digressões sociais e filosóficas, o tráfico só sobrevive porque tem quem compre. daí a analisar quem veio primeiro, se o ovo ou a galinha, deixo para os sociologos, representantes de ONGs, etc, que nunca foram pra rua combater o tráfico...

    ResponderExcluir
  3. Quem dirige uma casa são os pais.
    Quando os pais são picaretas como é o caso do nosso governo que só se preocupa em arrecadar e não
    em voltar todo esse dinheiro em benefícios
    para seus filhos ....dá nisso aí
    Um país totalmente desorganizado.
    Organizado para os que tem amiguinhos lá e para os que tem possam triplicar...

    ResponderExcluir

Diga pra mim...