quinta-feira, 29 de abril de 2010

[FUTEBOL] Que Jogaço!!

A super quarta-feira do futebol foi simplesmente sensacional. Começou com o jogaço entre Barcelona e Inter de Milão, e terminou com a boa vitória do Galo em cima do Santos.


De tarde, agradeci aos céus por ter ESPN Brasil e não precisar de ouvir Galvão Bueno narrando com todo o seu ufanismo barato o jogo da Liga dos Campeões da Europa, hoje chamada de UEFA Champions League.  Começa com o espetáculo da torcida catalã que esgotou quase toda a capacidade do Estádio Camp Nou, algo em torno de 99mil ingressos (e você ai ficando impressionado com 60mil no Maracanã hein?). Foi o TÍPICO jogo de ataque contra defesa. O Barça atacou o jogo INTEIRO, ainda mais depois da expulsão de Thiago Motta. Com um a mais, o massacre catalão não se transformou em gols. Só aos 38min do segundo tempo, quando Piqué resolveu ser atacante e fez UM GOLAÇO (clique aqui para ver). Uma pena, pois o futebol arte novamente foi superado pelo futebol força. José Mourinho, técnico da Inter, tirou todos os meias e atacantes e fechou o time, e segurou o resultado. Agora, é Bayern e Inter em Madrid, jogo único, daqui uns dias. Aposto em decisão por penaltis.

À noite, enquanto Brasília via o jogo do Flamengo, os que admiram o bom futebol tomaram a decisão correta ao assistir a outro JOGAÇO de bola, que foi Galo e Santos, num Mineirão lotado mais uma vez. Com dois minutos, Tardelli, em noite inspiradíssima, abriu o placar. Mas é IMPRESSIONANTE como o time do Santos joga fácil. Tem um excelente entrosamento e joga com muita velocidade. O interessante é que a estrela Robinho pouco produziu, apesar do gol (muito mais por falha da zaga, na minha opinião), e percebe-se que o tal PH Ganso JOGA PRA CARAMBA!!! O "pofexô" Luxemburgo tentou conter o meia santista e até conseguiu, mas pecou por colocar Renan Oliveira no lugar de Fabiano, que estava bem e Renan entrou completamente sonolento. tardelli fez 3, lembrou o artilheiro do ano passado, e deixou o Galo com boa vantagem, mas Edu Dracena fez o segundo gol santista (fazendo falta emWerley, que o juiz não marcou). Agora é ir na Vila Belmiro e aguentar a pressão (veja aqui os gols). O "pofexô" conhece bem. Ano passado o Galo meteu (coincidência) 3x2 de virada. Ou seja, tem tudo pra ser outro jogaço de bola.

Pois é, havia muito que a quarta-feira não era tão divertida...

quarta-feira, 28 de abril de 2010

[MÚSICA] Dica musical do dia: Los Fabulosos Cadillacs

Conheci essa banda quando fiz uma viagem para Buenos Aires, vi um outdoor gigantesco na principal rua da cidade (9 de julho) anunciando um show desses caras, fiquei curioso! No mesmo dia tinha vários clipes deles passando na TV, vi alguns e curti. Boa banda de ska e ao que parece já está na estrada a muito tempo.

Los Fabulosos Cadillacs, nome grande pra uma banda grande, nada mais justo. Ska da melhor qualidade feito em espanhol, o que é muito bom porque é possível entender quase tudo o que eles cantam. A banda tem um naipe de metais muito bem arranjados, o que na minha opinião é o diferencial deles. O vocalista é uma figuraça e o resto da banda faz o café com leite. O resultado final é muito bom, não deixem de ouvir mais essa dica diretamente do país do hermanos! Até quarta que vem!

Aquele abraço
Filipe

terça-feira, 27 de abril de 2010

[FUTEBOL] Pintou o Campeão?

Nestes momentos de escassez, devemos sempre abrir mão de alguma coisa. Neste último fim de semana, eu tive um concurso e não consegui ver o jogo do Galo. Inteiro né? Porque eu fiz com atenção, mas chegou uma hora que eu percebi que o jogo tinha começado, aí decidi deixar pra lá. Detalhe, foi o meu melhor concurso até agora. Devia ter final de campeonato com o Galo sempre então...

Cheguei poucos minutos antes do gol do Tardelli, artilheiro que agora só faz gol de pênalti. Que pra mim foi o pênalti mais infantil do campeonato. Douglas, o bom goleiro do Ipatinga, parecia juvenil quando derrubou Correa. O Galo empatou e fechou o primeiro tempo desperdiçando INÚMERAS chances de gol. Falei pro compadre do meu lado que esses gols iriam fazer falta. Parecia que eu estava errado quando Muriqui fez um golaço, limpando a jogada e batendo quase que da marca do pênalti. Mas como a bola parada é o tormento do time atleticano, o Ipatinga empatou numa cobrança de falta quase idêntica ao escanteio que originou o primeiro gol. Mas ai Muriqui, em tarde inspirada, fez o gol da vitória, escorando um chute do veterano Júnior (veja os gols clicando aqui).

Coisas a serem consideradas. Ricardinho fez sua MELHOR partida com a camisa do Galo, digna de seus tempos de futebol paulista. Aranha fez duas defesas dignas pra entrar pra história do Atlético. O "Pofexô" Luxemburgo continua fazendo as mesmas substituições. Parece que são previsíveis. E o Galo parece que pos uma mão na taça. Agora vem o Santos, melhor time da atualidade. Como será que o "pofexô" escalará seu time contra os "Meninos da Vila", que ele conheceu tão bem? Quinta-feira teremos a resposta...

domingo, 25 de abril de 2010

[ESPORTE] A primeira corrida

Um amigo certa vez me ligou perguntando se eu não estava afim de participar de uma corrida. Nem deu muitos detalhes, só falou que seria a noite, dia 24 de abril, na Esplanada dos Ministérios, local dos mais belos de Brasília, mas chefiado por gente não tão bela assim. No início nem me empolguei porque perder um sábado a noite não é das coisas mais legais (como se meus sábados fossem muito movimentados). Como eu costumo dar minhas corridinhas regularmente, aceitei o desafio, mesmo não achando necessário fazer uma preparação especial para o evento. Só tentei continuar sendo disciplinado para não fazer muito feio durante a prova.

Vários dias se passaram, até chegar a semana da prova. Tudo corria bem quando resolvi levar minha sobrinha para ver a Parada Disney na Esplanada, durante as comemorações do aniversário de Brasília. Chegando lá, debaixo de um Sol de uns 40graus, a tal parada demorou mais que o normal e o calor me fez pedir uma água gelada, que estava gelada demais, que deve ter dado alguma reação estranha em mim por causa da mudança brusca de temperatura, que me fez ficar com febre por dois dias seguidos. Ou seja, o tempo que eu deveria estar usando para melhorar técnica e fisicamente, usei tomando remédios pra acabar com a tal febre.

Mas, como já me falaram que corrida vicia, quando eu melhorei um pouquinho, coloquei o meu tênis novo (a compra do ano, até agora) e dei uma corridinha. O que aconteceu? Piorei e muito. Voltei pros remédios, perdi aula e o escambau. Acordei tarde, mas um pouco melhor. Ainda com um pouco de dor de cabeça, eu percebi que tinha melhorado e... resolvi dar uma caminhada. Piorei de novo. Mas como é burro, você deve estar pensando, caro leitor. Sim, concordo, só que dessa vez não piorei tanto. Acordei disposto e fui pra festa de um amigo só pra dar um "Parabéns". Chegando lá, fui desafiado para uma partida de basquete. Só que eu tava de chinelos, e não de tênis. Ou seja, joguei descalço. Ou seja, criei duas bolhas em cada pé faltando pouco mais de 5horas para a prova. Sim, leitor, pode dar zero pra mim.

Voltei pra casa, coloquei uns 10 curativos em cada bolha, calcei o tênis e fui pra prova. Chegando lá, peguei o tal do chip, coloquei no tênis, fiz o alongamento e fui pro meu lugar. Interessante que eles dividiram os corredores por tempos, ou seja, separaram os melhores dos piores para não atrapalhar e tal. Só que foi meio mal organizado, e acabaram todos se misturando. Quando a corrida começou, a galera menos preparada saiu em polvorosa mas perdeu logo o fôlego, ficando pra trás e atrapalhando os bombados que corriam em disparada. Pelo menos, quando você passava por uma galera que estava caminhando servia de estímulo pra continuar a correr.

Quem nunca me viu correndo deve achar que eu  estou morrendo nos primeiros minutos. Sabe-se lá porque eu demoro pra pegar o ritmo. Chegou ao ponto de uma mulher virar pra mim e dizer: "Você tá bem? Parece cansado". Detalhe, não tinha 500m de prova. Enfim, continuei no ritmo, e quando eu cheguei na descida do Supremo, eu e todos os que estavam ao meu lado tiveram a mesma reação: todos ficaram maravilhados com O TANTO DE GENTE que corria a mesma prova. Queria ter uma câmera na hora para registrar o momento, que só existe na mente de quem viu.

Na virada dos 3km, perto da barraquinha de água, vi os primeiros colocados da corrida de 10km passando do meu lado. Na hora eu pensei alto: "CA#$@%&O!!! MAS JÁ???" Ai o corredor do meu lado: "Po eles fazem 1km em 2,5min, quer o que?" Juro que não entendi o cálculo (nao sei se era esse mesmo, na verdade), mas continuei correndo até o final com isso na cabeça. Quando vi a placa de 4km e olhei no relógio, eu vi que estava indo bem. Tinha um pouco mais de 32min. Apertei o passo para tentar fazer em 35min a prova inteira. Mas que burro, você pensou de novo, caro leitor. E foi uma idiotice mesmo, porque ninguém em sã consciência pensaria em completar 1km em 3min. Mas ai continuei até o final e quando passei pela chegada, olhei pro relógio e vi: 37'22"89. Meu tempo de primeira corrida. Minha primeira meta a ser cumprida nessa nova jornada. 

Dia 19 parece que tem outra. Quem anima?

domingo, 18 de abril de 2010

[FUTEBOL] A Diferença

Como dizia Tião Carreiro, o Mestre, existem dois tipos de música: a feia e a bonita. Fazendo uma analogia, podemos dizer que no futebol, existem dois tipos de jogo: um chato e outro emocionante. E neste fim de semana, aconteceram dois jogos que podemos enquadrar nessas duas definições.

Em BH, jogando contra um time do interior e mesmo assim sendo o visitante (vai entender esses regulamentos), o Galo mostrou uma apatia invejável que há muito não se via no Mineirão. Como parece ser regra, o "pofexô" resolveu ousar e colocou o Galo em campo com 3 zagueiros, inclusive com o esquecido paraguaio Benitez, que desde ano passado não figurava entre os titulares. Muriqui saiu, e Renan Oliveira, sempre ele, foi deslocado para o ataque. Mas o jogo mal havia começado e nos fez lembrar daqueles tempos que o futebol brasileiro era motivo de (mais) piada. O Democrata, mandante do jogo, veio com seu uniforme número 1, que era igual ao uniforme 2 do Galo. O jogo atrasou para a troca de camisas. E o Galo jogou com seu uniforme 1 (como mandante) e o Democrata com o seu uniforme 2 (como visitante). Entenderam? pois é, vai ser confuso assim lá em Sete Lagoas...

Com a bola rolando, o Galo jogou com regulamento debaixo do braço, mas de forma periogosa, já que com 1x0 quem se classificava era o Democrata. O jogo foi morno, tendendo a ser frio, com o Galo administrando e o Democrata tentando mas não conseguindo cehgar com perigo. O Galo até colocou duas bolas na trave do Democrata, mas tirando isso, nada de muito perigo. No segundo tempo, com Muriqui no lugar de (adivinhem!!) Renan Oliveira, o jogo continuou morto e caminhou lentamente para o seu final. Vale destacar que ou o "pofexô" está tão previsível que ontem fez as MESMAS substituições. Como que vamos ser campeões assim?

Em compensação, vi há pouco um JOGAÇO. Roma e Lazio é daqueles jogos que ultrapassam as linhas do campo. Os dois times, literalmente, dividem no meio a cidade de Roma. Segundo Silvio Lancelotti, na transmissão da ESPN, a Roma tem uma ligeira vantagem no número de torcedores na cidade. Mas o interessante desse jogo foi a emoção e a vontade de vencer que ambos os times mostraram durante a partida. A Lazio saiu na frente com Rocchi tocando na saída do goleiro Júlio Sérgio (será ele aquele ex-goleiro do Santos??). No começo do segundo tempo, a Lazio teve a chance de ampliar, mas Floccari perdeu o penalti, que animou o time da Roma. De penalti (extremamente bem batido), Vucinic empatou e virou logo depois com um golaço de falta (veja aqui os gols). Com isso, a Roma está na liderança faltando 4 rodadas para terminar o campeonato, e a Lazio ainda corre riso de rebaixamento. No fim, os jogadores tentaram resolver suas diferenças na pancada, porque perder um clássico não é uma das coisas agradáveis.

Fim de semana cheio de bons jogos. Além desses, vi Arsenal x Wigan (com o Wigan vencendo de virada com um gol aos 45 do segundo tempo), Borussia Dortmund x Hoffenheim, todos bons jogos. Ou seja, preciso sair de casa e praticar mais esportes, hehehehehe...

sexta-feira, 16 de abril de 2010

[FUTEBOL] O Leão Foi Domado...

Dizem que, com a derrota da CBF na eleição do Clube dos 13, os jogos nos horários das 21:50 estão com os dias contados. Ou não. Em se tratando dos clubes brasileiros, tudo é possível. Só pra lembrar, uns anos atrás os mesmos "clubes independentes" começaram a negociar com o SBT, porém as negociações só serviram para aumentar o contrato com a Globo. E ainda tem a tal taça das bolinhas, que, depois de mais de 20 anos, ainda causa rebuliço. Para mim, deviam dar logo para o Flamengo, já que todos sabem qual foi o campeão de 1987 (além de uma gratificaçao pro juiz, por ter ajudado naquela semifinal contra o Galo, mas isso é outra história).

Quarta-feira, nesse horário maldoso das 21:50, o Galo jogou contra o Sport no Mineirão pela Copa do Brasil. Para variar, a NET com sua grade de programação, passou todos os jogos dos times do Eixo e não passou o jogo do Galo. Essas operadoras, sejam de telefone ou de tv a cabo, já perderam as estribeiras. Nem quando eu ameaço cancelar a assinatura eles me tratam direito. Mas enfim, como o jogo não passou, só ouvi pelo rádio. E pareceu que no primeiro tempo só deu Galo. Mas algo acontecia sempre: quando Renan Oliveira tocava na bola, ou o time parava ou o Sport tomava a bola. Não demorou para o "pofexô" Luxemburgo tirá-lo no primeiro tempo mesmo. Renan lembra muito o Alex, ex-Palmeiras que está na Turquia, porque "dorme" em campo. Some do jogo nas horas mais necessárias. Marques entrou em seu lugar e mostrou que a técnica continua refinada. Mas o destaque do jogo não foi um atacante.

Fabiano, quando chegou ao Galo vindo indicado por Emerson Leão, foi logo emprestado para, curiosamente, o Sport. Não acompanhei sua passagem por lá, mas dizem que não foi lá essas coisas. Mas, ao voltar pro Galo esse ano, o volante/meia simplesmente é o artilheiro do time, deixando Tardelli para trás. Outro destaque também é Júnior. O pentacampeão ainda joga muita bola. Tanto que fez o cruzamento que resultou no gol da vitória de cabeça de Fabiano (clique aqui para ver). Resultado justo, porém perigoso. O Lão foi domado no Mineirão, mas será em Recife?

Outro destaque desse jogo foi o zagueiro Werley, que está retomando a posição que perdeu para o paraguaio Cáceres. Do jeito que está jogando, perdeu a passagem para ir a Copa com  a seleção do Paraguai. O jovem atleticano tem muito valor e Luxemburgo sabe disso. Com o tempo o time do Galo está se acertando, mas mesmo assim ainda não é tão confiável. Será que é possível sonhar com a Libertadores?

quarta-feira, 14 de abril de 2010

[MÚSICA] Dica musical do dia: Malni

Som de um dos remanescentes da melhor banda brasileira de todos os tempos: Noção de Nada. Malni era baixista do Noção e já faz um tempo começou um trabalho solo muito interessante que vale a pena conhecer. Diretamente do Rio de Janeiro, vocês vão perceber pelo sotaque, Malni faz um som que custumam rotular por ai de indie, bom ser for indie de independente, o rótulo faz algum sentido.

Guitarra um pouco distorcida, bateria e baixo bem simples, fazendo bem o papel da cozinha. Gostei muito da canção 'Sem nome II' onde é possível perceber a versatilidade desse power trio que manda um blues misturado com jazz, com uma gaita e um trompete bem legal ao fundo, vale a pena ouvir essa música! Malni está se soltando bem nos vocais e as letras são muito bem escritas. Boa audição para todos!

Até quarta que vem!
Abraços

Filipe

domingo, 11 de abril de 2010

[FUTEBOL] Dois Tempos, Duas medidas

Tem coisa que só acontece com o Galo. Se fossemos enumerar cada uma das coisas inacreditáveis que já passaram pela Sede de Lourdes o texto ficaria do tamanho de uma bíblia. E hoje quase que uma dessas coisas inacreditáveis dignas de se escrever em livros aconteceram.

Primeiro tempo, Galo em cima, tentando jogar em velocidade mas sempre esbarrando quando a bola chegava em Ricardinho. Eu até agora tento entender o porque de ser assim. Eu não lembro se era a mesma coisa quando ele atuava no Corinthians e no Santos. O time simplesmente para e o adversário se arruma, ficando mais difícil de chegar ao gol. Enfim, mesmo assim, o Galo ainda chegava com perigo, tanto que logo aos 15minutos, Tardelli desencantou e inaugurou o placar, depois de uma bela jogada de Muriqui. Dez minutos depois, foi a fez de Renan Oliveira acordar e marcar um golaço. Com 2x0 ainda no primeiro tempo e com o Galo em cima, parecia que o jogo logo se transformaria em goleada, ainda mais quando o próprio Muriqui perdeu um gol inacreditável, depois de linda jogada de Tardelli.

Segundo tempo, o Galo achava que estava goleando, ou que faria o gol quando quisesse. Assim, o Democrata veio pra cima e o Atlético ficou acuado. Aranha mais uma vez deu susto na massa, dando rebote em bolas fáceis. Interessante observar que os comentaristas do jogo falavam constantemente que o Democrata chutava de qualquer jeito porque sabiam que o goleiro atleticano não passava confiança. O Galo tem 4 goleiros, mas nenhum deles é confiável. Aranha, Carini, Renan Ribeiro (que nem testado foi ainda) e agora Marcelo, recém chegado do Bahia. Fora os Juvenis. Não é possível que não exista alguém realmente bom na posição que possa jogar no Galo. Mas enfim, Democrata pressionou, descontou numa falha clamorosa da defesa. Ficou pressionando o Atlético, que ficava nos contra ataques, e até teve uma chance que Ricardinho (sempre ele) desperdiçou. O jogo terminou para alívio da Massa, que tem que lotar o Mineirão no próximo jogo (clique aqui para ver os gols).

No fim, o Galo reverteu a vantagem, mas ficou aquela sensação de que o time pode sucumbir a qualquer momento se pegar um adversário mais forte. Ou seja, com um jogo ganho, deu a impressão que deixaríamos o adversário empatar (como aconteceu contra o América) ou virar, coisa que aconteceu em vários outros jogos. E o adversário mais forte não atende pelo nome de Democrata né? Hoje descobri que o Galo não ganha de um time fora da Série C desde o ano passado. Perdeu de um de Série A e empatou com dois de Série B. Ainda não sei porque, mas desconfio que ou o time ou o "pofexô" não são tão bons assim...

quinta-feira, 8 de abril de 2010

[FUTEBOL] O Que Está Acontecendo?

No outro post (clique aqui para relembrar), falei que Atlético e América já foi o clássico das multidões. Isso em tempos de Mineirão liberado, já que o Axé Brasil é mais importante que o Campeonato Mineiro. Por causa disso, o clássico foi jogado em Ipatinga, às 19:30 por causa da televisão. Como isso já virou corriqueiro e não tem jeito de mudar os horários dos jogos (pelo menos por enquanto), Minas viu o jogo do  Uberaba, que foi derrotado por aquele outro time e não confirmou seu favoritismo. Agora vão ficar sem jogar por uns 6 meses, já que o calendário brasileiro só deixa os times grandes com agenda cheia. Os pequenos que se danem...

Mas enfim, o clássico começou morno. O América atacava, mas sem grande perigo. O Galo parecia jogar pelo empate, o que para esse humilde comentarista é abominável. Está mais que provado que quem joga pra empatar perde e exemplos não faltam. Depois do empate em 3x3 no primeiro jogo, onde o Galo mostrou poder de reação depois de sair perdendo por 2x0 e virar a partida, apesar de que depois tomou o empate., o "pofexô" Luxemburgo mudou o time e resolveu arrumar a zaga entrando com 3 zagueiros e com Júnior na lateral, no lugar de Leandro. No meio do primeiro tempo, Cáceres saiu contundido e minutos depois foi a vez de Coelho. Dizem as más línguas que o "pofexô" usa caixa de areia na preparação física, o que é considerado hoje extremamente ultrapassado. Coincidência ou não, o Galo sofre com muitas contusões musculares nesta temporada, coisa que não sofria ano passado.

Como disse, o América era melhor, e chegou até a colocar uma bola na trave no primeiro tempo, que terminou 0x0. No segundo, logo no início, o Zé Luis escorou escanteio cobrado por Júnior e abriu o placar. O Coelho já jogava com um a menos, depois que Preto recebeu segundo cartão amarelo. Mesmo assim, continuava levando mais perigo ao gol atleticano, dando trabalho a Aranha, que a cada intervenção fazia a torcida do Galo ficar com mais medo. Está na hora do Galo trocar de goleiro DE NOVO! Depois de melhorar UM POUCO e até colocar uma bola na trave, Carlos Alberto fez 2x0, dando a falsa impressão que o jogo estava liquidado. Porém, Joãozinho descontou e Danilo, que parece já está acertado com o outro time (Abre o olho Kalil!!!) empatou nos descontos (veja os gols aqui). Se tivesse mais 10 minutos de jogo, eu apostaria que o Coelho virava o jogo. Ficou claro que o time relaxou no fim. Os próprios jogadores assumiram depois do fim. O problema é que eles esqueceram que jogavam contra um time de 2ª divisão. Imagina se jogarem assim durante o Brasileirão 2010? O que está acontecendo afinal? O que falta afinal? Responde aí "pofexô"...

Parece birra, mas não é. Repito o que disse antes. Renan Oliveira foi sonolento e Tardelli esqueceu os gols em 2009. Detalhe que o artilheiro reclamou das cobranças dos torcedores no seu twitter oficial. Ele esqueceu que a cobrança ia aumentar porque não é qualquer um que é artilheiro do Brasil. E mais um detalhe interessante. Tudo indica que na semifinal do Mineiro, Galo vai ser mandante no Ipatingão e visitante no Mineirão. Tudo por causa do Axé Brasil e do estádio do Democrata, que não comporta as 10mil pessoas previstas no regulamento. O que não entendo é porque precisa de mais capacidade na reta final depois de jogar todo o campeonato num estádio só. Vai entender a cabeça desses dirigentes...

PS: Só mais uma nota, para matar um pouco a saudade. Sabem quando eu fui buscar o Dino em BH? No fim de semana da volta do Galo a primeira divisão, em 2006. Não posso deixar passar esse detalhe nesse momento. Afinal, ele era atleticano como eu... :)

quarta-feira, 7 de abril de 2010

[MÚSICA] Dica musical do dia: Thom Yorke

Quem é vivo sempre aparece! Desculpe o sumisso pessoal, muita ralação esses tempos. Primeiro queria responder ao comentário do colega Paulo que perguntou se o Cordel do Fogo Encantado havia acabado. Sim, eles deixaram uma nota no site oficial falando sobre assunto mas não vou poder reproduzir a nota porque o site deles já está fora do ar, uma pena.

Bom, vamos ao que interessa! O artista de hoje é o gênio Thom Yorke. Vocês devem conhecer ele como frontman do Radiohead. Mas ele tembém tem uma carreira solo, lançou apenas um CD até hoje, que é sensacional diga-se de passagem, chamado The Eraser.

É um som muito experimental, assim como o atual Radiohead. A diferença está no uso excessivo de recursos tecnológicos, muitos sons eletrônicos, combinados com pianos cheio de efeitos e de vez enquando alguma corda. Yorke dá muita ênfase nas batidas e na sua voz muito melódica, o que quebra um pouco a monotonia da repetição das batidas. Para ouvir algumas canções desse cara, que na minha opinião é um dos gênios da música contemporânea, é só visitar o myspace dele e boa audição!

Até quarta que vem e aquele abraço!
Filipe

[AMIZADE] O Adeus

Um dia, sem mais nem menos, minha irmã, que na época morava em BH, liga aqui em casa e diz uma historinha das mais tristes. "Gente, tem um cachorrinho sem um olhinho lá no Pet Shop da Donna, pega ele pra voces!!" Alguns dias depois aterrizava em nossa casa um animalzinho que foi rejeitado por diversos outros lares e, sabe-se lá porque, foi aceito aqui em casa. Isso aconteceu há 4 anos, mais ou menos. Um monte de gente não entendia porque da gente adotar um cãozinho sem olho, vira-lata, rejeitado e velhinho, ainda por cima. Pois é, o que pra muita gente era defeito, para mim acabou virando qualidade.

O Dino veio pra cá com pouquíssimas informações. A gente só sabia que ele era um vira-lata cuja ex-dona o havia deixado na rua após ele ter sido atacado por um pitbull, que teria entre 6 a 8 anos (mais tarde, o veterinário afirmou que ele poderia ter já uns 12) e só. Por causa disso ele ficou sem um olhinho e quase morreu. E por causa desse defeito, ninguém queria adotá-lo. Perderam uma chance de ouro de ter no seu convívio um cachorrinho tão bacana como era o Dino.

Sabe aquela frase cliche "quanto mais conheço os homens, mais gosto do meu cachorro?" Eu achava essa frase uma tremenda baboseira até o dia que o Dino veio aqui pra casa. Jamais vi um ser tão leal como ele. Gostava muito de cada um de nós, tanto que toda vez que a gente chegava em casa ele vinha nos receber. Dava uns latidos, meio que avisando que estávamos chegando, balançava o rabinho pra nós e pedia pra gente passar a mão na barriguinha dele. Quando a gente começava a almoçar, ele sentava do nosso lado e pedia, somente com um olhar, um pedacinho do que quer que fosse. Dava uma "rodadinha"para agradecer o presente. Mas se ele não gostasse, deixava de lado e pedia mais uma vez. Quando eu ainda comia carne, dei pra ele muitos pedaços de bife, picanha, frango. Conto nos dedos as vezes que ele comeu a ração que a gente deixava. Diversas vezes ele chegava do meu lado e deitava, ficava lá fazendo companhia. Nos últimos tempos, ele dormia do lado da nossa cama. Quando a gente assistia tv ou ficava no computador, ele deitava e ficava lá, olhando pra gente e esperando por um carinho qualquer. Não pedia muito, só isso mesmo...

De um ano pra cá, o Dino mudou muito. Ele pegou a chamada Doença do Carrapato (que eu não sei dizer muito bem o que seria essa doença), e ficou muito debilitado. Já não comia direito, já não brincava como antes, já não atendia a porta. Durante meses levamos quase que semanalmente o Dino no veterinário, e ele sempre dizia que não tinha muito o que fazer. Era esperar chegar a hora dele, que podia ser naquele instante ou demorar muitos anos. Ficamos nos preparando para isso, mas todos sabemos que quando a hora chega, nunca estamos preparados.

E a hora chegou. Hoje, o Dino nos deixou. Se eu estivesse falando para crianças, eu diria que ele foi pro "Céu dos Cachorros". Foi lá se divertir com seus pares. Vai me fazer muita falta aqui. É cliche demais falar que ele era um membro da nossa família, porque era mesmo. Quando a gente saía, meus pais sempre falavam que tinham que voltar cedo porque o Dino estava sozinho. Era uma forma de agradecer a lealdade que o Dino sempre nos proporcionou. Não importava o motivo, ele sempre estava ao nosso lado. Até na hora de partir, Dino estava deitado do meu lado no sofá, enquanto eu assistia tv, como de costume. Uma cena chocante para alguns, para mim inclusive, mas passadas algumas horas, eu encaro de outra forma. Não tinha outro jeito do Dino se despedir de nós, a não ser estando ao nosso lado. Tive o privilégio de ser o "escolhido" dele. Não posso estar mais agradecido.

Quem tem/teve um cãozinho entende meus pensamentos. Sabe que por mais que eles fossem apenas "um cachorro", entende que eles são bem mais que isso. São companheiros, amigos. Que nos fazem tão bem somente por estarem próximos de nós. Quem tem/teve entende minha tristeza. E talvez por isso tenha lido este texto até o fim.

Dino, voce vai fazer muita falta pra mim. Muita mesmo. Adeus "Meu Cachorro, Meu Cachorrinho, Meu Cachorro Mais Maluco"...

terça-feira, 6 de abril de 2010

[FUTEBOL] Agora é o Mata-Mata

Nesse último fim de semana começaram os jogos das quartas de final do campeonato mineiro. A surpresa foi o empate do Uberaba dentro do Mineirão, no sábado. Se tudo der certo, Uberaba estará nas semi-finais do campeonato. Já no domingo de páscoa, Atlético e América jogaram o chamado "clássico das multidões", multidão essa que não aparece desde os primórdios do futebol. Aliás, sempre achei que os americanos deveriam ficar com raiva da parte azul bebê de BH pois foram eles que tiraram os torcedores do América. Mas enfim, o clássico do domingo foi daqueles de tirarem o fôlego.

Logo no início, o América abriu o placar. Pouco depois, ampliou, dando a impressão que o jogo estaria liquidado logo no primeiro tempo. Mas ai, sabe-se lá como, Fabiano resolveu aparecer e deixar sua marca. Três vezes (clique aqui para ver os gols da partida). Grande candidato ao cargo de artilheiro do time, já que Tardelli está sofrendo com a falta de gols e Obina está fora por 3 meses. O genro do "pofexô" está se mostrando um volante moderno, daqueles que marcam e ajudam o time no ataque. Para a surpresa da massa, Fabiano está com lugar cativo no time, deixando Correa e Ricardinho no banco. Aliás, vale ressaltar que Ricardinho ainda não mostrou serviço. Futebol tem de sobra, mas ainda não conseguiu emplacar no Galo o futebol que o consagrou em Corinthians e no Santos.

Com a já conhecida raça atleticana, o Galo virou um jogo que estava praticamente perdido, mas aí sofremos de novo com o maior problema atleticano nos últimos tempos. Os goleiros do Galo não passam confiança alguma. Aranha já devia estar com os dias contados na Cidade do Galo mas é inexplicável porque ainda está como titular. Carini sofreu uma providencial contusão que o tirou do time há um bom tempo, e a diretoria ainda contrata Marcelo, ex-Bahia, enquanto que o titular da seleção sub-20 Renan Ribeiro está esperando sua chance que parece cada vez mais distante.

De resto, Renan Oliveira voltou a ser meio "morno" durante o jogo. Como já disse, Obina fica fora por três meses por causa de uma entrada desleal que não serviu nem para cartão amarelo ao agressor. Como punição, o juiz do jogo contra a Chapecoense está suspenso. Infelizmente, agora não dá mais, perdemos o artilheiro. O jeito é torcer para que Tardelli desencante ou Fabiano continue salvando o Galo.

Quarta-feira tem jogo no Ipatingão, já que no Mineirão vai ter Axé Brasil...

domingo, 4 de abril de 2010

[FÓRMULA 1]Tarde sem água em Sepang

Pois é, para quem esperava uma corrida parecida com o treino de sábado, com pilotos e equipes loucos sem saber direito que estratégia usar, como eu, acabou assistindo uma corrida sem uma gotinha de chuva sequer. Mesmo sem chuva, a corrida prometia, já que graças a lambança que as equipes Ferrari e a McLaren e seus pilotos (não dá para por a culpa só nas equipes como o Galvão faz, piloto tem sua parcela de responsabilidade também oras, o próprio Massa admitiu isso após o treino) fizeram no treino de sábado, esperando para ver se o tempo melhorava e tirando qualquer chance de se classificar para o Q2, Massa, Alondo, Hamiltone Button largaram atrás de uma Lotus e de uma Virgin, lá atrás. Ou seja, para a corrida, os quatro piltos largariam para uma corrida de recuperação, o que sempre é interessante quando temos quatro pilotos de ponta largando lá do fundo.

A corrida foi bem legal, cheia de boas disputas por posição. A largada foi limpa, Vettel largou muito bem, pulou para ponta, Kubica também, ganhou duas posições, ficando em quarto, Rosberg pernaneceu na terceira posição e Sutil com sua Force India, que já deixou os tempos de menor equipe do grid para trás, como evoluiu esse carro, perdeu uma posição e ficou em quinto. A partir daí, esses cinco carros mal apareceram na transmissão, porque não ouve diputa alguma lá na frente. Ao contrário lá do pelotão de trás.


Vettel e Webber dividiram a primeira curva lado a lado

Lá atrás, Hamilton foi quem largou melhor, saiu em 20º e chegou na zona de pontuação antes da décima volta. Massa também largou muito bem, mas empacou atrás da STR do Alguersuari, que fez também uma ótima corrida, com uma bela ultrapassagem em cima de Petrov, que por sua vez segurou muito bem Hamilton, deu um X no campeão do mundo quando foi ultrapassado, muito bom. Mas depois acabou sendo ultrapassado para valer aí Hamilton zigue-zagueou na frente no russo, impedindo ele de pegar o vácuo para dar outro troco, acabou que Hamilton, mesmo com a manobra ilegal, levou só uma advertência.

E Schumacher? O retorno não está sendo fácil. Ele sempre foi um piloto talentoso, mas esse ano, nem a sorte tem ajudado o alemão, que perdeu uma porca da roda, ele não conseguia mais controlar o carro e acabou abandonando a corrida na 11ª volta.

Mas voltando as Ferrari, Massa só conseguiu ultrapassar o espanhol da STR quando ele foi fazer seu pit stop. Aliás, essa foi a estratégia tanto de Ferrari quanto de McLaren, no caso com Hamilton, largar de pneu duro, segurar o máximo que pudesse e colocar os pneus macios, mais rápidos, só no fim, quando todos os outros piltos estivessesm de pneus duros. Button que fez algo diferente, tentou a mesma jogada do GP da Austrália, adiantando sua parada, mas dessa vez não deu certo. Depois dos pits, Hamilton em sexto, Button, sétimo, Massa, oitavo e Alonso nono. Foi aí que deu para perceber que não foi a melhor estratégia a que Button escolheu, pois Massa de pneus novos e macios, estava muito mais rápido do que ele e não demorou para se aproximar e ultrapassa-lo. Porém, Massa não conseguiu chegar em Hamilton e acabou a corrida mesmo em sétimo, assim como Hamilton, que não conseguiu ultrapassar Sutil, terminou em sexto mesmo.

A disputa agora era entre Button e Alonso, Abrindo um parêntese aqui, que corrida fez o Alonso, que quebrou o câmbio na volta de apresentação e fez toda a corrida tendo que se adaptar a cada curva e quase termina a corrida numa oitava posição, o que só não ocorreu, porque o motor Ferrari foi para o espaço a duas voltas do fim, para alívio de Button.

Menção honrosa aos pilotos brasileiros Lucas di Grassi e Bruno Senna que finalmente terminaram uma corrida em 14º e 16º respectivamente, um feito com essas "porcarias de carros" como disse Barrichello, que ficou na largada, fez uma corrida apagada e terminou apena na 12º posição. Depois a corrida, em tom de brincadeira claro, mas que acabou pegando meio mal com o patrão né?

Outro destaque positivo foi Robert Kubica, que largou em sexto, ganhou duas posições e lá ficou até o fim da corrida sem ser incomodado por Sutil. Acho que no fim feliz mente estava errada a sobre a Renault, que deve ter seus méritos nessa história, deu uma melhorada, já que Petrov também aprontou durante o GP para cima de uma McLaren. Mas com certeza, se não fosse o grande piloto no cockpit, não teria os resultados que obteve esse ano.

Enfim, Vettel venceu uma corrida finalmente esse ano, era para ter vencido as duas primeiras também. Esse carro da Red Bull, quando não quebra é o masi rápido do grid. O melhor piloto, com o melhor carro, se não tiver os imprevistos das duas primeiras etapas, dá Vettel fácil esse ano, e vai ser merecido, para mim e muitos aqui quem lêem esse blog e acompanham a Fórmula 1. Os dez primeiros ao fim da corrida: Vettel, Webber, Rosberg, Kubica, Sutil, Hamilton, Massa, Button, Alguersuari e Hulkenberg.


A festa no pódio

Com o abandono de Alonso Massa assumui a ponta do campeonato, mesmo sem ter ganho uma corrida. O campeonato ficou assim: Massa, 39, Alonso e Vettel com 37, Button e Rosberg com 35, Hamilton, com 31 pontos e Kubica com 30. Ainda acho que a Red Bull é o carro a ser batido, mas o campeonato está só no início e pelo jeito ele promete. A próxima etapa também será de madrugada, lá na China, no circuito de Xangai, dia 18 de abril. Veremos o que rola por lá.